A Força da Tática: A Signora encontrou o seu Don Juan

- Advertisement -

No norte de Itália mora uma velha Signora, que já teve vários amores. Desde Platini a Paolo Rossi, passando por Zoff e Buffon, sem esquecer (talvez o maior) Del Piero, todos estes personagens conquistaram o seu coração. No último ano, em mais uma perseguição pela tão desejada Liga dos Campeões, a Juventus FC percebeu que era muito difícil alcançar esse objetivo de coração vazio.

Felizmente, como se viu na última terça-feira, nunca é tarde para encontrar um novo amor.

Algo que só foi possível pela forma como Allegri preparou o jogo e deu aos seus jogadores todas as armas para que eles conseguissem criar o contexto ideal para Ronaldo ser decisivo.

Preparação Allegri

Se em Madrid, Allegri teve medo de perder a bola em zonas centrais, o que levou a Juventus a realizar uma circulação excessivamente horizontal, com pouca mobilidade, o que tornou o Atlético confortável com bola, basculhando para a esquerda e para a direita, anteontem a abordagem de Allegri foi totalmente diferente.

Fonte: Juventus

Allegri planeou o jogo na perfeição. Desde a colocação de Bernardeschi, que flutuava para uma zona que tanto era de Saúl, como de Juafran, mas que acabava por não ser de ninguém, até à introdução de Emre Can, para conseguir realizar uma saída a três, onde tanto ele como Chiellini (central pela esquerda) tinham liberdade para invadir o meio-campo do Atlético em progressão.

Criação de Contexto

Com Pjanic a procurar receber o primeiro passe dos defesas-centrais e a oferecer-se como apoio constante no meio campo-adversário, para variar o centro do jogo, a Juventus conseguia ter uma circulação contínua, com ligação aos três corredores.

Nesses corredores, pela descida de Can para junto de Bonucci e Chiellini, os “defesas laterais” Cancelo e Spinazzola tinham liberdade para assumir posições agressivas no corredor, pisando a linha lateral. Esse posicionamento fixava os médios ala do Atlético, afastando-os não só da área adversáriae obrigando-os a realizar missões defensivas que eles não se sentem confortáveis a realizar (especialmente Lemar).

O Atlético era incapaz de ligar uma transição ofensiva, particularmente pela forma fantástica como a equipa italiana reagia à perda de bola, que lhes permitia estar constantemente no campo adversário. Assim, a formação espanhola ia gradualmente defendendo mais próximo da baliza de Oblak, ou seja, Ronaldo estava mais próximos das zonas onde é decisivo.

Ronaldo, mais um dia no escritório

Os anos passam e a história é sempre, sempre a mesma. Se a equipa conseguir criar o contexto ideal para ele ser decisivo, não há hipótese, ele resolve.

Com a equipa permanentemente no campo do Atlético, com superioridade nos corredores, está meio contexto criado, e é tudo o que este Don Juan precisa.

Fonte: Juventus 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto deve ficar alarmado? Imprensa espanhola aponta equipa interessada em Diogo Costa

Diogo Costa ainda pode sair do FC Porto neste mercado de transferências. O Chelsea está interessado no guarda-redes.

Vitória SC: defesa com ordem de saída neste mercado

O Vitória SC não tem Orest Lebedenko nos seus planos para a presente época. O lateral vai sair de Guimarães neste mercado.

Sporting: defesa central volta aos planos em 2 semanas

Zeno Debast está a recuperar de uma lesão. O defesa central do Sporting deve voltar à ação nas próximas duas semanas.

Celtic com vitória curta frente ao Dundee FC no arranque da nova temporada na Liga Escocesa

Na jornada inaugural da Liga Escocesa, o Celtic abriu a nova campanha com um triunfo por uma bola a zero na receção ao Dundee FC.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto: imprensa turca revela proposta dos dragões por ponta de lança

O FC Porto apresentou uma proposta para garantir Sidiki Chérif, ponta de lança que pertence aos quadros do Fenerbahçe.

Oficial: Gonzalo García e César Palacios deixam o Real Madrid e reencontram-se com Álvaro Arbeloa no Fulham

O Fulham confirmou as chegadas de Gonzalo García e César Palacios. Dupla espanhoal deixou o Real Madrid por um total de 52 milhões de euros.

Rúben Neves regressa à ação no empate do Al Hilal frente ao Al Ahli SC

O Al Hilal empatou a três golos frente ao Al Ahli SC em mais um jogo do estágio na Áustria. Rúben Neves marcou presença no onze titular.