E agora, quantos grandes ficam?

- Advertisement -

O regresso do futebol de clubes no nosso país, depois da paragem para os compromissos de seleções, é marcado pela realização de mais uma eliminatória da Taça de Portugal. Nesta quarta ronda, a “festa da taça” distribui-se por 16 estádios, com 11 equipas da Primeira Liga Portuguesa ainda em prova.

Começamos então pelos grandes favoritos à conquista da prova: SL Benfica e FC Porto. Com a saída prematura – mas justa – do Sporting CP às mãos do FC Alverca, a pressão recai sobretudo sobre águias e dragões, que vão ter encontros de dificuldade distinta.

FC Vizela vs SL Benfica (20h45, sábado)

Festa a norte, neste concelho que faz parte do distrito de Braga. O FC Vizela vai-se regozijar com a receita de bilheteira e vai aproveitar para tentar fazer um autêntico milagre, olhando à qualidade de ambas as equipas. Líderes da Série A do Campeonato de Portugal, que é o seu foco principal, vão tentar aproveitar o facto dos campeões nacionais entrarem em campo com as segundas linhas. Sim, com jogo de Liga dos Campeões a meio da semana, não acredito que Bruno Lage jogue com a “carne toda no assador”, para também dar minutos a jogadores menos utilizados e perceber se estão ali para ficar ou para sair.

SE ACHAS QUE SABES O RESULTADO DOS ENCARNADOS EM VIZELA, APOSTA JÁ!

FC Porto vs Vitória FC (17h30, domingo)

Um dos dois encontros entre formações da Primeira Liga, no Estádio do Dragão. Há semelhança do que disse para os encarnados, também acredito que Sérgio Conceição alinhe com os menos utilizados, apesar de ter uma partida – em teoria – mais difícil. Os sadinos, com novo treinador, vão tentar surpreender, mas creio que a sua visão vai estar sobretudo na luta pela permanência na Primeira Liga, sendo esta visita ao norte do país um excelente “tubo de ensaio” para Julio Velázquez avaliar o seu plantel.

EM QUEM APOSTAS PARA ESTE DUELO ENTRE EQUIPAS DA PRIMEIRA LIGA?

Em suma, nestas duas partidas não espero nenhuma “surpresa”, como é apanágio da Taça de Portugal. Os favoritos deverão, com maior ou menor dificuldade, continuar no caminho que termina com um dos jogos mais memoráveis no calendário desportivo nacional, a final do Jamor.

A festa de um dos tomba-gigantes da eliminatória anterior, o Club Sintra Football
Fonte: Club Sintra Football

Nos restantes 14 jogos vamos poder assistir a duelos interessantes entre equipas dos vários escalões do futebol português. Destaque para os dois maiores “tomba-gigantes” da primeira fase na qual entraram as formações da Primeira Liga Portuguesa: o Club Sintra Football e o FC Alverca. Os primeiros recebem o AC Marinhense e os segundos vão a Vila do Conde para jogar com o Rio Ave FC, onde vão ter outra tarefa hercúlea pela frente.

O SC Braga recebe em casa o Gil Vicente FC, no outro jogo da principal divisão do futebol português. Sá Pinto vai ter tarefa difícil contra um sempre bem organizado clube de Barcelos, sabendo que uma vitória é essencial nesta fase em que parece estar (finalmente) a conciliar os resultados com as exibições.

FC Paços de Ferreira, FC Famalicão e Moreirense FC jogam em casa contra equipas de escalões inferiores: AD Sanjoanense, A Académica de Coimbra e CD Mafra, respectivamente. O favoritismo é claro, mas não é líquido que todos passem para os oitavos-de-final, principalmente no caso do Famalicão, que vai receber os “estudantes” ainda atordoados – ou não – com a saída de César Peixoto do comando técnico.

Já CD Santa Clara e Belenenses SAD vão fazer visitas aos campos de clubes que têm muita história de Primeira Liga, mas que neste momento estão na Segunda, Leixões SC e CD Chaves, respetivamente. Pelos campeonatos que estão a fazer, diria que serão jogos muito igualados: açorianos e lisboetas lutam para não descer, enquanto os nortenhos lutam para subir. Serão jogos muitíssimo interessantes.

Os restantes jogos, que podes consultar abaixo, envolvem maioritariamente equipas do Campeonato Portugal, mas também algumas da Segunda Liga Portuguesa. Na minha opinião, este é um reflexo do bom trabalho que se faz nas divisões inferiores do futebol português e, por isso, considero que todos eles são jogos de “tripla”. Apesar de algumas das equipas pertencerem a uma divisão acima do seu adversário, a vontade de fazer História é muito grande. Essas diferenças de qualidade individual podem ser facilmente anuladas por um colectivo forte, organizado e com um objetivo comum: a enorme vontade de estar no Jamor, em maio de 2020.

Jogos:

– Varzim SC (II Liga) vs GS Loures (CP)

– Sertanense FC (CP) vs SC Farense (II Liga)

– Académico Viseu FC (II Liga) vs CD Feirense (II Liga)

– Anadia FC (CP) vs SC Beira-Mar (CP)

– Juventude Pedras Salgadas (CP) vs CF Canelas 2010 (CP)

– SC de Espinho (CP) vs FC Arouca (CP)

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Serie A de olho na contratação de Ousmane Diomande

Ousmane Diomande está na lista do AC Milan. O defesa-central do Sporting tem sido observado pela equipa da Serie A.

Morreu Oscar Schmidt, uma das maiores figuras do Basquetebol do Brasil

O ex-basquetebolista brasileiro, Oscar Schmidt, conhecido como «Mão Santa», morreu aos 68 anos, deixando um legado histórico no basquetebol.

Fabrizio Romano não descarta José Mourinho no Real Madrid: «Se existe a possibilidade de regressar? Sim»

Fabrizio Romano garantiu que José Mourinho poderá voltar ao Real Madrid no futuro. O técnico português já garantiu que quer ficar no Benfica em 2026/27.

Rio Ave empata a dois golos frente ao AVS SAD na abertura da jornada 30 da Primeira Liga

O Rio Ave recebeu e empatou a dois golos frente ao AVS SAD, no jogo que marcou a abertura da jornada 30 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting goleia Famalicão por 10-1 e pressiona Benfica na liderança da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por 10-1, na 21.ª jornada da Primeira Liga de Futsal, e chegou aos 55 pontos na tabela classificativa.

Coventry City de Frank Lampard garante promoção à Premier League após 25 anos

O Coventry de Frank Lampard é a primeira equipa a garantir a subida à Premier League. A formação do técnico inglês precisava de um ponto nesta jornada e empatou frente ao Blackburn Rovers.

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.