Cápsula Lusitana: Vítor Paneira – Um ala em corpo de “10”

- Advertisement -

Quem é?

Vítor Manuel da Costa Araújo, mais conhecido por Vítor Paneira, faz parte do imaginário de todos os portugueses, mais em especial dos benfiquistas. Foi um dos últimos grandes médios do futebol português, um ala romântico, um número 7 à antiga que transpirava classe por todos os poros do corpo. Vítor nasceu para o futebol em Vila Nova de Famalicão, passando depois por Vizela, onde acabaria por dar o salto para o clube que o catapultou para a grande montra do futebol internacional: o Benfica. Depois do Benfica, ainda contou com passagens pelo Vitória de Guimarães, onde deu espetáculo ao longo de quatro épocas fantásticas, e pela Académica de Coimbra, onde cessou a carreira de jogador. A passagem pela seleção nacional foi igualmente marcante contando com quatro golos em 44 internacionalizações. A finta curta de Paneira, os cruzamentos milimétricos, a visão de jogo que só ele tinha, a redondinha que colada ao pé de Paneira parecia feliz, bem tratada, à espera de uma nova ordem do cérebro do seu mestre. Tudo isto perdurará na memória do adepto de futebol. Deixou o futebol como uma das maiores figuras das últimas décadas do futebol português e do Benfica e ainda hoje deixa saudades, o que diz muito da relevância deste ala, mágico ala em corpo de dez.

Fonte: SL Benfica

Depois de pendurar as botas, Paneira aventurou-se como treinador de futebol. Contou com trabalhos bastante positivos, passando por clubes como: Tondela, Varzim, Boavista, Famalicão, entre outros. A primazia pelo futebol positivo, de ataque, de velocidade foi sempre uma constante de Paneira tanto como jogador, como depois enquanto treinador.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 ausências na convocatória da Seleção de Portugal

Roberto Martinez deu a conhecer os 27 convocados que irão representar a seleção de Portugal no tão aguardado campeonato

José Mourinho faz mexidas na estrutura do Real Madrid: eis o que pretende o treinador português

José Mourinho quer contratar um nome que seja o elo de ligação entre os jogadores e a equipa técnica dos merengues.

Giro d’Italia #2: Afonso Eulálio de Rosa e a escalada de Vingegaard

A semana de competição do Giro d'Italia começou com...

Sporting: defesa dos leões com propostas de 3 equipas da Primeira Liga

David Moreira deve deixar de ser jogador do Sporting no próximo mercado. O lateral tem ofertas de três clubes da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Grupo C fechado: Eis os convocados de Marrocos para o Mundial 2026

Já se sabe quem vai ao Mundial 2026 por Marrocos. Seleção Marroquina deu a conhecer lista de convocados para o torneio.

Bernardo Silva comenta decisão de sair do Manchester City: «É a minha última oportunidade de ter mais um desafio na minha vida»

Bernardo Silva falou sobre a decisão de deixar o Manchester City. Internacional português vai sair do clube no final da presente temporada.

Bournemouth ou Brighton ainda podem ir à Champions League: eis o cenário

O Bournemouth ou o Brighton ainda podem se qualificar para a Champions League, caso o Aston Villa, depois de ganhar a Europa League, terminar em 5.º na Premier League.