Força da Tática – A importância dos laterais no jogo do BVB Dortmund

- Advertisement -

A Liga Alemã voltou no passado dia 16 de maio, e com o regresso do campeonato, os golos de Raphael Guerreiro e Hakimi também voltaram. O Borussia de Dortmund este ano conta com 5 laterais de luxo, o “nosso” Raphael Guerreiro, Achraf Hakimi, Nico Schulz e ainda os capitães de longa data, Marcel Schmelzer e Łukasz Piszczek que mais recentemente tem jogado como central no sistema de 3 centrais do Borussia de Dortmund, algo que se tem tornado mais habitual de se ver no panorama Mundial, como por exemplo podemos ver César Azpilicueta no Chelsea FC a partilhar semelhantes funções.

Hoje vou-me focar no Internacional Marroquino, Hakimi e o nosso jogador, representante da Seleção Nacional Raphael Guerreiro. Os dois jogadores têm sido peças fundamentais na manobra de Lucien Favre, tanto defensivamente como ofensivamente. O Borussia tem se apresentado em campo no seu normal 1-3-4-3 que em boa verdade, pede laterais que sejam capazes de dar a largura e a profundidade necessária para implementação de boas dinâmicas ofensivas, qualquer que seja a equipa de que falemos.

Os dois laterais, não têm só cumprido com sua função como excedido a sua performance. Raphael Guerreiro leva já 8 golos esta temporada juntando as suas 2 assistências, o seu melhor registo na sua carreira como jogador senior. O lateral de Nacionalidade Portuguesa é imprescindível em todos os momentos do jogo do “Submarino Amarelo”, capaz de dar largura a faixa esquerda pela que é responsável, mas também capaz de dar jogo interior, deixando Jordan Sancho assumir o 1×1 na linha.

O lateral Português tem demonstrado uma qualidade técnica das melhores do Mundo, agilidade e uma qualidade de definição de extrema qualidade. Mas isto, nos já sabíamos, no entanto, Raphael Guerreiro tem mostrado sinais de amadurecimento sob o comando de Lucien Favre ao não acumular erros defensivos de outros tempos e o facto de Raphael poder manter uma largura e uma profundidade de jogo muito elevada mesmo quando a equipa não está a jogar pelo sua faixa, tem permitido ao Luso-Francês uma presença muito assídua no ultimo terço do terreno.


Falando de Hakimi, acho que podemos com muitas certezas afirmar que estamos na presença da concorrência de Trent John Alexander-Arnold como melhor lateral-direito dos próximos anos. O lateral Marroquino (que está por empréstimo no Borussia de Dortmund, o passe pertence ao Real Madrid) já leva 9 golos e dez assistências este ano que a semelhança de Raphael Guerreiro, está a produzir a sua melhor época a nível individual. O que dizer sobre Hakimi? É veloz, qualidade técnica, faz as suas combinações com os médios parecem que estamos na presença de um Nº10. Os laterais de Lucien Favre acabam por se comportar de formas semelhantes, diferenciando-se muito na capacidade de combinar com os médios e avançados e a capacidade para chegar ao último terço e tentar a finalização.


É certo que o Borussia de Dortmund parece estar arredado do título, mas a equipa comandada por Lucien Favre tem dado espetáculo e deixado os adeptos contentes com a suas exibições. Rumores dizem-nos que Hakimi esta pronto para assumir a titularidade da faixa direta do Real Madrid, estaremos atentos para saber o futuro de Raphael Guerreiro.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto, grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 desta sexta-feira?

O Mundial 2026 prossegue a toda a velocidade. Conhece onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira.

Fantasy do Mundial 2026: junta-te à Liga do Bola na Rede e vem jogar connosco!

Jogas a Fantasy do Mundial 2026 ou gostavas de jogar? Junta-te a nós na Liga do Bola na Rede e vem viver a competição connosco.

Grupo A do Mundial 2026: Como jogam o México, a África do Sul, a Coreia do Sul e a Chéquia?

O Grupo A do Mundial 2026 contempla México, África do Sul, Coreia do Sul e Chéquia. Conhece melhor as seleções.

História feita: jogo inaugural do Mundial 2026 regista feito inédito e volta a igualar registo que não era visto desde a Batalha de Nuremberga...

No jogo inaugural do Mundial 2026, foram mostrados três cartões vermelhos. Eis dois registos curiosos relativamente a este dado.

PUB

Mais Artigos Populares

Chuva trava Nuno Borges a um passo da vitória em ‘s-Hertogenbosch

A chuva interrompeu a vitória de Nuno Borges frente a Marin Cilić na ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch. O encontro será concluído sexta-feira.

José Fonte é homenageado pela FPF: «Fui dispensado e quase ninguém acreditava em mim»

José Fonte foi homenageado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, poucos dias depois de anunciar o fim da carreira.

Eis o primeiro Homem do Jogo do Mundial 2026

Julián Quiñones foi eleito o homem do jogo no México x África do Sul. Avançado marcou o primerio golo do Mundial 2026.