📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cápsula Lusitana: O catalão mais algarvio de sempre

- Advertisement -

recordar é viver

Quem é?

Francisco Fortes Calvo, ou no mundo do futebol, Paco Fortes.

Nasceu a 4 de Janeiro de 1955 na cidade de Barcelona. Senhor do seu nariz, faria do futebol a sua vida. Depois de ter feito a formação no principal clube da sua cidade, seria promovido à equipa principal no ano de 1975. Ao serviço do emblema blaugrana conquistou uma Taça do Rei e uma Taça das Taças, ao lado de craques como Johan Cruyff, Neeskens e Hans Krankl, bem como de um futuro treinador que viria a defrontar várias vezes em Portugal: Marinho Peres.

Médio-ofensivo raçudo e de grande entrega ao jogo, somaria ainda uma internacionalização pela selecção espanhola, e passaria por outros clubes como o Espanyol e o Real Valladolid, até emigrar para o Algarve, decorria o Verão de 1984. Jogaria quatro anos ao serviço do clube da capital algarvia até que uma grave lesão o afastaria dos relvados, mas El Feo seria convidado a ser treinador do SC Farense para substituir o inglês Malcolm Alisson (treinador campeão pelo Sporting CP). E a partir daí o espanhol mudaria completamente a história do clube algarvio.

Paco Fortes enquanto capitão do SC Farense Fonte: craquesnasombra.webnode.pt
Paco Fortes enquanto capitão do SC Farense
Fonte: craquesnasombra.webnode.pt

A partir do banco, Paco Fortes deixaria um legado no SC Farense e no futebol português, colocando o “baixinho” Estádio de São Luís na rota do futebol nacional. Deixaria o banco do emblema algarvio 10 anos depois e a insistência das suas filhas acabaram por impedi-lo de regressar a Espanha.

Três anos mais tarde regressaria ao emblema da capital algarvia, mas numa altura em que a crise financeira atingia o seu auge, este acabou por não conseguir salvar o SC Farense da despromoção. Passou ainda por outros clubes de divisões inferiores como o União de Lamas, o Imortal de Albufeira e o Pinhalnovense e teve ainda uma curta experiência no Raja Casablanca até se retirar de vez dos relvados em 2008.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.