Carta aberta de quem nunca viu jogar Diego Maradona

Querido Diego,

Podes perguntar “Não me viste jogar, porque sou um dos teus ídolos”? Mas é verdade. Tenho apenas 20 anos e os teus tempos áureos já tinham passado enquanto crescia a ver Messi e Ronaldo a brilhar na minha televisão. Tudo a que eu tinha acesso eram DVD’s e excertos teus que via na televisão ao lado do meu pai, um grande fã teu.

Infelizmente, nem sempre ouvi falar bem de ti. Cometeste muitos erros, mas sempre que olhava para as tuas imagens via um sorriso, sendo isso o que eu guardava. A bola ao teu lado era bem tratada e, mesmo sem termos acesso ao que ela pensava, temos a certeza que era muito feliz quando estava nos teus pés.

Desde que comecei a apreciar futebol, o meu pai persuadiu-me para pensar que eras o melhor do mundo. Confesso que no início duvidei, porque estava deslumbrada com os craques do momento, mas aos poucos fui lhe dando razão. Podem não achar que és o melhor futebolista de sempre, mas tenho sempre as palavras certas para defender o contrário.

Vejo vezes e vezes sem conta os teus vídeos. Enquanto crescia e achava que tinha jeito para jogar à bola, pensava que podia fazer o que fazias, mas nunca vai existir ninguém igual a ti. As tuas fintas, os teus passes e os teus golos vão marcar para sempre o futebol e não só, porque o que fazias rompia barreiras.

O teu futebol podia ser comparado ao ballet, porque é a dança mais perfeita. As tuas fintas podem ser acompanhadas pela melhor orquestra do mundo, porque são a melhor composição. Os teus golos podiam ser um filme vencedor de Óscar, porque se tratam de histórias únicas.

É difícil encontrar sinónimos do que fazias dentro e fora das quatro linhas. Tudo parava para te ver. O estádio enchia antes do apito inicial só para te ver aquecer e eu acho isso inacreditável, porque eras o espetáculo já dentro do espetáculo que era um encontro de futebol.

Agradeço ao meu pai, que me apaixonou pelo futebol e por me ter apresentado um génio como tu. Hoje, desapareceste fisicamente, mas o teu legado fica garantido para sempre. As novas gerações são despertadas desde cedo para a magia do futebol e, mesmo com algumas polémicas, existem sempre bons motivos para te perpetuar no tempo.

Confesso que escrevo esta carta com a voz embargada e com os dedos congelados. Ainda parece mentira, mas quero acreditar, Diego, que isto é apenas o início da tua carreira noutro clube, ao lado de nomes como Eusébio e Di Stefano. Que belo duelo vai existir entre vocês, não é verdade? Diverte-te, como nos divertes a nós.

Até sempre, El Pibe.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi bisa na festa de despedida na Argentina: «Mundial 2026? O mais lógico é que não chegue»

A Argentina venceu a Venezuela por 3-0 na qualificação sul-americana ao Mundial 2026. Possível despedida de Lionel Messi em casa.

Trubin comenta chegada de Sudakov: «Rui Costa disse que nunca me tinha visto a sorrir assim»

Trubin falou sobre a contratação de Sudakov por parte do Benfica. Guarda-redes ucraniano revelou conversa com Rui Costa.

Noronha Lopes critica preços dos bilhetes da Champions: «Sócios do Benfica não podem continuar a pagar os erros de gestão de Rui Costa»

João Noronha Lopes deixou críticas para a gestão da direção de Rui Costa. Em causa, o aumento do preços dos bilhetes do Benfica nos jogos da Champions League.

Esteve na mira do FC Porto e deixou “dica” para o Barcelona: «Não creio que tivesse assinado se fosse para jogar na equipa B»

Roony Bardghji garantiu que não tem qualquer interesse em jogar pela equipa B do Barcelona. O avançado sueco esteve na mira do FC Porto no último mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal goleia Andorra por 11-2 e está nas meias-finais do Europeu de Hóquei em Patins

Portugal goleou a seleção de Andorra por 11-2, nos quartos de final do Europeu de Hóquei em Patins. A equipa das quinas vai agora enfrentar a Espanha.

Ida de Rodrigo Zalazar do Braga para o Fenerbahçe desmentida pelo pai do jogador: «Apenas rumores»

Rodrigo Zalazar foi apontado ao Fenerbahçe, mas o pai do jogador já negou o rumor. O médio está determinado em continuar no Braga.

Internacional inglês sai em defesa de Alexander Isak: «Os bons rapazes não ganham»

Rio Ferdinand saiu em defesa de Alexander Isak. O avançado sueco forçou a saída do Newcastle para o Liverpool e o antigo internacional inglês entendeu a posição do jogador.