Vai ser até ao último segundo!

futebol nacional cabeçalho

A Segunda Liga vai ter luta até ao fim, como é sua característica. Num campeonato longuíssimo, faltam apenas disputar duas jornadas e ainda existem cinco equipas com aspirações a terminar o campeonato nos dois lugares que dão acesso ao principal escalão do futebol nacional.

Neste momento, o Tondela está muito perto de chegar a uma inédita presença na Primeira Liga, apesar de ter perdido nas últimas duas rondas, em Olhão e na receção ao Desportivo das Aves. A equipa orientada por Quim Machado tem uma vantagem de cinco pontos para Sporting da Covilhã e União da Madeira, as duas equipas que estão imediatamente abaixo dos lugares de subida. É certo que os dois jogos que faltam (receção ao Chaves e visita a Freamunde) serão bastante difíceis, mas uma vitória ou mesmo dois empates serão suficientes para os tondelenses consumarem a festa anunciada nas últimas semanas.

Para este alívio de Quim Machado e dos seus jogadores, muito contribuíram o empate do Feirense e a vitória do União da Madeira na receção ao Sporting da Covilhã, nesta 44ª jornada. A equipa de Santa Maria da Feira não conseguiu melhor do que um nulo no terreno do Santa Clara, equipa que já tinha a permanência assegurada, chegando assim aos 72 pontos. Já o União da Madeira deu a volta ao resultado frente aos serranos na Ribeira Brava. O Covilhã chegou cedo à vantagem, com um golo do brasileiro Erivelto, o melhor marcador da equipa, com 22 golos. Contudo, os madeirenses deram a volta na segunda parte com Mendy e Élio Martins a faturarem, deixando os ilhéus com 74 pontos na tabela, em igualdade pontual com o seu adversário deste domingo.

Ora, com o Tondela no primeiro lugar e com U. Madeira e SC Covilhã a partilharem o terceiro, com o Feirense atrás deles, falta falar de quem está em segundo. Neste momento, é o Desportivo de Chaves que ocupa essa posição, que permite o convívio com os grandes em 2015/16. A equipa flaviense goleou neste fim de semana o já despromovido Trofense por 6-0, com João Reis e Siaka Bamba a bisarem. Miguel Ângelo e Patrão fizeram os restantes golos desta vitória que deixa o Chaves com 76 pontos, mais dois que os seus diretos perseguidores.

Importa agora olhar para o que falta disputar nas duas jornadas finais. Para já, temos na próxima semana um escaldante Tondela-Desportivo de Chaves, um jogo entre os dois primeiros da tabela que pode consumar a subida dos homens da casa caso vençam, ou então pode deixar tudo embrulhado caso o Chaves vença e os perseguidores também o façam. O Sporting da Covilhã vai receber o Farense e o União da Madeira vai jogar novamente em casa, desta vez frente ao Santa Clara. Já o Feirense tem obrigatoriamente de vencer na receção ao Oriental e esperar que o Chaves não vença, para continuar a alimentar algumas esperanças de qualificação para o campeonato principal.

Na última jornada, não haverá nenhum confronto direto. O Chaves vai receber a Oliveirense, o Tondela vai a Freamunde, o União da Madeira visita o Oriental e o Covilhã viaja novamente até às ilhas, desta vez aos Açores para jogar frente ao Santa Clara. O Feirense, caso tenha ainda algumas esperanças, vai jogá-las no mítico S.Luís, em Faro.

Em suma, o Tondela tem tudo na mão para subir. Contudo, essa subida já esteve nas mãos durante toda esta semana e nunca foi aproveitada pelos homens de Quim Machado. Em relação ao outro lugar, o Chaves tem uma pequena vantagem sobre SC Covilhã e U.Madeira, mas terá de lutar bastante para a manter. O Feirense corre por fora e precisa de alguns milagres para voltar à Primeira Liga.

Tozé Marreco é um dos obreiros da época do Tondela Fonte:  Facebook do Clube Desportivo de Tondela
Tozé Marreco é um dos obreiros da época do Tondela
Fonte: Facebook do Clube Desportivo de Tondela

Olhando para o resto do campeonato, Trofense e Marítimo B têm a descida confirmada ao Campeonato Nacional de Seniores. A outra “fava” está a ser disputada entre Atlético e SC Braga B. Porém, os bracarenses têm mais 5 pontos que os alcantarenses e estão em excelente posição para garantirem essa manutenção.

Entre as equipas B dos três grandes, o Sporting está perto de se confirmar a melhor posicionada das três, depois do empate alcançado no Seixal frente aos encarnados, que permite a conservação de uma vantagem de três pontos sobre eles. Já o FC Porto está a mais de dez pontos de ambos, numa temporada em que chegou à final da Premier League International Cup, ingloriamente perdida para o Manchester City.

Vai ser bastante interessante de seguir esta ponta final da Segunda Liga, com emoção praticamente garantida até à última jornada.

Foto de capa: Facebook do Grupo Desportivo de Chaves

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan fecha venda de excedentário para a Arábia Saudita fora de horas por 7 milhões de euros

Yacine Adli está a caminho da Arábia Saudita. Médio deixa o AC Milan e o futebol europeu e vai assinar contrato com o Al Shabab por três temporadas.

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.