Sporting CP – CD das Aves: Tempo de antena ao que verdadeiramente importa – o futebol

O panorama que se vive em Portugal nos quadros do desporto, e principalmente nos do Sporting, podia ser francamente mais favorável àquela que é a grande festa do futebol português – a final da Taça de Portugal. Depois dos lamentáveis episódios em Alcochete, os jogadores do Sporting comprometeram-se a marcar presença na final de 20 de maio contra o Desportivo das Aves. O jogo entre as equipas de Jorge Jesus e José Ferreira da Mota vai mesmo realizar-se na próxima tarde de domingo, pelas 17h15, no Estádio Nacional.

O Sporting CP acabou o campeonato no 3.º lugar e ficou muito aquém das expectativas para uma equipa de milhões. Já o CD Aves acabou a Liga NOS na 13.ª posição da tabela classificativa. Ambas as equipas vêm de uma derrota naquela que foi a última jornada do campeonato. O Sporting perdeu 2-1 no estádio dos Barreiros, frente ao CS Marítimo, e a equipa das Aves perdeu 3-2 contra o GD Chaves. As duas equipas podem, então, ver nesta taça uma oportunidade de deixar uma marca positiva naquela que foi a época 2017/2018.

Para chegar até esta final o Desportivo das Aves derrotou o Vila Real pela margem mínima, goleou o União de Leiria por 3-0 e da Madeira por 5-1. A tarefa já não foi tão fácil nos quartos-de-final: o Desportivo das Aves empatou a quatro bolas no período regulamentar com o Rio Ave. Acabou por conseguir passar à eliminatória seguinte, ganhando por 5-4 nas grandes penalidades. Já na meia-final, a equipa das Aves defrontou o mítico Caldas SC que ainda lhe causou grandes dificuldades. Na segunda mão, o Caldas conseguiu colocar-se em vantagem no marcador e repor a igualdade na eliminatória, mas o Desportivo das Aves fez a reviravolta já no prolongamento, garantindo a presença na final.

Sporting e Desportivo das Aves: um destes será o vencedor da Taça de Portugal
Fonte: FPF

Por sua vez, o Sporting teve o caminho algo facilitado de início. A sorte dos sorteios sorriu ao clube de Alvalade que defrontou e venceu o Oleiros por 2-4, o Famalicão por 2-0, o Vilaverdense por 4-0 e o Cova da Piedade por 1-2. Os “leões” tiveram a derradeira prova de fogo nas meias-finais quando calharam com um dos seus rivais – FC Porto. Numa eliminatória a duas mãos, o cenário não era o mais favorável a metade do caminho. O Sporting foi ao Dragão e saiu derrotado por uma bola a zero. Em Alvalade, naquele que não foi de todo um bom jogo de futebol durante os 90 minutos regulamentares, o Sporting CP chegou ao empate com um golo do central Coates já perto do minuto noventa. Os jogadores do Sporting foram exímios na concretização dos pontapés de grande penalidade e carimbaram, assim, a passagem para a final do Jamor.

A grande festa de futebol vai dar-se no Estádio Nacional pelas 17h15m
Fonte:FPF

Num duelo entre treinadores com bastante experiência na 1.ª Liga, prevê-se que seja um jogo bem disputado entre as duas equipas. Uma partida com um Desportivo das Aves fiel a si mesmo, com um jogo mais simples e contido, baseado em transições rápidas e com um Sporting a assumir o favoritismo com um plantel unido e a querer dar resposta a tudo o que se tem passado dentro do clube. Uma coisa é certa: talento existe de ambos os lados, mas também vontade de ganhar esta grande final, o que pode resultar num jogo mais fechado e cauteloso, principalmente numa fase inicial do jogo.

No histórico de confrontos diretos entre as duas equipas, o Sporting traz clara vantagem. No total de oito jogos que ocorreram entre estas duas equipas, o clube de Alvalade venceu sete e empatou um. Mas desengane-se quem acha que, por isso, a taça já está entregue. O Desportivo das Aves tem uma palavra a dizer e com certeza que os jogadores tudo irão fazer para trazer o caneco para Vila das Aves. Jogadores como Paulo Machado, Amilton e Vítor Gomes poderão fazer a diferença. Do lado do Sporting, está o grande favoritismo. Depois de uma semana negra para o clube, os jogadores quererão decerto suavizar uma mancha que tão cedo não será apagada na história não só do Sporting mas também do futebol português.

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.