- Advertisement -

Caro mister Nuno Capucho

Peço desculpa pela audácia, mas não consegui amarrar a vontade de lhe escrever umas breves mas ‘sentidas’ linhas, que espero que não entenda como vergonhosas perante a eventual mensagem que possam vir a passar.

Depois de ouvir as suas declarações, a primeira reacção que tive foi de o aplaudir. ‘Aqui está um homem à séria’ – pensei. No entanto, após algum tempo, parei para reflectir um pouco mais sobre o que o Nuno acabara de proferir. Então decidi escrever-lhe esta ‘humilde’ carta sobre aquilo que me assolou a mente, e essencialmente a alma.

O Nuno colocou o dedo na ferida. Não há dúvida. Mas realmente se é como diz, que o futebol português é uma vergonha e que já sabe quem sobe e quem desce, devo então colocar-lhe algumas questões que me parecem ser de todo fundamentais.

O mister já sabe mesmo quem desce e quem sobe? Pois isso não me parece difícil de adivinhar. O Gil Vicente FC é um dos que sobe (pela secretaria) directamente do Campeonato de Portugal para a Primeira Liga. Esta já toda a gente sabia. Depois, e com o recordista mundial de subidas a treinar o Paços de Ferreira, parece-me óbvia a segunda equipa a subir. Por fim, calculo que se esteja a referir ao GD Estoril Praia. O que também é mais ou menos óbvio que aconteça, dado que toda a gente diz à boca cheia que por norma o principal candidato a subir no ano seguinte é sempre aquele que desceu.

O que para mim ficou claro com as suas palavras, é que já sabemos quem não subirá: o Varzim SC. Se assim não fosse calculo que o Nuno não estaria a fazer aquelas declarações. Portanto, se o Varzim tem pretensões a subir, o melhor será despedir o seu treinador. Desculpe lá Nuno!

Terá o treinador do Varzim condições para permanecer no comando da sua equipa?
Fonte: Varzim SC

Agora mais a sério: se sabe tudo isso então que o diga. De que serve lançar mais achas para a fogueira? Pois que dê ‘o nome aos bois’. Fartos de polémicas estamos nós. Fartos de ouvir todos os dias histórias de possível corrupção, de tráfico de influências, de interesses, de compadrios, etc.

Mais ainda: se é uma vergonha, calculo que o Nuno Capucho não faça intenções de prosseguir a sua vida profissional nessa mesma vergonha. Afinal parece que está mesmo a ponderar abandonar a carreira de treinador. Acho que faz sentido perante o que falou. Se já se sabe quem sobe e quem desce, então não está aí a fazer nada, porque nada será alterado com o seu bom ou mau trabalho. Acho pois que deverá procurar trabalho… lá fora. Onde nada está combinado.

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Neto evita suspensão pelo incidente com apanha-bolas na Champions League

Pedro Neto recebeu apenas uma advertência da UEFA pelo incidente com um apanha-bolas durante o PSG x Chelsea, nos oitavos-de-final da Champions League.

Al Nassr vê renovação de Jorge Jesus como uma prioridade mas o Mundial 2026 pode vir a ser um obstáculo

O Al Nassr pretende renovar em breve com Jorge Jesus por mais uma temporada, mas receia a chegada de propostas de seleções para o Mundial 2026.

Chelsea: Multa de mais de 10 milhões de euros e proibição de transferências de uma época com pena suspensa

A Premier League aplicou a maior multa de sempre ao Chelsea, por infrações regulamentares. Contratos de Ramires, David Luiz e Matic foram alvos de investigação.

Dupla do Benfica chamada à seleção da Ucrânia para os playoffs de acesso ao Mundial 2026

Anatoliy Trubin e Georgiy Sudakov foram chamados por Serhiy Rebrov para a seleção da Ucrânia, que procura chegar ao Mundial 2026 através dos playoffs.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlo Ancelotti escolhe jogador do FC Porto para o melhor onze brasileiro de todos os tempos

Em entrevista à Marca, Carlo Ancelotti revelou o seu onze brasileiro de sonho de todos os tempos, no qual incluiu o defesa-central do FC Porto, Thiago Silva.

RB Leipzig oficializa contratação de Rocco Reitz para a próxima temporada

Rocco Reitz vai juntar-se ao RB Leipzig na época 2026/27. O médio de 23 anos, que chega do Borussia Monchengladbach, assinou um contrato válido até 2031.

Dominik Szoboszlai após o empate diante do Tottenham: «Devemos ficar contentes por nos qualificarmos para a Liga Conferência a jogar assim»

Dominik Szoboszlai não poupou críticas ao Liverpool após o empate 1-1 frente ao Tottenham. O médio, com ironia, sublinhou que a equipa deveria considerar-se satisfeita com a qualificação para a Liga Conferência.