5 caminhadas históricas de tomba-gigantes da Taça de Portugal

- Advertisement -

Depois de finda a pausa para as seleções, as competições nacionais retomam a sua atividade. Em semana de Taça de Portugal, recordamos cinco caminhadas históricas de tomba-gigantes nesta competição.

1.

SCU Torreense (1998/1999) – Na época 1998/1999 o SCU Torreense disputava a II Divisão B (que hoje equivale à Liga 3). Entrou em competição na segunda eliminatória diante o CD Torres Novas, tendo vencendo por 3-2.

Na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a equipa de Torres Vedras mediu forças com o SC Lusitânia dos Açores, tendo levado a melhor por 2-1.

Nas três eliminatórias seguintes defrontou sempre equipas da Primeira Liga. Eliminou o GD Chaves na quarta eliminatória (2-0) e eliminou o FC Porto na quinta eliminatória (1-0), em pleno Estádio das Antas. Acabou por ser eliminado pelo Vitória FC nos quartos de final, mas apenas no jogo de repetição. O primeiro terminou com empate a zero, tendo depois acabado por perder por 3-0.

2.

Leixões SC (2001/2002) – Carlos Carvalhal era o treinador desta equipa do Leixões SC na época 2001/2002. Na época encontravam-se na II Divisão B, tendo até terminado em segundo lugar.

Mas foi na Taça de Portugal que o marco foi maior. A equipa de Leixões conseguiu o feito de atingir a final do Jamor, mesmo sendo de um escalão inferior.

A caminhada começou contra o Pevidém SC, tendo terminado em vitória por 0-1. Na terceira eliminatória, teve como adversário o GD Chaves (Segunda Liga), tendo levado a melhor por 1-0, após prolongamento. Na eliminatória seguinte, foi vez de medir forças com o Varzim SC, tendo o primeiro jogo acabado empatado a duas bolas. O jogo teve de se repetir, tendo o Lixões SC levado a melhor por 3-1. Era a primeira equipa da Primeira liga que os leixonenses deixavam para trás.

Na quinta eliminatória, o adversário foi o Moreirense FC (Segunda Liga). Foi já no prolongamento que o Leixões SC garantiu a vitória por 2-1 e carimbou a passagem aos quartos de final.

O Portimonense SC (Segunda Liga) ficou pelo caminho após derrota por 3-1, tendo o Leixões avançado para as meias-finais, onde, em pleno Estádio Municipal 1º de Maio, venceram categoricamente o SC Braga.

A final do Jamor disputou-se no dia 12 de maio de 2002, contra o Sporting CP. A vitória acabou por cair para os leões, com golo de Mário Jardel.

É de enaltecer a campanha feito pelos comandados de Carlos Carvalhal, tendo em conta que eram uma equipa da “terceira” divisão.

3.

Atlético CP (2006/2007) – Esta talvez seja a campanha menos espetacular das presentes neste artigo. A disputar a segunda divisão, a equipa da Tapadinha iniciou a caminhada na Taça de Portugal frente ao FC Serpa, num jogo que terminou com vitória por 5-0. Na terceira eliminatória, foi vez de ultrapassar o SCU Torreense, tendo o Atlético CP ganho nas grandes penalidades, após igualdade a uma bola.

Chegada a quarta eliminatória, era dia de ir jogar ao Estádio do Dragão, frente ao FC Porto. Surpreendentemente, os lisboetas carimbaram a passagem à quinta eliminatória, tendo vencido por 0-1.

Na quinta eliminatória, mediram forças com o CD Santa Clara (Segunda Liga), onde, uma vez mais, levaram a melhor por 1-0.

Chegados os oitavos de final, o Atlético CP mediu forças com a Académica OAF, acabando por ser eliminado nesta fase da competição.

4.

Académica OAF (2011/2012) – Esta época foi muito especial para os “estudantes”, tendo sido o ano em que venceram o seu último troféu.

A Académica OAF disputou a final da Taça de Portugal no dia 20 de maio de 2012, frente ao Sporting CP. Mas já lá vamos.

A equipa de Coimbra entrou em competição frente ao Clube Oriental de Lisboa, tendo vencido por 1-0.

Na quarta eliminatória foi onde aconteceu o primeiro tomba-gigantes frente ao FC Porto, numa vitória categórica por 3-0.

Os oitavos de final foram disputados frente ao Leixões SC, tendo garantido a passagem aos quartos de final apenas no prolongamento.

Nesta fase da prova, enfrentaram e venceram o CD Aves por 3-2.

As meias-finais jogaram-se a duas mãos, frente à UD Oliveirense. O primeiro jogo acabou com vitória para a Académica OAF por 1-0. O segundo jogo terminou empatado a duas bolas.

A final do Jamor ficou então marcada por um golo de Marinho aos quatro minutos de jogo, garantido a segunda Taça de Portugal para o palmarés dos “estudantes”.

Esta vitória garantiu a presença na Liga Europa no ano seguinte.

5.

Caldas SC (2017/2018) – O caso mais recente de tomba-gigantes é o Caldas SC na época 2017/2018. Nesta temporada encontrava-se a disputar o Campeonato de Portugal.

A primeira eliminatória pôs o clube das Caldas da Rainha frente a frente com o SC Lourinhanense. O Caldas SC acabou por vencer por 2-0, tendo avançado para a segunda eliminatória, onde venceu o Clube Olímpico do Montijo por 1-0.

Prosseguindo para a terceira eliminatória, enfrentaram o CF Cesarense e venceram, novamente, por 1-2.

Na quarta eliminatória começou a tomar gigantes. Nesta fase da prova enfrentou e venceu o FC Arouca, da Segunda Liga, nas grandes penalidades, após empate no tempo regulamentar.

Nos oitavos de final, o Caldas SC enfrentou a histórica Académica OAF, tendo vencido novamente nas grandes penalidades. Com esta vitória, marcou presença nos quartos de final, onde venceu o SC Farense já no prolongamento.

Nas meias-finais, enfrentou o CD Aves (Primeira Liga), equipa que viria a vencer a prova. Na primeira mão, o Caldas SC perdeu por 1-0 e na segunda acabou por perder no prolongamento por 2-1.

Sem dúvida alguma de que foi uma caminhada histórica para o clube e para as gentes das Caldas da Rainha.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City desperdiça vantagem de dois golos e empata no terreno do Tottenham

Tottenham e Manchester City empataram a duas bolas num encontro da 24.ª jornada da Premier League. Dominic Solanke apontou um bis com um golo de calcanhar.

Negócio fechado: Nápoles assegura empréstimo com opção de compra de Alisson Santos

Alisson Santos será emprestado ao Nápoles até ao final da temporada, com uma cláusula de opção de compra de 15 milhões de euros.

Álvaro Pacheco na antevisão ao Casa Pia x FC Porto: «Temos a oportunidade de conseguir a primeira vitória em casa»

Álvaro Pacheco marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Casa Pia x FC Porto. O técnico referiu que a equipa está motivada para alcançar o triunfo.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente vence Famalicão por 5-0 na 20ª jornada da Primeira Liga

O Gil Vicente venceu o Famalicão por 5-0 na 20.ª jornada da Primeira Liga. Vitória gorda da equipa da casa.

AC Milan fecha contratação de mais um avançado por 30 milhões de euros

O AC Milan garantiu a contratação de Jean-Philippe Mateta. Avançado do Crystal Palace já faz exames médicos pelos rossoneri.

Portugal está nas meias-finais do Europeu de Futsal após golear a Bélgica

Portugal está entre as quatro seleções restantes no Europeu de Futsal, depois da goleada por 8-2 frente à Bélgica nos quartos-de-final.