“Vamos ver” quem vai rebentar quem | FC Porto x Sporting CP

    Taça de Portugal, final: domingo, 26 de maio de 2024, 17h15.

    A ANTEVISÃO: O LEÃO QUER COZINHAR UMA DOBRADINHA À MODA DO PORTO NA MATA DO JAMOR. A EQUIPA DA INVICTA, À PROCURA DE SALVAR A ÉPOCA, VAI FAZER TUDO PARA NÃO DAR A RECEITA

    “A final não é apenas para ganhar, é para rebentar com eles”. Se um clássico entre FC Porto e Sporting já não precisa de ingredientes extra para ser escaldante, esta declaração que Frederico Varandas proferiu num jantar privado da equipa e que foi tornada pública, veio apimentar ainda mais a final da Taça de Portugal deste ano. O presidente do Sporting quis puxar dos galões de campeão nacional para motivar os seus jogadores, mas esse efeito parece ter chegado também à cidade Invicta, e a formação azul e branca vai entrar ainda mais determinada no Estádio Nacional para fazer Frederico Varandas engolir o que disse.

    Depois de um fraco desempenho no campeonato e na Taça da Liga, e uma prestação razoável Liga dos Campeões, o FC Porto joga hoje a sua última cartada na Taça de Portugal para fazer esquecer uma época conturbada e aquém das expetativas, mas também para dedicar o troféu a Pinto da Costa, que vai fazer o seu último jogo como presidente da SAD portista. É o mínimo que se pede a esta equipa, que faça aquilo que não fez em muitas partidas esta temporada, jogar um futebol vistoso e atrativo. Sérgio Conceição tem praticamente o seu conjunto na máxima força, à exceção de Pepe (Zaidu e Marcano já não entram nas contas de Conceição há muito tempo), que tem estado a recuperar de uma lesão no tendão de aquiles, mas que ainda não está totalmente apto, e a sua ausência da final só ontem é que foi confirmada. Fábio Cardoso deverá assim ocupar o lugar do internacional português no eixo da defesa. Espera-se uma entrada forte dos dragões, mas também cautelosa, pois sabem que do outro lado vão ter pela frente um adversário com a moral em alta. O treinador azul e branco deverá apostar no esquema habitual 4-2-3-1, com Francisco Conceição e Galeno mais colados às faixas, e podem ser eles a desequilibrar a partir os flancos. Sérgio Conceição espera contar também com a veia goleadora de Evanilson (24 golos) para levar o “caneco” para o norte do país, até porque que é provável que este possa ser o seu último momento de glória enquanto treinador do FC Porto.

    Sporting CP Jogadores Taça de Portugal
    Fonte: Bola na Rede

    Já o Sporting está num modo completamente diferente do FC porto e vive um grande momento de euforia com a conquista do título, e quer ainda juntar a festa de campeão nacional ao troféu da prova rainha do futebol português. A última dobradinha foi há 22 anos e na cabeça de todos esse feito pode voltar hoje a repetir-se. Rúben Amorim sabe que a sua equipa respira confiança por todos os lados, mas o excesso de confiança por vezes pode ser prejudicial. O técnico verde e branco tem apenas dois jogadores indisponíveis, e logo por azar, são os guarda-redes mais utilizados. Antonio Adán e Franco Israel estão lesionados, e é Diogo Pinto, de apenas 19 anos, quem vai ter a desafiadora missão de fechar a sete chaves a baliza leonina. De resto, será o onze que ao longo desta época tem praticado um futebol de elevada qualidade, e que tem sido implacável no ataque como há muitos anos não se via, com o trio Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Gyokeres a serem os principais responsáveis pela máquina de golos que o Sporting se tornou. Rúben Amorim usa a mesma tática (3-4-3) desde que chegou a Alvalade em 2020, e isso tem dado os seus frutos, já com dois campeonatos conquistados.

    Estão então lançados os dados para o que se espera que seja um grande espectáculo neste mítico palco. Antes do início do desafio, e como sempre acontece, A Portuguesa vai fazer-se ouvir bem alto no Jamor, e nesse momento, haverá uma comunhão perfeita entre o futebol e a nossa pátria. Depois, é deixar os artistas defenderem cada um o seu emblema até à última gota de suor. Vão estar em campo duas grandes equipas, dois grandes treinadores, e esperemos que os adeptos de ambos os clubes se comportem à altura desta grande festa do futebol nacional, pois há sempre alguém que gosta de beber uns copos a mais nos habituais piqueniques que se fazem nas imediações do estádio. FC Porto ou Sporting, quem vai rebentar com quem nesta final da Taça de Portugal? Vamos ver (e não, não deixei cair nenhum microfone).

    O árbitro da partida será Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. FC Porto e Sporting já se defrontaram 42 vezes para a Taça de Portugal. 16 vitórias para os dragões e 13 triunfos para o clube de Alvalade.
    2. Nesses 42 jogos, o emblema azul e branco marcou 59 golos e os leões 54.
    3. A última vez que se defrontaram numa final da Taça de Portugal foi em 2019. Vitória do Sporting no desempate por grandes penalidades.
    4. O resultado mais comum entre os dois conjuntos em todas as competições é o 2-1, a favor do FC Porto, e já se verificou por 15 ocasiões.
    5. A maior vitória do FC Porto sobre o Sporting aconteceu na época 1935/1936, para o campeonato. 10-1 foi o resultado. Na temporada seguinte, e também para o campeonato, foi o Sporting que conseguiu a maior goleada frente aos dragões, ao vencer por 9-1.
    6. O Sporting tem apenas uma derrota nas últimas 23 partidas.
    7. Os azuis e brancos têm menos quatro golos sofridos que os leões em toda a época, num total de 44.
    8. A formação orientada por Rúben Amorim já marcou 140 golos em 53 jogos durante esta temporada, o que dá uma média de 2,64 golos por desafio.
    9. O FC Porto é o detentor da prova rainha do futebol português, troféu que já conquistou por 19 ocasiões.
    10. O Sporting quer alcançar a 18.ª Taça de Portugal e a sétima dobradinha da sua história, o que já não acontece desde 2002.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Wenderson Galeno (FC Porto) – Galeno foi decisivo no último encontro frente ao Braga, ele que marcou o golo solitário com que o FC Porto selou o terceiro lugar no campeonato, e pode ser também uma peça chave nesta final. O extremo esquerdo brasileiro de 26 anos é bastante rápido e possui um forte de remate de meia distância. Já marcou 16 golos e fez 12 assistências, o que o coloca entre um dos melhores jogadores dos dragões esta época.

    Viktor Gyokeres Sporting x FC Porto
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Viktor Gyokeres (Sporting CP) – O FC Porto ainda deve estar a ter pesadelos por causa deste homem, que em pouco mais de dois minutos evitou uma derrota quase certa do Sporting no Estádio do Dragão, no último confronto entre os dois emblemas. Começa já a ser difícil arranjar mais adjectivos para qualificar o melhor jogador da Liga, e segurá-lo para a próxima época não vai ser uma tarefa nada fácil para Frederico Varandas. Esta pérola que veio do frio nórdico marcou sete golos nos últimos cinco encontros, e esta temporada já abanou as redes contrárias por 43 vezes. Está tudo dito.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Otávio e Wendell; Nico González e Alan Varela; Francisco Conceição, Pepê e Galeno; Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    “Que seja uma final entre duas grandes equipas e que ambas estejam à altura do que é uma final da Taça de Portugal. O Sporting é uma equipa extremamente bem orientada, com uma equipa técnica e um treinador com qualidade e jogadores fortes. Penso o mesmo da minha equipa. Trabalhamos de forma a, num jogo, que pode ser com prolongamento e penáltis, trabalhámos para ganhá-lo. É mais um título importante para o clube.”

    Sporting CP: Diogo Pinto; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Gyokeres

    Treinador: Rúben Amorim

    “É verdade que esta equipa técnica quer conquistar a Taça porque nunca a ganhou, mas a dobradinha para o Sporting é muito mais importante. Há 22 anos que não conseguimos vencer. Esta equipa tem de tornar esta época especial. Os recordes são importantes mas valem pouco, o que interessa é o que esta equipa conquista. Temos mais uma hipótese amanhã contra uma grande equipa e um treinador que ganhou mais do que ninguém em Portugal. Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos preparados. Fizemos uma semana muito boa, o ambiente foi completamente diferente daquele que tivemos nas últimas duas semanas. Estou muito confiante que vamos fazer história no clube amanhã e vamos continuar no nosso caminho.”

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 1-2 Sporting

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Arouca no ataque por jogador do Valencia

    O Arouca está interessado em Pablo Gozálbez, médio do...

    FC Porto: José Tavares é o novo diretor da formação

    O FC Porto anunciou esta quarta-feira o regresso de...

    Benfica anuncia renovação de Filipa Patão até 2027

    O Benfica anunciou esta quarta-feira que chegou a um...

    AS Roma interessada em agarrar craque da Juventus

    A AS Roma está preocupada em reforçar a linha...

    Newcastle faz proposta de 20 milhões de euros por avançado do Barcelona

    O Newcastle mostrou interesse numa possível contratação de Ferran...
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.