Cápsula Lusitana: O catalão mais algarvio de sempre

- Advertisement -

recordar é viver

Quem é?

Francisco Fortes Calvo, ou no mundo do futebol, Paco Fortes.

Nasceu a 4 de Janeiro de 1955 na cidade de Barcelona. Senhor do seu nariz, faria do futebol a sua vida. Depois de ter feito a formação no principal clube da sua cidade, seria promovido à equipa principal no ano de 1975. Ao serviço do emblema blaugrana conquistou uma Taça do Rei e uma Taça das Taças, ao lado de craques como Johan Cruyff, Neeskens e Hans Krankl, bem como de um futuro treinador que viria a defrontar várias vezes em Portugal: Marinho Peres.

Médio-ofensivo raçudo e de grande entrega ao jogo, somaria ainda uma internacionalização pela selecção espanhola, e passaria por outros clubes como o Espanyol e o Real Valladolid, até emigrar para o Algarve, decorria o Verão de 1984. Jogaria quatro anos ao serviço do clube da capital algarvia até que uma grave lesão o afastaria dos relvados, mas El Feo seria convidado a ser treinador do SC Farense para substituir o inglês Malcolm Alisson (treinador campeão pelo Sporting CP). E a partir daí o espanhol mudaria completamente a história do clube algarvio.

Paco Fortes enquanto capitão do SC Farense Fonte: craquesnasombra.webnode.pt
Paco Fortes enquanto capitão do SC Farense
Fonte: craquesnasombra.webnode.pt

A partir do banco, Paco Fortes deixaria um legado no SC Farense e no futebol português, colocando o “baixinho” Estádio de São Luís na rota do futebol nacional. Deixaria o banco do emblema algarvio 10 anos depois e a insistência das suas filhas acabaram por impedi-lo de regressar a Espanha.

Três anos mais tarde regressaria ao emblema da capital algarvia, mas numa altura em que a crise financeira atingia o seu auge, este acabou por não conseguir salvar o SC Farense da despromoção. Passou ainda por outros clubes de divisões inferiores como o União de Lamas, o Imortal de Albufeira e o Pinhalnovense e teve ainda uma curta experiência no Raja Casablanca até se retirar de vez dos relvados em 2008.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Inter Milão x Juventus da 25.ª jornada da Serie A?

O Inter Milão vai receber a Juventus, em jogo da 25.ª jornada da Serie A. O encontro será transmitido na SPORT TV 4.

Podcast Papo de Bola #100 – Martín Anselmi no Botafogo: como vai correr?

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise ao treinador Martín Anselmi, que iniciou sua trajetória no Botafogo. Que treinador assinou pelo fogão? O do Del Valle ou o do FC Porto?

São Paulo derrota Grêmio de Luís Castro e sobe ao 1.º lugar do Brasileirão

O São Paulo venceu em casa o Grêmio de Luís Castro por 2-0 na terceira jornada do Brasileirão e subiu ao 1.º lugar.

Jaume Grau de saída do AVS SAD

Jaume Grau alcançou um entendimento com o AVS SAD para deixar o clube nesta fase da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics de Neemias Queta bate Chicago Bulls e regressa às vitórias

Os Boston Celtics venceram em casa os Chicago Bulls por 124-105. Neemias Queta estava em dúvida, mas foi a jogo como titular.

Botafogo reforça plantel com Jhoan Hernández

O Botafogo anunciou a chegada do defesa Jhoan Hernández, lateral-esquerdo colombiano de 19 anos, proveniente do Millonarios. O jogador chega por empréstimo até final de 2026.

Pep Guardiola rendido a internacional português: «É insubstituível, quando não pode jogar ali, temos de mudar o sistema»

Pep Guardiola teceu elogios a Bernardo Silva após a vitória do Manchester City diante do Fulham, por 3-0, em jogo da Premier League.