Carta Aberta a Tom Dumoulin: Queremos-te de Rosa!

- Advertisement -

No ano passado, ver-te no lugar mais alto do podium no Giro não passava de um sonho. Depois de uma bela demonstração na Vuelta ganha pelo Fabio Aru, mas em que acabaste por quebrar no dia mais duro, limitaste-te a colecionar etapas.

Sim, cumpriste sempre os objetivos a que te propuseste. Sim, tornaste-te no melhor contrarrelogista do mundo. Mas faltava uma prova de que aguentavas as três semanas. E, além disso, faltava a equipa.

Queríamos acreditar que eras capaz, que conseguirias defender-te a subir, mas como conseguiríamos honestamente pensar que, com aquela equipa trabalhadora ias fazer frente a Quintana e Nibali? O Tem Dam já tinha passado do seu melhor, o Kelderman parecia em regressão e Haga e Geshcke nunca foram verdadeiros trepadores.

No entanto, contra a dura realidade, venceu a crença que tens em ti mesmo e nas tuas capacidades. Contra as super-equipas, triunfou um grupo trabalhador e orientado para um só objetivo, para um só homem. Se falhasses, falhava tudo.

Mas mostraste, até naquele fatídico dia das dificuldades intestinais, de que fibra és feito e tornaste-nos também a nós, teus fãs, crentes e com a tua forma de agir – tanto na bicicleta como fora dela – conquistaste a nossa eterna lealdade.

Dumoulin é Campeão do Mundo de contrarrelógio e Campeão em título do Giro
Fonte: Team Sunweb

Portanto, não foram os pequenos infortúnios do início de época que nos fizeram duvidar de ti e também não é a presença do Froome que o fará. Pelo contrário, estamos só à espera do dia em que poderemos festejar o teu triunfo.

Não cedeste às pressões nem ao cliché e vieste fazer mais uma vez o Giro em vez de te focares em ganhar outras grandes Voltas. Obrigado por seres assim e vires disputar a mais bela corrida da época.

Para já, correspondeste às expectativas e já começaste a construir o teu domínio sobre o 101.º Giro. Não te pedimos muito, só que continues assim, a ganhar.

Vá lá, Tom, faz deste Giro um Dumoulição! Queremos ver-te de Rosa!

Foto de Capa: Giro d’Italia

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle disposto a oferecer (de início) 25 a 30 milhões de euros por Amar Dedic

O Newcastle está disposto a investir entre 25 e 30 milhões de euros por Amar Dedic. Benfica quer 35 milhões de euros.

Benfica: Eis a lista de convocados para o próximo jogo europeu

O Benfica vai jogar contra o Hearts nesta quinta-feira, em jogo da Europa League. Fica com a lista de convocados.

Garantem em Inglaterra: Benfica entre os interessados em defesa do Chelsea

Imprensa inglesa garante que o Benfica tem interesse em Tosin Adarabioyo. Defesa-central de 28 anos joga no Chelsea.

FC Porto preparado para oferecer 15 a 18 milhões de euros por médio que esteve no Mundial 2026

O FC Porto está interessado em Quentin Timber. Dragões dispostos a oferecer entre 15 a 18 milhões de euros pelo médio.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo treino do FC Porto: 5 jogadores da equipa B juntaram-se aos trabalhos

O FC Porto teve novo treino para preparar o jogo frente ao Rio Ave na segunda jornada da Primeira Liga. Eis a nota oficial.

Eis o 3º equipamento do Real Madrid de José Mourinho para esta época

O Real Madrid lançou esta quarta-feira o terceiro equipamento para a temporada 2026/27. «O ritmo de uma cidade», escrevem.

Braga tem baixa de última hora antes de novo jogo na Conference League

Gorby vai falhar o Dínamo Minsk x Braga devido a lesão e terá um tempo de paragem de três semanas, de acordo com a imprensa.