Cápsula Lusitana: O treinador-político que aceitava ser presidente da Federação

- Advertisement -

Quem é?

Henrique Manuel da Silva Calisto nasceu em Matosinhos no dia 16 de outubro de 1953. Filho de pai pescador, cresceu e passou toda a sua infância no mundo das redes e linhas de pesca. O primeiro contacto de Henrique Calisto com o mundo do desporto deu-se naturalmente com o clube da sua cidade de Matosinhos, o Leixões Sport Clube. Mas enganem-se aqueles que pensam que o primeiro desporto a ser praticado por Henrique Calista foi o futebol. O primeiro desporto federado do treinador português foi o basquetebol.

A experiência de Henrique Calisto no mundo do futebol começa aos seus 15 anos de idade, quando o então jovem Henrique decide ir aos testes de captação da formação do futebol do Leixões SC. Durante este percurso um outro nome consagrado do futebol português acompanhou sempre Henrique Calisto, nada mais nada menos do que do atual treinador do Portimonense, Vítor Oliveira.  Natural também ele de Matosinhos, com apenas um mês de diferença de Henrique Calisto e vizinhos, rapidamente se tornaram bons amigos, amizade essa que se prolongou ao longo dos anos.

A sua carreira como jogador de futebol foi curta, tendo-se estreado pelos seniores do Leixões em 1971 e deixando o futebol em 1975 para se dedicar mais à politica.

O seu interesse pelo mundo da politica surge quando o seu pai é preso pela PIDE devido à participação numa greve de pescadores. Henrique Calisto filar-se-ia primeiramente no Partido Comunista Português (PCP) e mais tarde em 1985 no Partido Socialista(PS). O “bichinho” da politica cresceu sobretudo quando começou a estudar no Porto, mais tarde, em 1991, quando foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, cargo para o qual fora eleito por mais duas vezes, sempre pelo PS.

Henrique Calisto
Fonte: tvviascruzadasbrasilportugal.blogspot.pt

Licenciou-se em educação física tendo tido a sua primeira experiência como professor em 1976, depois do conturbado ano politico de 1975, no liceu de Santo Tirso.

Regressa ao mundo do futebol pelas mãos do ex-jogador do Benfica e FC Porto, António Teixeira, que o convidou para integrar a sua equipa técnica, como adjunto, no Boavista FC em 1980. António Teixeira acabaria por sair do Boavista ainda nessa época 1980/1981 e é então que surge o convite da direção do Boavista para que Henrique Calisto assumisse o comando principal da equipa do Bessa. Convite esse que Henrique Calisto aceitou dando assim inicio a uma marcante carreira de treinador de futebol com apenas 26 anos, certamente um dos mais jovens treinadores de sempre senão o mais jovem.

Destacou-se sobretudo como um dos treinadores mais ativos em Portugal nos anos 80 e 90 com passagens por vários clubes portugueses, notabilizando-se sobretudo pela passagem no Rio Ave e Paços de Ferreira. Foi ainda o primeiro presidente da Associação Nacional Treinadores de Futebol(ANTF). A sua primeira experiência no estrangeiro surge apenas em 2001 quando se muda para o Vietnam, também aliciado pela história politica de esquerda do país, onde permaneceria durante 9 anos.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.

Manchester United tem definido sucessor de Diogo Dalot em caso de saída do internacional português

O Manchester United prepara o cenário da saída de Diogo Dalot. Julian Ryerson, defesa do Borussia Dortmund, é o nome identificado.

Barcelona tem em cima da mesa proposta de 300 milhões de euros para vender jogador

O Barcelona pode bater todos os recordes de transferências se assim o quiser. Em cima da mesa culé há uma proposta megalómana por Lamine Yamal.

Caso dos emails: FC Porto condenado a pagar indemnização ao Benfica

O Tribunal Constitucional confirmou uma indemnização de 605 mil euros do FC Porto ao Benfica no âmbito do caso dos emails.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.