Carta Aberta ao único maestro, Roger Federer

- Advertisement -

BnR, 23 de setembro de 2022

Caro Roger Federer,

Acima de quaisquer palavras, um muito obrigado. Um grande obrigado, por ver-te jogar. Foste alguém que elevou a magia nas quadras durante 24 anos. Quando falamos da nossa querida modalidade, expressamos muito a história dos grandes que elevaram o Ténis, para outros níveis e patamares.

Sem qualquer dúvida preenches um camarote no Hall Of Fame, pelos melhores motivos. O que fizeste na tua carreira notável, é algo que sem dúvidas é praticamente irrepetível de ser igualada. Foram 20 Grand Slam, 103 títulos ATP, impressionantes 1.526 partidas, como profissional. Dessas 1.526 partidas, converteste em vitórias um total de 1.251 jogos, além de duas medalhas olímpicas, das quais uma foi de ouro, conquistada ao lado do teu excelente colega, Stan Wawrinka.

Pensarias, aos teus 19 anos que irias ter uma carreira tão extraordinária como a que tiveste? Provavelmente não, mas todo o esforço, a coragem, a perseverança, e a determinação de miúdo, que cresceu em Basileia, conseguiu hoje, elevar-se a um «Gladiador dos Courts». Hoje, aos teus 41 anos de idade, ficarás sempre marcado no Top 3, dos melhores de todos os tempos. O legado que deixas, marcou, marca e para sempre marcará milhares, senão milhões de jovens em todo o mundo que inspiram ser um dia um grande jogador, como tu foste. ´

Agradecemos também a todos/as aqueles/as que sempre te apoiaram, nesta jornada tão fabulosa. Todos os teus treinadores, fãs, amigos, familiares, patrocinadores e mais alguns, mas em sobretudo aos teus adversários. Sempre te trataram com o maior respeito, procurando o teu melhor como pessoa, como atleta. Travaram contigo grandes batalhas e sempre te viram, como o adversário expoente da nossa incrível modalidade. De exemplos, há alguns muito especiais. Novak Djokovic, Andy Murray, Rafael Nadal, entre outros.

É precisamente com o Rafa, que vais marcar a tua despedida do court, profissionalmente. Tiveste uma das rivalidades mais especiais com ele. Foi especial porque não foi uma rivalidade só da modalidade, mas sim de todo o desporto. É uma despedida muito especial, pois a dupla «Fedal» vai poder juntar-se nesta última jornada, sendo um jogo de dimensão universal e inesquecível. De memória, é nostálgico recordar jogos que já aconteceram entre vocês. A Final Masculina, no Open da Austrália em 2017. Vocês vinham de lesões, em processo de recuperação, e mesmo assim conseguiram criar uma absoluta obra de arte, naquela tão brilhante final de cinco sets, que ficará na História da competição, para todo o sempre.

Pessoalmente, não consigo deixar de pensar de um momento, numa linha temporal muito específica. A conquista do teu Roland Garros, em 2009. Nesse ano, tinha oito anos de idade. Até hoje, na minha cabeça relembro-me da ball toss, de conectares o serviço e vencer o match point. Após aquele momento emotivo, bastante lindo, conseguiste que um miúdo sentisse a pele toda arrepiada, ao sentir toda a emoção de uma vitória, que para mim foi a mais única e especial, na tua carreira.

As palavras de milhões, estão aqui expressas nesta carta. Obrigado por ver-te jogar, por vibrar contigo. O mundo do ténis ama-te, para sempre te amará, e nunca será um adeus.

Com toda a admiração do mundo,

Vítor Vieira

Foto de Capa: ATP Tour

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a reação de Cristiano Ronaldo à vitória de Portugal sobre a Noruega

Cristiano Ronaldo reagiu nas redes sociais ao triunfo de Portugal frente à Noruega, depois de não ter sido utilizado na partida.

Rafael Leão analisa vitória de Portugal na Noruega e destaca jogador da Seleção: «Já sofreu muitas críticas e agora está a mostrar a sua...

Rafael Leão analisou a vitória de Portugal frente à Noruega e falou sobre este início de trabalhos com Jorge Jesus.

Martin Odegaard critica Bernardo Silva após Noruega x Portugal: «Foi uma atitude insensata da parte dele, é uma pena que as pessoas ajam assim»

Martin Odegaard deixou duras críticas a Bernardo Silva após uma entrada do internacional português sobre o médio do Arsenal.

Andreas Schjelderup revela desejo ao serviço do Benfica e ambição de conquistar um lugar no onze: «Claro que todos querem jogar todos os jogos»

Andreas Schjelderup reagiu ao desaire da Noruega diante de Portugal, na segunda jornada da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus revela conversa com Cristiano Ronaldo antes do Noruega x Portugal: «Disse-lhe que não o ia meter»

Jorge Jesus analisou o triunfo de Portugal frente à Noruega e respondeu às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa.

Jorge Jesus comenta exibição de João Palhinha na Noruega: «Fez defensivamente o que era importante»

Jorge Jesus analisou o triunfo de Portugal frente à Noruega e respondeu às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa.

Jorge Jesus destaca avançado de Portugal: «Foi o jogador criativo que tinha pensado colocar»

Jorge Jesus analisou o triunfo de Portugal frente à Noruega e respondeu às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa.