📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cápsula Lusitana: O mágico “Figas”

- Advertisement -

Chegou ao Santa Clara como um “desconhecido” para os açorianos, mas acabou por deixar muitas saudades a sua saída do clube. Paulo Figueiredo ou “Figas”, apelidado carinhosamente pelos adeptos do Santa clara, foi um dos melhores jogadores da história do clube açoriano, e é figura de proa desta Cápsula Lusitana.

Quem é?

Paulo José Lopes Figueiredo nasceu a 28 de novembro de 1972 em Angola, quando esta ainda era colónia portuguesa. Iniciou a sua carreira no mundo do futebol em 1991, em Portugal, n’Os Belenenses, acabando por ser emprestado sucessivamente a equipas como: União de Tomar, CD Aves e Elvas. Quando se pensava que o médio iria finalmente ter destaque nos azuis do Restelo, Figueiredo foi para os Açores e por lá ficou durante oito temporadas, ao serviço do Santa Clara, onde até hoje é lembrado como uma das maiores figuras da história do clube.

Acabou por sair do clube quando nada o fazia prever, passando ainda por clubes como os Dragões Sandinenses e antes de passar para uma carreira além-fronteiras jogou no Varzim. Longe de terras portuguesas jogou na Suécia em Osters IF e na Roménia no Ceahiäul. Durante o ano de 2008 passa por CD Olivais e Moscavide e nesse mesmo ano, na época de 2008-2009, volta a Angola e joga no Recreativo de Libolo, onde finda a sua carreira.

No passado dia 23 de Abril, Figueiredo foi homenageado pelo CD Santa Clara. Mostrando, assim, o quão marcado ficou na vida dos açorianos Fonte: CD Santa Clara

Figueiredo era o típico “10”, baixo centro de gravidade, qualidade técnica, capacidade de acelerar com dois ou três toques, com uma meia distância assinalável e com uma capacidade inquestionável de colocar a bola onde mais ninguém conseguia colocar. Ficou marcado, essencialmente, pelas temporadas ao serviço do Santa Clara. Subiu com o clube dos Açores desde a II “B” até à Primeira Liga. Figueiredo é um caso paradigmático. Tivesse nascido dez anos mais tarde e estaríamos a falar de um jogador mais titulado e com passagens por clubes ainda mais relevantes. Apesar disso, até hoje, Figueiredo continua a ser recordado carinhosamente pelos açorianos, onde deixou um verdadeiro legado.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Quarta-feira recheada de surpresas da Taça do Rei: várias equipas profissionais eliminadas

Realizaram-se durante esta quarta-feira vários jogos dos 32avos da Taça do Rei e aconteceram várias surpresas.

Francesco Farioli pode estrear reforço no FC Porto x Vitória SC

João Costa pode ser titular no encontro entre o FC Porto e o Vitória SC, para os quartos de final da Taça da Liga.

«Está cada vez mais difícil para o treinador em Portugal» – Entrevista Bola na Rede a Nuno Pereira

Com o peso da experiência e a ambição intacta, Nuno Pereira revisita a carreira para mostrar porque se sente pronto para abraçar um desafio a solo.

Não é só Gonçalo Inácio: internacional alemão na lista do Barcelona

Nico Schlotterbeck é um dos alvos do Barcelona para o centro da defesa. Gonçalo Inácio também está a ser apontado aos blaugrana.

PUB

Mais Artigos Populares

Florian Wirtz estreia-se a marcar mas Liverpool tropeça contra o Sunderland

O Liverpool e o Sunderland empatou a uma bola na noite desta quarta-feira, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

Benfica x Sporting: Chat GPT indica resultado do dérbi e aponta jogo com 3 golos

O Benfica x Sporting realiza-se na noite de sexta-feira e é uma partida que conta para a 13.ª jornada da Primeira Liga.

Diogo Leite marca auto-golo e Bayern Munique alcança os quartos de final: Eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

O Bayern Munique ganhou 3-1 ao Union Berlin e segue na Taça da Alemanha. Diogo Leite marcou um autogolo e desfez o empate ainda antes do intervalo.