Vai ser até ao último segundo!

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

A Segunda Liga vai ter luta até ao fim, como é sua característica. Num campeonato longuíssimo, faltam apenas disputar duas jornadas e ainda existem cinco equipas com aspirações a terminar o campeonato nos dois lugares que dão acesso ao principal escalão do futebol nacional.

Neste momento, o Tondela está muito perto de chegar a uma inédita presença na Primeira Liga, apesar de ter perdido nas últimas duas rondas, em Olhão e na receção ao Desportivo das Aves. A equipa orientada por Quim Machado tem uma vantagem de cinco pontos para Sporting da Covilhã e União da Madeira, as duas equipas que estão imediatamente abaixo dos lugares de subida. É certo que os dois jogos que faltam (receção ao Chaves e visita a Freamunde) serão bastante difíceis, mas uma vitória ou mesmo dois empates serão suficientes para os tondelenses consumarem a festa anunciada nas últimas semanas.

Para este alívio de Quim Machado e dos seus jogadores, muito contribuíram o empate do Feirense e a vitória do União da Madeira na receção ao Sporting da Covilhã, nesta 44ª jornada. A equipa de Santa Maria da Feira não conseguiu melhor do que um nulo no terreno do Santa Clara, equipa que já tinha a permanência assegurada, chegando assim aos 72 pontos. Já o União da Madeira deu a volta ao resultado frente aos serranos na Ribeira Brava. O Covilhã chegou cedo à vantagem, com um golo do brasileiro Erivelto, o melhor marcador da equipa, com 22 golos. Contudo, os madeirenses deram a volta na segunda parte com Mendy e Élio Martins a faturarem, deixando os ilhéus com 74 pontos na tabela, em igualdade pontual com o seu adversário deste domingo.

Ora, com o Tondela no primeiro lugar e com U. Madeira e SC Covilhã a partilharem o terceiro, com o Feirense atrás deles, falta falar de quem está em segundo. Neste momento, é o Desportivo de Chaves que ocupa essa posição, que permite o convívio com os grandes em 2015/16. A equipa flaviense goleou neste fim de semana o já despromovido Trofense por 6-0, com João Reis e Siaka Bamba a bisarem. Miguel Ângelo e Patrão fizeram os restantes golos desta vitória que deixa o Chaves com 76 pontos, mais dois que os seus diretos perseguidores.

Importa agora olhar para o que falta disputar nas duas jornadas finais. Para já, temos na próxima semana um escaldante Tondela-Desportivo de Chaves, um jogo entre os dois primeiros da tabela que pode consumar a subida dos homens da casa caso vençam, ou então pode deixar tudo embrulhado caso o Chaves vença e os perseguidores também o façam. O Sporting da Covilhã vai receber o Farense e o União da Madeira vai jogar novamente em casa, desta vez frente ao Santa Clara. Já o Feirense tem obrigatoriamente de vencer na receção ao Oriental e esperar que o Chaves não vença, para continuar a alimentar algumas esperanças de qualificação para o campeonato principal.

Na última jornada, não haverá nenhum confronto direto. O Chaves vai receber a Oliveirense, o Tondela vai a Freamunde, o União da Madeira visita o Oriental e o Covilhã viaja novamente até às ilhas, desta vez aos Açores para jogar frente ao Santa Clara. O Feirense, caso tenha ainda algumas esperanças, vai jogá-las no mítico S.Luís, em Faro.

Em suma, o Tondela tem tudo na mão para subir. Contudo, essa subida já esteve nas mãos durante toda esta semana e nunca foi aproveitada pelos homens de Quim Machado. Em relação ao outro lugar, o Chaves tem uma pequena vantagem sobre SC Covilhã e U.Madeira, mas terá de lutar bastante para a manter. O Feirense corre por fora e precisa de alguns milagres para voltar à Primeira Liga.

Tozé Marreco é um dos obreiros da época do Tondela Fonte:  Facebook do Clube Desportivo de Tondela
Tozé Marreco é um dos obreiros da época do Tondela
Fonte: Facebook do Clube Desportivo de Tondela

Olhando para o resto do campeonato, Trofense e Marítimo B têm a descida confirmada ao Campeonato Nacional de Seniores. A outra “fava” está a ser disputada entre Atlético e SC Braga B. Porém, os bracarenses têm mais 5 pontos que os alcantarenses e estão em excelente posição para garantirem essa manutenção.

Entre as equipas B dos três grandes, o Sporting está perto de se confirmar a melhor posicionada das três, depois do empate alcançado no Seixal frente aos encarnados, que permite a conservação de uma vantagem de três pontos sobre eles. Já o FC Porto está a mais de dez pontos de ambos, numa temporada em que chegou à final da Premier League International Cup, ingloriamente perdida para o Manchester City.

Vai ser bastante interessante de seguir esta ponta final da Segunda Liga, com emoção praticamente garantida até à última jornada.

Foto de capa: Facebook do Grupo Desportivo de Chaves

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.