- Advertisement -

cartaaberta

A 31 de Maio de 2016, Paulo Fonseca despediu-se da estrutura bracarense. Depois de uma época fantástica, penso não estar enganado quando te digo que se um dia pretenderes voltar a porta está aberta.

Depois de ajudar a escrever mais uma epístola no evangelho bracarense, segue-se o Shakthar em terras de leste. Os Bracara Augustanos ficaram encantados e agradecidos com a tua simpatia e coragem, que acabou por nos conquistar a todos e à Taça de Portugal. Por Braga, desejam-se as maiores felicidades para ti, já que nos deste muitas durante o ano, chegando a culminar com misticismo e alegria, e num jogo de Guerreiros, a temporada do mágico Braga. Numa época em que vimos um pouco de tudo em todas as competições, compreende-se a tua partida. Revelaste que um grupo de trabalho é superior às individualidades, e que estas a existirem são potenciadas pela união. A verdade é que não queríamos a tua ida. A maldosa mentira, é que já seguiste o teu caminho.

A porta está sempre aberta para Paulo Fonseca Fonte: SC Braga
A porta está sempre aberta para Paulo Fonseca
Fonte: SC Braga

Não te esqueças de onde sais. Foi aí que reapareceste para o mundo do futebol. Fizeste o teu caminho acompanhado de uma massa associativa que sempre te apoiou e te acalorou. Essa, que no momento da despedida se sentiu feliz por ouvi-lo da tua boca. Não te percas, e vê por onde e para onde vais. Desejamos-te as maiores alegrias do mundo, e se voltares a defrontar-nos, agora com a camisola do inimigo, vai custar, mas esperemos que neste caso único percas. (A não ser que seja a duas mãos – queremos que percas as duas partidas). Pelo que sei, a escolha que fizeste foi acertada na medida em que todos temos de precaver o nosso futuro.

Foram razões económicas que pesaram e de facto, frente a ucranianos só mesmo os russos. Bem podias ter aguardado este ano de contrato para no fim saltares. Mas compreendemos a tua decisão e acima de tudo respeitámos. Não cedeste ao mesmo dinheiro que movimenta o futebol, e te poderia ter colocado num rival da mesma Liga. Para nós foi bom, e um acto de respeito ter visto isso. Se tu reconheces o nosso valor e dás o exemplo, é porque o merecemos. És um vencedor e que assim continues.

Agora falando mais a sério, de Pedro para Paulo. Numa conversa apostólica vou tentar explicar esse paulinismo que tentaste imprimir na equipa bracarense. Revigoraste o nosso estilo de jogo e tornaste-o apelativo e desejado no futebol ao ponto de seres reconhecido por isso.

Deixaste-nos no nosso lugar mínimo e aceitável na liga é verdade, mas privilegiando outras competições. Fizeste-nos conquistar algo. Algo que até nos fugia há muito tempo. Encontraste Jesus pelo caminho, no intitulado melhor jogo do ano, e festejaste. Colocaste-nos no lote europeu em destaque e com um valor muito próprio e sem repetição. Mostraste que o Braga é um clube enorme e que merece crescer pelo esforço que tem vindo a fazer ao longo do tempo. Enfim, ajudaste a escrever o novo testamento do Braga. Em situações demasiado normais prevalecia a realidade e o sonho estaria distante. O que fizeste foi o contrário de tudo isto. Colocaste-nos no sonho e afastaste a realidade quente/fria que há muito vivíamos. As maiores felicidades para ti e para os teus e que o futebol esteja sempre contigo como esteve no meio de nós!!

Força, Paulo Fonseca!

Pedro Nuno Sousa
Pedro Nuno Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Pedro tem 22 anos, é arqueólogo de formação e jornalista desportivo por inspiração. Teve oportunidade de praticar vários desportos, o que proporcionou esta paixão. Frequenta o mestrado em História e é minhoto. Gosta muito dos seus amigos e por isso tenta preservá-los. Também gosta de teatro e é ator amador. Frequentou formações no 'Cenjor' e no 'Palavras Ditas' porque gosta de enriquecer a vida profissional. Um dia espera ser relator de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Parma avança por Andreas Schjelderup e conta com concorrência pesada de outros 2 clubes europeus

Andreas Schjelderup pode deixar o Benfica neste mercado. Além do Parma, também a AS Roma e o West Ham querem o extremo norueguês.

Imprensa inglesa avança com interesse do Liverpool em jogador do FC Porto

O Liverpool está de olho em Martim Fernandes, lateral do FC Porto. Reds podem contratar novo lateral direito neste mercado.

Escaldante dérbi do Minho na final da Taça da Liga: eis os onzes prováveis

O Vitória SC e Braga defrontam-se em Leiria numa final inédita da Taça da Liga. Eis os onzes prováveis das duas equipas.

Neemias Queta fundamental no regresso dos Boston Celtics às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Toronto Raptors em mais uma madrugada da NBA. Neemias Queta esteve imperial no jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rayan Lucas e Rômulo Júnior querem convencer o Sporting até ao verão

Rayan Lucas e Rômulo Júnior pretendem continuar no Sporting e vão tentar convencer a estrutura leonina na segunda metade da época.

Tribunal espanhol rejeita recurso e médio do Sporting condenado a pagar 1 milhão de euros

Mateo Tanlongo foi condenado pelo Tribunal Supremo de Espanha ao pagamento de uma indemnização de um milhão de euros.

Carlos Martín cedido ao Rayo Vallecano até ao final da temporada

O Atlético Madrid emprestou o avançado espanhol de 23 anos Carlos Martín ao Rayo Vallecano até ao final da temporada.