E agora, quantos grandes ficam?

- Advertisement -

O regresso do futebol de clubes no nosso país, depois da paragem para os compromissos de seleções, é marcado pela realização de mais uma eliminatória da Taça de Portugal. Nesta quarta ronda, a “festa da taça” distribui-se por 16 estádios, com 11 equipas da Primeira Liga Portuguesa ainda em prova.

Começamos então pelos grandes favoritos à conquista da prova: SL Benfica e FC Porto. Com a saída prematura – mas justa – do Sporting CP às mãos do FC Alverca, a pressão recai sobretudo sobre águias e dragões, que vão ter encontros de dificuldade distinta.

FC Vizela vs SL Benfica (20h45, sábado)

Festa a norte, neste concelho que faz parte do distrito de Braga. O FC Vizela vai-se regozijar com a receita de bilheteira e vai aproveitar para tentar fazer um autêntico milagre, olhando à qualidade de ambas as equipas. Líderes da Série A do Campeonato de Portugal, que é o seu foco principal, vão tentar aproveitar o facto dos campeões nacionais entrarem em campo com as segundas linhas. Sim, com jogo de Liga dos Campeões a meio da semana, não acredito que Bruno Lage jogue com a “carne toda no assador”, para também dar minutos a jogadores menos utilizados e perceber se estão ali para ficar ou para sair.

SE ACHAS QUE SABES O RESULTADO DOS ENCARNADOS EM VIZELA, APOSTA JÁ!

FC Porto vs Vitória FC (17h30, domingo)

Um dos dois encontros entre formações da Primeira Liga, no Estádio do Dragão. Há semelhança do que disse para os encarnados, também acredito que Sérgio Conceição alinhe com os menos utilizados, apesar de ter uma partida – em teoria – mais difícil. Os sadinos, com novo treinador, vão tentar surpreender, mas creio que a sua visão vai estar sobretudo na luta pela permanência na Primeira Liga, sendo esta visita ao norte do país um excelente “tubo de ensaio” para Julio Velázquez avaliar o seu plantel.

EM QUEM APOSTAS PARA ESTE DUELO ENTRE EQUIPAS DA PRIMEIRA LIGA?

Em suma, nestas duas partidas não espero nenhuma “surpresa”, como é apanágio da Taça de Portugal. Os favoritos deverão, com maior ou menor dificuldade, continuar no caminho que termina com um dos jogos mais memoráveis no calendário desportivo nacional, a final do Jamor.

A festa de um dos tomba-gigantes da eliminatória anterior, o Club Sintra Football
Fonte: Club Sintra Football

Nos restantes 14 jogos vamos poder assistir a duelos interessantes entre equipas dos vários escalões do futebol português. Destaque para os dois maiores “tomba-gigantes” da primeira fase na qual entraram as formações da Primeira Liga Portuguesa: o Club Sintra Football e o FC Alverca. Os primeiros recebem o AC Marinhense e os segundos vão a Vila do Conde para jogar com o Rio Ave FC, onde vão ter outra tarefa hercúlea pela frente.

O SC Braga recebe em casa o Gil Vicente FC, no outro jogo da principal divisão do futebol português. Sá Pinto vai ter tarefa difícil contra um sempre bem organizado clube de Barcelos, sabendo que uma vitória é essencial nesta fase em que parece estar (finalmente) a conciliar os resultados com as exibições.

FC Paços de Ferreira, FC Famalicão e Moreirense FC jogam em casa contra equipas de escalões inferiores: AD Sanjoanense, A Académica de Coimbra e CD Mafra, respectivamente. O favoritismo é claro, mas não é líquido que todos passem para os oitavos-de-final, principalmente no caso do Famalicão, que vai receber os “estudantes” ainda atordoados – ou não – com a saída de César Peixoto do comando técnico.

Já CD Santa Clara e Belenenses SAD vão fazer visitas aos campos de clubes que têm muita história de Primeira Liga, mas que neste momento estão na Segunda, Leixões SC e CD Chaves, respetivamente. Pelos campeonatos que estão a fazer, diria que serão jogos muito igualados: açorianos e lisboetas lutam para não descer, enquanto os nortenhos lutam para subir. Serão jogos muitíssimo interessantes.

Os restantes jogos, que podes consultar abaixo, envolvem maioritariamente equipas do Campeonato Portugal, mas também algumas da Segunda Liga Portuguesa. Na minha opinião, este é um reflexo do bom trabalho que se faz nas divisões inferiores do futebol português e, por isso, considero que todos eles são jogos de “tripla”. Apesar de algumas das equipas pertencerem a uma divisão acima do seu adversário, a vontade de fazer História é muito grande. Essas diferenças de qualidade individual podem ser facilmente anuladas por um colectivo forte, organizado e com um objetivo comum: a enorme vontade de estar no Jamor, em maio de 2020.

Jogos:

– Varzim SC (II Liga) vs GS Loures (CP)

– Sertanense FC (CP) vs SC Farense (II Liga)

– Académico Viseu FC (II Liga) vs CD Feirense (II Liga)

– Anadia FC (CP) vs SC Beira-Mar (CP)

– Juventude Pedras Salgadas (CP) vs CF Canelas 2010 (CP)

– SC de Espinho (CP) vs FC Arouca (CP)

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica goleia Braga e assegura passagem à final da Taça de Portugal Feminina

O Benfica recebeu e goleou o Braga por 4-1 e garantiu a passagem à final da Taça de Portugal Feminina.

Vendaval de golos: Barcelona vence Newcastle por 7-2 e segue para os quartos de final da Champions League

O Barcelona goleou o Newcastle por 7-2 na Catalunha. Vitória contundente apura os culés para os quartos de final da Champions League.

Sebastian Hoeness antevê FC Porto x Estugarda e deixa aviso: «O FC Porto até pode ter mais a perder com esta posição»

Sebastian Hoeness realizou a conferência de antevisão ao FC Porto x Estugarda. Encontro da segunda mão dos oitavos de final da Europa League.

Fábio Silva alimenta esperanças de estar no Mundial 2026 e admite: «Acho que o treinador deve estar com uma grande dor de cabeça porque...

Fábio Silva mostrou-se esperançoso com a presença no Mundial 2026. Avançado falou das opções do ataque de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição em campo à procura da 16ª final da carreira e de registo anual histórico

Sérgio Conceição procura a 16.ª final da carreira. Al Ittihad defronta o Al Kholood nas meias finais da Taça do Rei Saudita.

Vinícius Júnior explica gesto polémico na celebração de golo contra o Manchester City: «Na última temporada eles provocaram-me»

Vinícius Júnior fez o gesto de choro para as bancadas na celebração do primeiro golo do Real Madrid. Avançado explicou gesto polémico.

Leonel Pontes elogia FC Porto e garante: «É candidato a chegar às fases finais da Europa League»

Leonel Pontes falou em exclusivo com o Bola na Rede sobre as hipóteses do FC Porto na Europa League. O técnico não hesitou em apontar os dragões como candidatos.