Carta Aberta a Tom Dumoulin: Queremos-te de Rosa!

- Advertisement -

No ano passado, ver-te no lugar mais alto do podium no Giro não passava de um sonho. Depois de uma bela demonstração na Vuelta ganha pelo Fabio Aru, mas em que acabaste por quebrar no dia mais duro, limitaste-te a colecionar etapas.

Sim, cumpriste sempre os objetivos a que te propuseste. Sim, tornaste-te no melhor contrarrelogista do mundo. Mas faltava uma prova de que aguentavas as três semanas. E, além disso, faltava a equipa.

Queríamos acreditar que eras capaz, que conseguirias defender-te a subir, mas como conseguiríamos honestamente pensar que, com aquela equipa trabalhadora ias fazer frente a Quintana e Nibali? O Tem Dam já tinha passado do seu melhor, o Kelderman parecia em regressão e Haga e Geshcke nunca foram verdadeiros trepadores.

No entanto, contra a dura realidade, venceu a crença que tens em ti mesmo e nas tuas capacidades. Contra as super-equipas, triunfou um grupo trabalhador e orientado para um só objetivo, para um só homem. Se falhasses, falhava tudo.

Mas mostraste, até naquele fatídico dia das dificuldades intestinais, de que fibra és feito e tornaste-nos também a nós, teus fãs, crentes e com a tua forma de agir – tanto na bicicleta como fora dela – conquistaste a nossa eterna lealdade.

Dumoulin é Campeão do Mundo de contrarrelógio e Campeão em título do Giro
Fonte: Team Sunweb

Portanto, não foram os pequenos infortúnios do início de época que nos fizeram duvidar de ti e também não é a presença do Froome que o fará. Pelo contrário, estamos só à espera do dia em que poderemos festejar o teu triunfo.

Não cedeste às pressões nem ao cliché e vieste fazer mais uma vez o Giro em vez de te focares em ganhar outras grandes Voltas. Obrigado por seres assim e vires disputar a mais bela corrida da época.

Para já, correspondeste às expectativas e já começaste a construir o teu domínio sobre o 101.º Giro. Não te pedimos muito, só que continues assim, a ganhar.

Vá lá, Tom, faz deste Giro um Dumoulição! Queremos ver-te de Rosa!

Foto de Capa: Giro d’Italia

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Catarino fala em anos maus no Benfica e admite: «É muito mais fácil vender jogadores para fora quando estamos bem nas competições da...

Nuno Catarino, vice-presidente do Conselho de Administração da SAD do Benfica, destacou mundo dos negócios. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Francisco Salgado Zenha revela modelo de negócio do Sporting e destaca: «Há 2 fontes de receita»

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting, falou do negócio do futebol. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Miguel Ribeiro alerta para a necessidade urgente da remodelação do estádio: «O Famalicão corre o risco de atrofiar»

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, falou da questão do estádio. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Javier Saviola elogia Ruben Amorim e admite: «Nunca teria imaginado que se tornaria o treinador que conhecemos hoje»

Javier Saviola elogiou Ruben Amorim, com quem jogou no Benfica, confessando surpresa pelo sucesso do técnico português na sua carreira de treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 2 convocados que Jorge Jesus deixa de fora do Portugal x País de Gales

Gonçalo Inácio e Fábio Silva não vão a jogo no Portugal x País de Gales. Dos 25 convocados, apenas 23 podem ir para a ficha de jogo.

Javi Vázquez renova contrato com o Torreense até 2029 depois de ser capitão na estreia europeia

Javi Vázquez viveu dias memoráveis. Depois de capitanear o Torreense na Europa League, o lateral renovou contrato até 2029.

Alerta no FC Porto: Santiago Giménez treina à parte no México

Santiago Giménez está a contas com problemas musculares. Avançado do FC Porto integra a convocatória do México.