📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carta Aberta a David Lappartient: Um Legado que nos Orgulhe

- Advertisement -

 

Caro Presidente da UCI,

Tenho sido regularmente um crítico regular da sua presidência e tem de admitir que há muito que não está a correr bem: o caos no World Tour, as equipas Pro Continentais a desaparecer, as desqualificações polémicas… Contudo, dirijo-lhe esta missiva num espírito diferente, com uma vontade de comunhão num ideal comum.

Quando, em 2011, choramos juntos a morte de Wouter Weylandt, fizemo-lo chocados com a aberração que era o evento, estupefactos com a tragédia que nos relembrou do quão perigoso pode ser este desporto que amamos.

No entanto, não foi esse o nosso estado de espírito aquando do falecimento de Bjorg Lambrecht ou da paraplegia de Edo Maas. As lágrimas foram as mesmas e o sentido de comunidade que há entre nós no ciclismo também continua intacto. Mas, faltou-nos a surpresa.

Por mais fatídicos que sejam esses acontecimentos, já não nos deixam atónitos como outrora, a morte e a tragédia voltaram a fazer parte do dicionário da nossa modalidade nestes últimos tempos.

Aos 19 anos, a carreira de Edo Maas terminou num trágico acidente
Fonte: Team Sunweb

Como foi possível deixarmos tal acontecer? Como foi possível aceitarmos a normalização da desgraça?

Não penso que a culpa seja sua. Foi uma degradação gradual da segurança em que todos fomos testemunhas silenciosas. Cabe, todavia, a quem hoje assume as mais altas responsabilidades na UCI tomar a iniciativa para virar a página e garantir que os nossos heróis não estão iminentemente sujeitos ao risco de ver os seus sonhos acabar na beira de uma qualquer estrada anónima.

Com os crescentes esforços das equipas e o advento de novas soluções tecnológicas, temos a oportunidade de garantir um ciclismo mais seguro para todos e que corresponda às necessidades de uma sociedade evoluída e que já não aceita a perda dos seus pelo simples facto de que não houve quem se preocupasse o suficiente para os proteger.

Quem somos nós enquanto comunidade se estamos menos preocupados com o escudar dos nossos atletas que com o tamanho das meias com as quais enfrentam a perspetiva do seu próprio fim?

Parta, então, para a ação e deixe-nos um legado de que se possa verdadeiramente orgulhar.

Foto de Capa: Cycling Rwanda

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

Xabi Alonso diz que ficou por assinalar penálti no Alavés x Real Madrid e afirma: «Temos de dar continuidade às coisas boas que fizemos»

O Real Madrid venceu fora de casa o Alavés por 2-1 na La Liga. Lê algumas das declarações do treinador Xabi Alonso.

Diogo Leite atinge marca redonda na Bundesliga: «Tenho a certeza de que fiz a escolha certa»

Diogo Leite atingiu os 100 jogos na Bundesliga. Defesa-central do Union Berlin garante estar «feliz e orgulhoso» pela marca.

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers ruma à Arábia Saudita e já tem novo clube depois da demissão do Celtic

Brendan Rodgers vai ser o novo treinador do Al Qadsiah. Treinador da Irlanda do Norte prepara-se para rumar à Arábia Saudita.

Mohamed Salah muito apreciado dentro do Liverpool: «Nos momentos mais difíceis que passei no clube, ele estava sempre presente»

Curtis Jones falou sobre a relação com Mohamed Salah. Palavras de apreço para com o avançado egípcio do Liverpool.

Viktor Gyokeres muito criticado pela imprensa inglesa: «Ainda a tentar provar o seu valor»

Viktor Gyokeres recebeu algumas críticas da imprensa inglesa. Exibição diante do Wolverhampton no centro da negatividade.