Cápsula Lusitana: O treinador-político que aceitava ser presidente da Federação

- Advertisement -

Quem é?

Henrique Manuel da Silva Calisto nasceu em Matosinhos no dia 16 de outubro de 1953. Filho de pai pescador, cresceu e passou toda a sua infância no mundo das redes e linhas de pesca. O primeiro contacto de Henrique Calisto com o mundo do desporto deu-se naturalmente com o clube da sua cidade de Matosinhos, o Leixões Sport Clube. Mas enganem-se aqueles que pensam que o primeiro desporto a ser praticado por Henrique Calista foi o futebol. O primeiro desporto federado do treinador português foi o basquetebol.

A experiência de Henrique Calisto no mundo do futebol começa aos seus 15 anos de idade, quando o então jovem Henrique decide ir aos testes de captação da formação do futebol do Leixões SC. Durante este percurso um outro nome consagrado do futebol português acompanhou sempre Henrique Calisto, nada mais nada menos do que do atual treinador do Portimonense, Vítor Oliveira.  Natural também ele de Matosinhos, com apenas um mês de diferença de Henrique Calisto e vizinhos, rapidamente se tornaram bons amigos, amizade essa que se prolongou ao longo dos anos.

A sua carreira como jogador de futebol foi curta, tendo-se estreado pelos seniores do Leixões em 1971 e deixando o futebol em 1975 para se dedicar mais à politica.

O seu interesse pelo mundo da politica surge quando o seu pai é preso pela PIDE devido à participação numa greve de pescadores. Henrique Calisto filar-se-ia primeiramente no Partido Comunista Português (PCP) e mais tarde em 1985 no Partido Socialista(PS). O “bichinho” da politica cresceu sobretudo quando começou a estudar no Porto, mais tarde, em 1991, quando foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, cargo para o qual fora eleito por mais duas vezes, sempre pelo PS.

Henrique Calisto
Fonte: tvviascruzadasbrasilportugal.blogspot.pt

Licenciou-se em educação física tendo tido a sua primeira experiência como professor em 1976, depois do conturbado ano politico de 1975, no liceu de Santo Tirso.

Regressa ao mundo do futebol pelas mãos do ex-jogador do Benfica e FC Porto, António Teixeira, que o convidou para integrar a sua equipa técnica, como adjunto, no Boavista FC em 1980. António Teixeira acabaria por sair do Boavista ainda nessa época 1980/1981 e é então que surge o convite da direção do Boavista para que Henrique Calisto assumisse o comando principal da equipa do Bessa. Convite esse que Henrique Calisto aceitou dando assim inicio a uma marcante carreira de treinador de futebol com apenas 26 anos, certamente um dos mais jovens treinadores de sempre senão o mais jovem.

Destacou-se sobretudo como um dos treinadores mais ativos em Portugal nos anos 80 e 90 com passagens por vários clubes portugueses, notabilizando-se sobretudo pela passagem no Rio Ave e Paços de Ferreira. Foi ainda o primeiro presidente da Associação Nacional Treinadores de Futebol(ANTF). A sua primeira experiência no estrangeiro surge apenas em 2001 quando se muda para o Vietnam, também aliciado pela história politica de esquerda do país, onde permaneceria durante 9 anos.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: jogador não desiste e quer convencer Marco Silva

Enzo Barrenechea é considerado como negociável pelo Benfica, mas quer entrar nos planos de Marco Silva para a próxima época.

Há novidades importantes quanto à ida de Bernardo Silva para o Real Madrid de José Mourinho

Bernardo Silva já assinou oficialmente o seu contrato no Real Madrid. Internacional português é um dos reforços do clube merengue.

É oficial: Anthony Lopes tem novo clube em França

O Angers oficializou a contratação de Anthony Lopes. Internacional português assina contrato de duas épocas, com opção de mais uma.

PSG renova contrato de jovem promessa perante interesse vindo de Inglaterra

Senny Mayulu quer continuar no PSG e está tudo encaminhado para isso. Jovem de 20 anos prepara-se para renovar contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Ranking feminino da FIFA: Portugal desce uma posição

Portugal desceu no ranking de seleções femininas da FIFA. Seleção Nacional passa a estar em 22.º lugar, ultrapassada pela República da Irlanda.

Samuel Silva a caminho do Vitória SC depois de brilhar na Segunda Liga

Samuel Silva será reforço do Vitória SC para a próxima temporada. Português foi eleito o Guarda-redes do Ano da Segunda Liga em 2025/26, ao serviço do Marítimo.

Há novidades importantes quanto à ida de Ruben Amorim para o AC Milan

Ruben Amorim já assinou o seu contrato no AC Milan. Técnico português vai mesmo voltar ao ativo e treinar os Rossoneri.