5 caminhadas históricas de tomba-gigantes da Taça de Portugal

Depois de finda a pausa para as seleções, as competições nacionais retomam a sua atividade. Em semana de Taça de Portugal, recordamos cinco caminhadas históricas de tomba-gigantes nesta competição.

1.

SCU Torreense (1998/1999) – Na época 1998/1999 o SCU Torreense disputava a II Divisão B (que hoje equivale à Liga 3). Entrou em competição na segunda eliminatória diante o CD Torres Novas, tendo vencendo por 3-2.

Na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a equipa de Torres Vedras mediu forças com o SC Lusitânia dos Açores, tendo levado a melhor por 2-1.

Nas três eliminatórias seguintes defrontou sempre equipas da Primeira Liga. Eliminou o GD Chaves na quarta eliminatória (2-0) e eliminou o FC Porto na quinta eliminatória (1-0), em pleno Estádio das Antas. Acabou por ser eliminado pelo Vitória FC nos quartos de final, mas apenas no jogo de repetição. O primeiro terminou com empate a zero, tendo depois acabado por perder por 3-0.

2.

Leixões SC (2001/2002) – Carlos Carvalhal era o treinador desta equipa do Leixões SC na época 2001/2002. Na época encontravam-se na II Divisão B, tendo até terminado em segundo lugar.

Mas foi na Taça de Portugal que o marco foi maior. A equipa de Leixões conseguiu o feito de atingir a final do Jamor, mesmo sendo de um escalão inferior.

A caminhada começou contra o Pevidém SC, tendo terminado em vitória por 0-1. Na terceira eliminatória, teve como adversário o GD Chaves (Segunda Liga), tendo levado a melhor por 1-0, após prolongamento. Na eliminatória seguinte, foi vez de medir forças com o Varzim SC, tendo o primeiro jogo acabado empatado a duas bolas. O jogo teve de se repetir, tendo o Lixões SC levado a melhor por 3-1. Era a primeira equipa da Primeira liga que os leixonenses deixavam para trás.

Na quinta eliminatória, o adversário foi o Moreirense FC (Segunda Liga). Foi já no prolongamento que o Leixões SC garantiu a vitória por 2-1 e carimbou a passagem aos quartos de final.

O Portimonense SC (Segunda Liga) ficou pelo caminho após derrota por 3-1, tendo o Leixões avançado para as meias-finais, onde, em pleno Estádio Municipal 1º de Maio, venceram categoricamente o SC Braga.

A final do Jamor disputou-se no dia 12 de maio de 2002, contra o Sporting CP. A vitória acabou por cair para os leões, com golo de Mário Jardel.

É de enaltecer a campanha feito pelos comandados de Carlos Carvalhal, tendo em conta que eram uma equipa da “terceira” divisão.

3.

Atlético CP (2006/2007) – Esta talvez seja a campanha menos espetacular das presentes neste artigo. A disputar a segunda divisão, a equipa da Tapadinha iniciou a caminhada na Taça de Portugal frente ao FC Serpa, num jogo que terminou com vitória por 5-0. Na terceira eliminatória, foi vez de ultrapassar o SCU Torreense, tendo o Atlético CP ganho nas grandes penalidades, após igualdade a uma bola.

Chegada a quarta eliminatória, era dia de ir jogar ao Estádio do Dragão, frente ao FC Porto. Surpreendentemente, os lisboetas carimbaram a passagem à quinta eliminatória, tendo vencido por 0-1.

Na quinta eliminatória, mediram forças com o CD Santa Clara (Segunda Liga), onde, uma vez mais, levaram a melhor por 1-0.

Chegados os oitavos de final, o Atlético CP mediu forças com a Académica OAF, acabando por ser eliminado nesta fase da competição.

4.

Académica OAF (2011/2012) – Esta época foi muito especial para os “estudantes”, tendo sido o ano em que venceram o seu último troféu.

A Académica OAF disputou a final da Taça de Portugal no dia 20 de maio de 2012, frente ao Sporting CP. Mas já lá vamos.

A equipa de Coimbra entrou em competição frente ao Clube Oriental de Lisboa, tendo vencido por 1-0.

Na quarta eliminatória foi onde aconteceu o primeiro tomba-gigantes frente ao FC Porto, numa vitória categórica por 3-0.

Os oitavos de final foram disputados frente ao Leixões SC, tendo garantido a passagem aos quartos de final apenas no prolongamento.

Nesta fase da prova, enfrentaram e venceram o CD Aves por 3-2.

As meias-finais jogaram-se a duas mãos, frente à UD Oliveirense. O primeiro jogo acabou com vitória para a Académica OAF por 1-0. O segundo jogo terminou empatado a duas bolas.

A final do Jamor ficou então marcada por um golo de Marinho aos quatro minutos de jogo, garantido a segunda Taça de Portugal para o palmarés dos “estudantes”.

Esta vitória garantiu a presença na Liga Europa no ano seguinte.

5.

Caldas SC (2017/2018) – O caso mais recente de tomba-gigantes é o Caldas SC na época 2017/2018. Nesta temporada encontrava-se a disputar o Campeonato de Portugal.

A primeira eliminatória pôs o clube das Caldas da Rainha frente a frente com o SC Lourinhanense. O Caldas SC acabou por vencer por 2-0, tendo avançado para a segunda eliminatória, onde venceu o Clube Olímpico do Montijo por 1-0.

Prosseguindo para a terceira eliminatória, enfrentaram o CF Cesarense e venceram, novamente, por 1-2.

Na quarta eliminatória começou a tomar gigantes. Nesta fase da prova enfrentou e venceu o FC Arouca, da Segunda Liga, nas grandes penalidades, após empate no tempo regulamentar.

Nos oitavos de final, o Caldas SC enfrentou a histórica Académica OAF, tendo vencido novamente nas grandes penalidades. Com esta vitória, marcou presença nos quartos de final, onde venceu o SC Farense já no prolongamento.

Nas meias-finais, enfrentou o CD Aves (Primeira Liga), equipa que viria a vencer a prova. Na primeira mão, o Caldas SC perdeu por 1-0 e na segunda acabou por perder no prolongamento por 2-1.

Sem dúvida alguma de que foi uma caminhada histórica para o clube e para as gentes das Caldas da Rainha.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique guiou PSG à 1ª Champions League na história: «Havia demasiada pressão em torno de uma cidade que ainda não tinha ganho a...

Luis Enrique analisou a vitória do PSG na final da Champions League, conta o Inter Milão, num encontro que se realizou este sábado.

Benfica vence Braga no primeiro jogo da meia final da Liga de Futsal

O Benfica foi ao Minho vencer o Braga por cinco bolas a zero, no primeiro jogo da meia final da Liga de Futsal.

Simone Inzaghi e descalabro na final da Champions League: «Não apaga o que fizemos»

Simone Inzaghi analisou a vitória do PSG na final da Champions League, conta o Inter Milão, num encontro que se realizou este sábado.

Gonçalo Ramos: «Estamos a tentar perceber como se festeja um momento destes»

Jogador já reagiu à conquista do PSG na final da Champions League, depois de ter batido o Inter Milão na noite deste sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

1ª edição da “nova” Champions League terminou com vitória do 15º classificado, o PSG, na fase de Liga

O PSG terminou a fase de liga no 15.º lugar, ainda em janeiro. Quatro meses depois, os parisienses são campeões.

Do FC Porto para Vitinha e do Spoting para Nuno Mendes: as mensagens aos vencedores da Champions League pelo PSG.

O FC Porto e o Sporting já reagiram à conquista do PSG na final da Champions League, depois de ter batido o Inter Milão na noite deste sábado.

O momento histórico em que os jogadores do PSG ergueram o troféu da Champions League

O PSG é campeão da Champions League pela primeira vez na história. Jogadores ergueram o troféu.