Cápsula Lusitana: Vítor Paneira – Um ala em corpo de “10”

- Advertisement -

Quem é?

Vítor Manuel da Costa Araújo, mais conhecido por Vítor Paneira, faz parte do imaginário de todos os portugueses, mais em especial dos benfiquistas. Foi um dos últimos grandes médios do futebol português, um ala romântico, um número 7 à antiga que transpirava classe por todos os poros do corpo. Vítor nasceu para o futebol em Vila Nova de Famalicão, passando depois por Vizela, onde acabaria por dar o salto para o clube que o catapultou para a grande montra do futebol internacional: o Benfica. Depois do Benfica, ainda contou com passagens pelo Vitória de Guimarães, onde deu espetáculo ao longo de quatro épocas fantásticas, e pela Académica de Coimbra, onde cessou a carreira de jogador. A passagem pela seleção nacional foi igualmente marcante contando com quatro golos em 44 internacionalizações. A finta curta de Paneira, os cruzamentos milimétricos, a visão de jogo que só ele tinha, a redondinha que colada ao pé de Paneira parecia feliz, bem tratada, à espera de uma nova ordem do cérebro do seu mestre. Tudo isto perdurará na memória do adepto de futebol. Deixou o futebol como uma das maiores figuras das últimas décadas do futebol português e do Benfica e ainda hoje deixa saudades, o que diz muito da relevância deste ala, mágico ala em corpo de dez.

Fonte: SL Benfica

Depois de pendurar as botas, Paneira aventurou-se como treinador de futebol. Contou com trabalhos bastante positivos, passando por clubes como: Tondela, Varzim, Boavista, Famalicão, entre outros. A primazia pelo futebol positivo, de ataque, de velocidade foi sempre uma constante de Paneira tanto como jogador, como depois enquanto treinador.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mudança de planos para João Palhinha: Tottenham vai devolver o médio ao Bayern Munique no final do empréstimo

O Tottenham não vai acionar a opção de compra de 30 milhões de euros por João Palhinha, forçando um regresso ao Bayern Munique no verão.

Luis Enrique encantado com o golo e assistência de Nuno Mendes frente ao Nice: «Pode jogar como número 9»

Nuno Mendes apontou um golo e uma assistência na goleada do PSG diante do Nice por 4-0. Luis Enrique deixou grandes elogios ao internacional português.

Torreense aumenta série de vitórias na visita a Felgueiras e mantém lugar no pódio

Na 27.ª jornada da Segunda Liga, o Torreense chegou à terceira vitória consecutiva ao bater o Felgueiras por três bolas a zero.

Benfica vence Marítimo e aumenta vantagem provisória na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica derrotou o Marítimo na Madeira. Águias regressam às vitórias na Primeira Liga Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Riccardo Calafiori saiu da AS Roma com José Mourinho: «Provavelmente desiludi-o e depois do Bodo/Glimt tudo mudou»

Riccardo Calafiori falou do seu percurso na AS Roma e da ligação com José Mourinho. Defesa representa agora o Arsenal.

Francisco Conceição lamenta desaire da Juventus e atira: «Tento ajudar a equipa com as minhas qualidades»

A Juventus empatou com o Sassuolo na Serie A e pôs em risco um lugar nos postos europeus. Francisco Conceição reagiu ao desaire.

Regresso de Fotis Ioannidis adiado: Eis os novos detalhes sobre a lesão do avançado do Sporting

Fotis Ioannidis continuará afastado dos relvados até meados de abril, falhando assim os próximos quatro jogos do Sporting.