As emoções da Taça de Portugal estão de volta!

- Advertisement -

Começou a 80ª edição da Taça de Portugal! Para a história ficou uma final emotiva entre Sporting CP e FC Porto, que os leões levaram a melhor conquistando, mais do que um troféu, uma autêntica redenção.

110 clubes portugueses (68 do Campeonato de Portugal e 42 oriundos dos campeonatos distritais) mediram forças entre si num fim-de-semana repleto de jogos a contar para a 1.ª Eliminatória da Prova Rainha, o início de um longo caminho em busca de um sonho comum chamado Jamor. A título de curiosidade diga-se que o mítico Estádio do Jamor só passou a receber, tradicional, a final da Taça de Portugal a partir de 1946, salvo em algumas ocasiões excepcionais como a final de 1975 que se realizou no antigo Estádio José Alvalade. É que as primeiras finais da Taça de Portugal foram disputadas em Lisboa no Estádio do Lumiar e no Campo das Salésias.

De Norte a Sul, do Continente aos Arquipélagos, as emoções da Prova Rainha percorreram todo o país. Entre os jogos que fizeram parte do arranque da competição, houve dérbis entre os quais merecem destaque o dérbi vimaranense Pevidém SC (1) – Berço SC (3), que ficou também marcado pela estreia destes dois emblemas na Taça de Portugal; e o dérbi beirão Sertanense – Oleiros no qual a equipa caseira levou a melhor no desempate em grandes penalidades, tendo sido transmitido no Canal 11.

E apesar de ser uma fase prematura da competição pode dizer-se que já houve jogadores em destaque. Na visita à casa do Eléctrico, o avançado holandês do Benfica de Castelo Branco ex-Leixões, Stevy Okitokandjo, foi autor de quatro golos tendo contribuído para a vitória expressiva por 7-0 da equipa albicastrense. Já na recepção do Mortágua ao Anadia, João Rodrigues, jogador da formação caseira, foi a grande estrela do encontro ao ter marcado um “golo de outro mundo” contribuindo assim para a vitória por 4-2 do clube do distrito de Viseu.

O Esperança de Lagos recebeu e venceu o Lusitano de Évora por uma bola a zero num duelo muito bem disputado entre Algarvios e Alentejanos
Fonte: Facebook Oficial do Clube de Futebol Esperança de Lagos

Entretanto, o sorteio da 2ª eliminatória terá lugar na próxima quinta-feira, 12 de Setembro, na sede da Federação Portuguesa de Futebol. Os clubes da Ledman Liga Pro integram a prova nesta eliminatória, enquanto que os clubes da Primeira Liga entram na 3.ª eliminatória.

Apesar de o sonho guiar o seu percurso na competição, é importante notar que os clubes apurados para a próxima eliminatória têm também direito a um prémio monetário, o que é bastante apetecível tendo em consideração a fragilidade económica em que muitos destes clubes vivem actualmente.

Por outro lado, há sempre a expectativa de encontrar os “grandes” durante este percurso o que pode significar um aumento de receitas a nível de bilheteira e, sobretudo, de direitos televisivos cujo valor pode, perfeitamente, fazer o orçamento de um clube regional de pequena dimensão para mais do que uma época.

Nesta fase inicial da prova é impossível prever quem irá erguer a Taça na tribuna do Jamor, há apenas um prognóstico que é certo: emoções fortes não irão com certeza faltar nesta 80.ª edição. Na verdade, a Taça de Portugal é um desafio pródigo em surpresas e eliminações inacreditáveis que não deixam de causar fascínio e até mesmo estupefação entre os adeptos. Refiro-me, por exemplo, aos famosos “tomba-gigantes”: as equipas ‘pequenas’ ou teoricamente mais fracas que conseguem derrotar uma equipa grande e assim entram de imediato para a história da Taça (qual David vs Golias!). Mas também me refiro a campanhas históricas, como a do Caldas SC há dois anos que só terminou na meia-final.

Foto de Capa: FPF

 

 

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vence o Jimbee Cartagena e conquista a Internacional Masters Futsal

O Sporting goleou por 6-2 o Jimbee Cartagena. Com este resultado os leões venceram a Internacional Masters Futsal.

Belenenses vence Lusitano e segue em frente na Taça de Portugal: eis os resultados do dia na Prova-Rainha

O Belenenses derrotou o Lusitano por 2-1. A comitiva dos Cruz de Cristo reservou presença na segunda eliminatória da Taça de Portugal.

Souffian El Karouani a caminho do Benfica: eis o valor da opção de compra e o modelo para o pagamento dos salários no empréstimo

Souffian El Karouani vai reforçar o Benfica por empréstimo com opção de compra. Esta opção está avaliada em 10 milhões de euros.

Negócio fechado: Deniz Gul troca o FC Porto pelo Galatasaray e já são conhecidos os valores do negócio

Deniz Gul está a caminho do Galatasaray. Negócio está selado, com o avançado a deixar já 11 milhões de euros nos cofres do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto encaminha contratação de Souza e vai pagar 0 euros além dos salários: eis todos os detalhes

Souza vai reforçar o FC Porto. Acordo com o Tottenham muito bem encaminhado para empréstimo sem opção de compra.

Famalicão e Gil Vicente empatam 0-0 e FC Porto passa a ser a única equipa só com vitórias na Primeira Liga

O Famalicão e o Gil Vicente empataram por 0-0 no último jogo de domingo da Primeira Liga. Gilistas perdem primeiros pontos.

Já chegou a Portugal o próximo reforço do FC Porto

Santiago Giménez já está na cidade Invicta. Avançado mexicano prepara-se para reforçar o ataque do FC Porto de Francesco Farioli.