FC Alverca 3-1 SC Vila Real: Imperou a lei do mais forte

- Advertisement -

A CRÓNICA: VISITANTES CRIARAM SUSTOS NOS PRIMEIROS MINUTOS, MAS O FC ALVERCA PASSOU COM NATURALIDADE

Depois do apuramento do Real SC na quinta-feira frente ao CD Cova da Piedade, hoje foi a vez de FC Alverca e SC Vila Real lutarem entre eles por uma vaga na terceira eliminatória da Taça de Portugal. E o jogo começou cheio de ação.

Logo no primeiro minuto, o avançado Ivanildo ficou perto do primeiro para o Vila Real, mas José Costa respondeu com uma enorme parada ao cabeceamento do avançado. E na resposta, o Alverca foi letal. O Vila Real afastou uma bola cruzada do lado direito para a entrada da área, onde apareceu o brasileiro Gustavo Klismahn a fazer o golo, estando decorridos apenas três minutos de jogo.

Aos 15 minutos, novo sinal de perigo da equipa visitante. Na sequência de um corte falhado de Ronaldo Rodrigues, Ivanildo percorreu alguns metros e soltou para André Azevedo, que rematou para fora. E aos 18 minutos, foi o Alverca que não ampliou o marcador por pouco, com o cabeceamento de Jonata Bastos a sair por cima.

Com oportunidades de um lado e de outro, foi a eficácia do Alverca que foi ditando leis. Aos 26 minutos, livre lateral batido por Pepo, com finalização de cabeça de João Sousa, para o 2-0. E foi depois do segundo golo que o Alverca começou definitivamente a tomar conta da partida e a mostrar o porquê de estar num escalão competitivo superior ao do seu adversário. E no último lance do primeiro tempo, David Dinamite serviu Jefferson Nem, mas o avançado atirou para fora. O intervalo chegou com 2-0 no marcador.

Nenhum dos treinadores fez substituições ao intervalo, mas Diogo Coutinho, vendo que pouco tinha mudado, não demorou muito a ir ao banco. Zé Pedro entrou para o lugar de Sergiy ainda antes dos 55 minutos. Mas o Alverca continuava relativamente confortável no jogo e ia criando perigo algumas vezes, com boas jogadas de envolvimento que eram finalizadas, mas que não entravam na baliza, ou por defesa de Daniel, ou porque os remates iam para fora.

Aos 73 minutos, o Alverca ficou muito perto do 3-0, e João Sousa ficou muito perto do bis, com o seu remate a bater na trave e a não entrar por muito pouco. E aos 80 minutos, as poucas hipóteses que o Vila Real ainda poderia ter ficaram ainda mais reduzidas, com a expulsão de Jahfort, por acumulação de amarelos. E se o jogo já estava de sentido único, mais ainda se tornou. O Alverca aproveitou para fazer mais um golo ainda antes do final (90 minutos). Brigues desmarcou Jonata Bastos, que assistiu Ricardo Rodrigues para o 3-0. O Vila Real ainda reduziu um minuto depois, por Paulo Rodrigues, num lance em que o mesmo jogador atirou ao poste pouco tempo antes. Um golo de honra que os visitantes fizeram por merecer pelos primeiros minutos, mas o Alverca fez imperar a lei do mais forte.

 

A FIGURA

Jonata Bastos – O avançado do Alverca chegou ao final da partida sem golos marcados, mas trabalhou bastante na frente de ataque. Para comprovar isso mesmo, a desmarcação e assistência para o 3-0 são exemplos do bom trabalho do jogador.

 

O FORA DE JOGO

Jahfort – O meio-campo do Vila Real, à semelhança da restante equipa, começou bem, mas foi caindo com o decorrer do jogo. Jahfort esteve nessa dupla de médios e acabou mesmo por ser expulso aos 80 minutos, num lance em que chegou atrasado e pisou o oponente.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC ALVERCA

A equipa de Vasco Faísca apresentou-se para este encontro num 4x2x3x1. Jorge Bernardo e David Dinamite eram os laterais (direito e esquerdo, respetivamente), Ronaldo Rodrigues e João Sousa atuaram no centro da defesa. Eurico Lima e Gustavo Klismahn formaram o duplo-pivô defensivo, com Pepo à sua frente a atuar nas costas do avançado (e a juntar-se ao mesmo no momento defensivo, na primeira linha de pressão. Jefferson Nem e Ángel Torres jogaram à volta do ponta de lança Jonata Bastos.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

José Costa (6)

Jorge Bernardo (6)

Ronaldo Rodrigues (5)

João Sousa (7)

David Dinamite (6)

Eurico Lima (6)

Gustavo Klismahn (7)

Jefferson Nem (6)

Ángel Torres (6)

Pepo (7)

Jonata Bastos (7)

SUBS UTILIZADOS

Ricardo Rodrigues (6)

Emerson Carioca (5)

Maycon Douglas (5)

Filipe Brigues (6)

Felipe Ryan (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – SC VILA REAL

Para o jogo em Alverca, o treinador Diogo Coutinho apresentou um sistema tático de 5x2x3. Gustavo, Pedro Silva e Baltazar eram os centrais, Fontini defendia o corredor direito e Paixão ocupava o lado esquerdo. Sergiy e Jahfort eram os médios, atrás de um trio de avançados composto por Iuri, André Azevedo e Ivanildo. Em momento ofensivo, a equipa promovia a subida de Fontini e Paixão, desdobrando-se num 3x4x3.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Daniel (5)

Fontini (4)

Gustavo (4)

Pedro Silva (4)

Baltazar (4)

Paixão (5)

Sergiy (4)

Jahfort (3)

Iuri (4)

André Azevedo (5)

Ivanildo (5)

SUBS UTILIZADOS

Zé Pedro (4)

Miguel Carreira (5)

Bruno (4)

Paulo Rodrigues (4)

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Oxford United cai à League One e completa lote de equipas despromovidas no Championship

O Oxford United viu ser confirmada a sua despromoção à League One, após uma época difícil no Championship, marcada pela instabilidade.

Um campeão anunciado | FC Porto

A exibição na 31.ª jornada, na vitória pela margem mínima diante do Estrela da Amadora, é mais um dos vários triunfos que pode ser usado para explicar a superioridade azul e branca nesta época

Corrida ao título: O que falta jogar a FC Porto, Sporting e Benfica na Primeira Liga?

Numa altura em que o FC Porto se aproxima do título da Primeira Liga, Sporting e Benfica ainda sonham com a conquista do troféu.

João Henriques: «A tabela mente em relação à capacidade destes jogadores»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto pode ser campeão da Primeira Liga no próximo sábado: eis os cenários

O FC Porto pode sagrar-se campeão já no próximo sábado. Os dragões estão a apenas dois pontos de garantir o título da Primeira Liga.

Francisco Trincão e o penálti do AVS SAD: «Não me pareceu, mas não vou comentar»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

Adriel Ramos após brilhar no empate com o Sporting: «Jogámos contra uma grande equipa»

Adriel Ramos analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.