Vit.Setúbal 0-1 Vit.Guimarães: João Afonso dá Vitória aos minhotos

    futebol nacional cabeçalho

    Em duelo de Vitórias no Bonfim, a primeira parte foi marcada por muito equilíbrio e apenas uma oportunidade clara de golo, para os vimaranenses. Num contra-ataque – uma das principais armas da equipa orientada por Rui Vitória –  Hernâni conduziu a bola até ao meio-campo sadino e deu para Bernard. O ganês devolveu a Hernâni que rematou cruzado para uma defesa apertada de Ricardo Batista. De resto, muita luta a meio-campo e um ascendente territorial da equipa nortenha, que tinha em Alex e Hernâni as suas principais unidades. Os extremos tentavam dinamizar o ataque, mas faltava melhor discernimento na hora de finalizar as jogadas. Mesmo nas bolas paradas, não foram criadas grandes ocasiões.

    Ao intervalo, Yann entrou para o lugar de João Schmidt e mudou um pouco a face da equipa sadina, que ainda assim foi assobiada em alguns momentos pela sua massa associativa. O jovem brasileiro, que já tinha sido decisivo no encontro da Taça frente ao Arouca, entrou para jogar à frente do duplo pivot do meio-campo e deu mais esclarecimento e capacidade técnica ao jogo ofensivo da equipa de Domingos Paciência. Aos 54 minutos, Yann rematou de muito longe e chegou a assustar Assis, guarda-redes que substituiu hoje o habitual titular Douglas. O Vitória de Guimarães perdeu o ascendente que teve na primeira parte mas acabou por chegar ao golo, um pouco contra a corrente do jogo, aos 61 minutos. Hernâni, um dos melhores em campo, bateu de forma exemplar um pontapé de canto para o segundo poste. João Afonso impôs-se perante Frederico Venâncio e bateu Ricardo Batista, com um cabeceamento a levar a bola a entrar perto da trave sadina.

    Depois do golo, os setubalenses tentaram ir à procura do empate, mas sempre de forma muito atabalhoada. Já sem o inoperante Lupeta em campo, Manu e Zequinha nunca souberam dar o melhor seguimento às poucas jogadas criadas pela equipa. Foram ainda dos minhotos as melhores ocasiões para voltar a marcar. Tomané, que entrou na segunda parte, Alex e Hernâni tiveram boas chances para marcar, mas a pontaria não foi a melhor. À entrada para o último quarto de hora, chegou o momento mais espetacular do jogo. Bernard passa com muita facilidade por Pedro Queirós na direita e é travado à entrada da área por Venâncio. Na transformação do livre direto, o mesmo Bernard rematou em arco para o poste mais próximo, obrigando Ricardo Batista a esforçar-se para conseguir evitar o golo, fazendo a melhor defesa do jogo. Grande momento do jovem ganês, primeiro na jogada que dá o livre, depois na cobrança do mesmo. Não menos mérito teve o guarda-redes, que fez uma excelente defesa antes de chocar com o poste da baliza.

    João Afonso marcou de cabeça o seu primeiro golo na Primeira Liga Fonte: zerozero.pt
    João Afonso marcou de cabeça o seu primeiro golo na Primeira Liga
    Fonte: zerozero.pt

    Até ao fim, o rumo do encontro não mudou. Giovani e Advíncula nada acrescentaram quando entraram nos sadinos, que nunca souberam como chegar à baliza de Assis com algum perigo. Na última jogada do encontro, Yann rematou de muito longe com a bola a desviar num adversário e quase a trair Assis, que chegou a tempo de a agarrar.

    Com este resultado, os de Guimarães sobem provisoriamente ao segundo lugar, ultrapassando o FC Porto e ficando a dois pontos do líder Benfica. A equipa de Rui Vitória continua a mostrar bons argumentos para lutar por um lugar europeu. Bruno Gaspar, lateral emprestado pelo Benfica, fez mais um excelente jogo e mostra ser um dos bons laterais que estão a aparecer na liga. João Afonso, hoje com a companhia de Josué no centro da defesa, continua a evoluir nesta sua primeira temporada ao mais alto nível. Na frente, Bernard e Hernâni continuam a espalhar o terror nas defesas contrárias, sempre seguros pelo capitão André André no centro do campo. O jogo do próximo fim-de-semana frente ao Sporting, no D. Afonso Henriques, promete ser um dos jogos mais interessantes do campeonato até ao momento.

    Já em relação ao Vitória sadino, parece que Domingos Paciência ainda tem muito que fazer para colocar a equipa a jogar um bom futebol. Neste jogo, apenas Yann, François e Ricardo Batista estiveram a um bom nível. A equipa apresenta principalmente pouco poder de fogo no ataque, em que Lupeta, primeiro, e Giovani, depois, nunca criaram perigo. Manu e Zequinha também mostraram muito pouco discernimento na hora de largar a bola. O Setúbal está atualmente no décimo lugar, mas pode ser ultrapassado por várias equipas nesta ronda. No próximo domingo, o Vitória de Setúbal visita o Paços de Ferreira e adivinham-se dificuldades, face à boa qualidade apresentada pela equipa de Paulo Fonseca até agora. Se não começar a acertar o passo, a equipa de Domingos Paciência pode passar por momentos de aflição mais à frente neste campeonato.

    A Figura:

    Flanco direito do Vitória de Guimarães – Bruno Gaspar e Hernâni foram duas das melhores unidades neste encontro. O lateral nunca deu espaço a Zequinha para criar perigo e até teve algumas boas incursões no ataque. Já o extremo foi o jogador que mais desequilibrou no ataque vimaranense, fazendo uso da sua velocidade e capacidade técnica. Fez ainda a assistência para o golo.

    O Fora-de-Jogo:

    Ataque do Vitória de Setúbal – Lupeta foi um peso morto no jogo de hoje, Manu e Zequinha nunca criaram perigo e foram bastante inconsequentes ao longo do jogo e Giovani também não fez nada no tempo em que esteve em campo. Não fosse a entrada de Yann ao intervalo, talvez a equipa da casa não tivesse uma única ocasião de golo ao longo do encontro.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Diogo Janeiro Oliveira
    Diogo Janeiro Oliveira
    Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.