Cápsula Lusitana: O catalão mais algarvio de sempre

- Advertisement -

recordar é viver

Quem é?

Francisco Fortes Calvo, ou no mundo do futebol, Paco Fortes.

Nasceu a 4 de Janeiro de 1955 na cidade de Barcelona. Senhor do seu nariz, faria do futebol a sua vida. Depois de ter feito a formação no principal clube da sua cidade, seria promovido à equipa principal no ano de 1975. Ao serviço do emblema blaugrana conquistou uma Taça do Rei e uma Taça das Taças, ao lado de craques como Johan Cruyff, Neeskens e Hans Krankl, bem como de um futuro treinador que viria a defrontar várias vezes em Portugal: Marinho Peres.

Médio-ofensivo raçudo e de grande entrega ao jogo, somaria ainda uma internacionalização pela selecção espanhola, e passaria por outros clubes como o Espanyol e o Real Valladolid, até emigrar para o Algarve, decorria o Verão de 1984. Jogaria quatro anos ao serviço do clube da capital algarvia até que uma grave lesão o afastaria dos relvados, mas El Feo seria convidado a ser treinador do SC Farense para substituir o inglês Malcolm Alisson (treinador campeão pelo Sporting CP). E a partir daí o espanhol mudaria completamente a história do clube algarvio.

Paco Fortes enquanto capitão do SC Farense Fonte: craquesnasombra.webnode.pt
Paco Fortes enquanto capitão do SC Farense
Fonte: craquesnasombra.webnode.pt

A partir do banco, Paco Fortes deixaria um legado no SC Farense e no futebol português, colocando o “baixinho” Estádio de São Luís na rota do futebol nacional. Deixaria o banco do emblema algarvio 10 anos depois e a insistência das suas filhas acabaram por impedi-lo de regressar a Espanha.

Três anos mais tarde regressaria ao emblema da capital algarvia, mas numa altura em que a crise financeira atingia o seu auge, este acabou por não conseguir salvar o SC Farense da despromoção. Passou ainda por outros clubes de divisões inferiores como o União de Lamas, o Imortal de Albufeira e o Pinhalnovense e teve ainda uma curta experiência no Raja Casablanca até se retirar de vez dos relvados em 2008.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges confirma reforço após vitória histórica do Sporting

Rui Borges revela que Souleymane Faye já assinou contrato com o Sporting. Extremo de 22 anos vai reforçar equipa leonina.

Vitinha analisa derrota contra o Sporting: «Tivemos bastantes ocasiões e não conseguimos concretizar. Está a acontecer muito este ano»

Vitinha analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

Marquinhos: «Dar os parabéns ao Sporting porque ganharam com a estratégia deles e aproveitaram as pequenas falhas que tivemos»

Marquinhos analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

Gonçalo Inácio comenta Sporting x PSG: «Conseguimos algo histórico»

Gonçalo Inácio analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. Sporting venceu o PSG por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Não tenho palavras para falar sobre este grupo. Mereceram esta vitória e merecem muito estar na história do Sporting»

Rui Borges analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. Sporting venceu o PSG por 2-1.

Luis Enrique e a derrota frente ao Sporting: «Fomos infinitamente superiores ao rival. Merecíamos ganhar»

Luis Enrique analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

PSG: Sporting colocou ponto final em série positiva que começou depois de derrota frente ao… Benfica

O Sporting é um dos emblemas protagonistas desta jornada da Champions League, depois de vencer o PSG por 2-1.