Cápsula Lusitana: Vítor Paneira – Um ala em corpo de “10”

- Advertisement -

Quem é?

Vítor Manuel da Costa Araújo, mais conhecido por Vítor Paneira, faz parte do imaginário de todos os portugueses, mais em especial dos benfiquistas. Foi um dos últimos grandes médios do futebol português, um ala romântico, um número 7 à antiga que transpirava classe por todos os poros do corpo. Vítor nasceu para o futebol em Vila Nova de Famalicão, passando depois por Vizela, onde acabaria por dar o salto para o clube que o catapultou para a grande montra do futebol internacional: o Benfica. Depois do Benfica, ainda contou com passagens pelo Vitória de Guimarães, onde deu espetáculo ao longo de quatro épocas fantásticas, e pela Académica de Coimbra, onde cessou a carreira de jogador. A passagem pela seleção nacional foi igualmente marcante contando com quatro golos em 44 internacionalizações. A finta curta de Paneira, os cruzamentos milimétricos, a visão de jogo que só ele tinha, a redondinha que colada ao pé de Paneira parecia feliz, bem tratada, à espera de uma nova ordem do cérebro do seu mestre. Tudo isto perdurará na memória do adepto de futebol. Deixou o futebol como uma das maiores figuras das últimas décadas do futebol português e do Benfica e ainda hoje deixa saudades, o que diz muito da relevância deste ala, mágico ala em corpo de dez.

Fonte: SL Benfica

Depois de pendurar as botas, Paneira aventurou-se como treinador de futebol. Contou com trabalhos bastante positivos, passando por clubes como: Tondela, Varzim, Boavista, Famalicão, entre outros. A primazia pelo futebol positivo, de ataque, de velocidade foi sempre uma constante de Paneira tanto como jogador, como depois enquanto treinador.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Gião e o empate na estreia no comando do CD Nacional: «Sofremos um golo num erro que é meu»

João Gião analisou o empate a dois golos entre Santa Clara e CD Nacional. Técnico lamentou a impaciência da sua equipa com bola.

Rio Ave fecha defesa-central que joga no Brasil: eis os detalhes

Rodrigo Gomes vai ser jogador do Rio Ave. Defesa-central de 20 anos já está em Vila do Conde e vai assinar um contrato válido de quatro épocas.

Já é conhecido o próximo clube de Alexis Sánchez

Alexis Sánchez vai ser jogador do CF Montréal. Avançado chileno de 37 anos assinará um contrato válido de dois anos com o clube do Canadá.

Nome sonante associado ao FC Porto está a um passo de reforçar o Besiktas: eis a situação

Dusan Vlahovic está muito perto de reforçar o Besiktas. Avançado sérvio de 26 anos tinha sido associado, pela imprensa turca, ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto tem interesse em avançado do PSG

O FC Porto está interessado em Ibrahim Mbaye. Jovem extremo de 18 anos joga no PSG e tem contrato válido por duas épocas.

Época 2026/27 arranca em força: Eis todos os resultados da jornada inaugural da Primeira Liga

A primeira jornada da temporada 2026/27 na Primeira Liga foi encerrada com o Santa Clara x CD Nacional. Fica com todos os resultados.

FC Porto não facilita e impõe condição importante para a saída de Rodrigo Mora para a AS Roma

O FC Porto quer incluir uma opção de recompra por Rodrigo Mora, médio ofensivo que está a ser negociar com a AS Roma.