📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Cápsula Lusitana: O mágico “Figas”

- Advertisement -

Chegou ao Santa Clara como um “desconhecido” para os açorianos, mas acabou por deixar muitas saudades a sua saída do clube. Paulo Figueiredo ou “Figas”, apelidado carinhosamente pelos adeptos do Santa clara, foi um dos melhores jogadores da história do clube açoriano, e é figura de proa desta Cápsula Lusitana.

Quem é?

Paulo José Lopes Figueiredo nasceu a 28 de novembro de 1972 em Angola, quando esta ainda era colónia portuguesa. Iniciou a sua carreira no mundo do futebol em 1991, em Portugal, n’Os Belenenses, acabando por ser emprestado sucessivamente a equipas como: União de Tomar, CD Aves e Elvas. Quando se pensava que o médio iria finalmente ter destaque nos azuis do Restelo, Figueiredo foi para os Açores e por lá ficou durante oito temporadas, ao serviço do Santa Clara, onde até hoje é lembrado como uma das maiores figuras da história do clube.

Acabou por sair do clube quando nada o fazia prever, passando ainda por clubes como os Dragões Sandinenses e antes de passar para uma carreira além-fronteiras jogou no Varzim. Longe de terras portuguesas jogou na Suécia em Osters IF e na Roménia no Ceahiäul. Durante o ano de 2008 passa por CD Olivais e Moscavide e nesse mesmo ano, na época de 2008-2009, volta a Angola e joga no Recreativo de Libolo, onde finda a sua carreira.

No passado dia 23 de Abril, Figueiredo foi homenageado pelo CD Santa Clara. Mostrando, assim, o quão marcado ficou na vida dos açorianos Fonte: CD Santa Clara

Figueiredo era o típico “10”, baixo centro de gravidade, qualidade técnica, capacidade de acelerar com dois ou três toques, com uma meia distância assinalável e com uma capacidade inquestionável de colocar a bola onde mais ninguém conseguia colocar. Ficou marcado, essencialmente, pelas temporadas ao serviço do Santa Clara. Subiu com o clube dos Açores desde a II “B” até à Primeira Liga. Figueiredo é um caso paradigmático. Tivesse nascido dez anos mais tarde e estaríamos a falar de um jogador mais titulado e com passagens por clubes ainda mais relevantes. Apesar disso, até hoje, Figueiredo continua a ser recordado carinhosamente pelos açorianos, onde deixou um verdadeiro legado.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.