Sporting CP – CD das Aves: Tempo de antena ao que verdadeiramente importa – o futebol

- Advertisement -

O panorama que se vive em Portugal nos quadros do desporto, e principalmente nos do Sporting, podia ser francamente mais favorável àquela que é a grande festa do futebol português – a final da Taça de Portugal. Depois dos lamentáveis episódios em Alcochete, os jogadores do Sporting comprometeram-se a marcar presença na final de 20 de maio contra o Desportivo das Aves. O jogo entre as equipas de Jorge Jesus e José Ferreira da Mota vai mesmo realizar-se na próxima tarde de domingo, pelas 17h15, no Estádio Nacional.

O Sporting CP acabou o campeonato no 3.º lugar e ficou muito aquém das expectativas para uma equipa de milhões. Já o CD Aves acabou a Liga NOS na 13.ª posição da tabela classificativa. Ambas as equipas vêm de uma derrota naquela que foi a última jornada do campeonato. O Sporting perdeu 2-1 no estádio dos Barreiros, frente ao CS Marítimo, e a equipa das Aves perdeu 3-2 contra o GD Chaves. As duas equipas podem, então, ver nesta taça uma oportunidade de deixar uma marca positiva naquela que foi a época 2017/2018.

Para chegar até esta final o Desportivo das Aves derrotou o Vila Real pela margem mínima, goleou o União de Leiria por 3-0 e da Madeira por 5-1. A tarefa já não foi tão fácil nos quartos-de-final: o Desportivo das Aves empatou a quatro bolas no período regulamentar com o Rio Ave. Acabou por conseguir passar à eliminatória seguinte, ganhando por 5-4 nas grandes penalidades. Já na meia-final, a equipa das Aves defrontou o mítico Caldas SC que ainda lhe causou grandes dificuldades. Na segunda mão, o Caldas conseguiu colocar-se em vantagem no marcador e repor a igualdade na eliminatória, mas o Desportivo das Aves fez a reviravolta já no prolongamento, garantindo a presença na final.

Sporting e Desportivo das Aves: um destes será o vencedor da Taça de Portugal
Fonte: FPF

Por sua vez, o Sporting teve o caminho algo facilitado de início. A sorte dos sorteios sorriu ao clube de Alvalade que defrontou e venceu o Oleiros por 2-4, o Famalicão por 2-0, o Vilaverdense por 4-0 e o Cova da Piedade por 1-2. Os “leões” tiveram a derradeira prova de fogo nas meias-finais quando calharam com um dos seus rivais – FC Porto. Numa eliminatória a duas mãos, o cenário não era o mais favorável a metade do caminho. O Sporting foi ao Dragão e saiu derrotado por uma bola a zero. Em Alvalade, naquele que não foi de todo um bom jogo de futebol durante os 90 minutos regulamentares, o Sporting CP chegou ao empate com um golo do central Coates já perto do minuto noventa. Os jogadores do Sporting foram exímios na concretização dos pontapés de grande penalidade e carimbaram, assim, a passagem para a final do Jamor.

A grande festa de futebol vai dar-se no Estádio Nacional pelas 17h15m
Fonte:FPF

Num duelo entre treinadores com bastante experiência na 1.ª Liga, prevê-se que seja um jogo bem disputado entre as duas equipas. Uma partida com um Desportivo das Aves fiel a si mesmo, com um jogo mais simples e contido, baseado em transições rápidas e com um Sporting a assumir o favoritismo com um plantel unido e a querer dar resposta a tudo o que se tem passado dentro do clube. Uma coisa é certa: talento existe de ambos os lados, mas também vontade de ganhar esta grande final, o que pode resultar num jogo mais fechado e cauteloso, principalmente numa fase inicial do jogo.

No histórico de confrontos diretos entre as duas equipas, o Sporting traz clara vantagem. No total de oito jogos que ocorreram entre estas duas equipas, o clube de Alvalade venceu sete e empatou um. Mas desengane-se quem acha que, por isso, a taça já está entregue. O Desportivo das Aves tem uma palavra a dizer e com certeza que os jogadores tudo irão fazer para trazer o caneco para Vila das Aves. Jogadores como Paulo Machado, Amilton e Vítor Gomes poderão fazer a diferença. Do lado do Sporting, está o grande favoritismo. Depois de uma semana negra para o clube, os jogadores quererão decerto suavizar uma mancha que tão cedo não será apagada na história não só do Sporting mas também do futebol português.

Foto de Capa: FPF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Mallorca vence Sevilha e sai da zona de despromoção da La Liga

O Mallorca recebeu e venceu o Sevilha por quatro bolas a uma, num encontro válido pela 22.ª jornada da La Liga.

Al Hilal confirma contratações de Karim Benzema e Saimon Bouabré

O Al Hilal reforçou o ataque com dois jogadores em pontos opostos da carreira: Karim Benzema com 38 anos e Saimon Bouabré com 19 anos.

FC Porto marca no arranque da 2ª parte por Pablo Rosario e reduz desvantagem contra o Casa Pia para 2-1

Pablo Rosario marcou o golo do 2-1 e reduziu a desvantagem azul e branca antes do intervalo. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Estrela da Amadora reforça-se com extremo com apelido de jogador que brilhou em Portugal: Brahimi

Billal Brahimi deve ser um dos últimos reforços a chegar ao Estrela da Amadora no mercado de transferências de inverno.

PUB

Mais Artigos Populares

Futuro de Marc-André ter Stegen em aberto e regresso a Barcelona em cima da mesa

Marc-André ter Stegen lesionou-se gravemente contra o Real Oviedo e a sua passagem pelo Girona pode chegar ao fim.

Surpresa em Rio Maior: Thiago Silva marca autogolo e Casa Pia vence FC Porto por 2-0 ao intervalo

Mais um golo dos gansos diante dos dragões, desta feita de Thiago Silva na própria baliza. O Casa Pia recebe o FC Porto em Rio Maior.

Benfica: avançado rejeita ofertas e vai ficar às ordens de José Mourinho até ao final da época

Henrique Araújo vai ficar no Benfica até ao final da temporada, rejeitando todas as opções que tinha para sair.