📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática: Estratégia lusa em confronto na Serie A: pormenores do AS Roma 2-2 Salernitana

- Advertisement -

Início de mais uma nova época na Serie A, com empate para AS Roma e US Salernitana 1919. Devido à suspensão de José Mourinho, não podemos assistir um confronto luso nos dois bancos no Estádio Olímpico de Roma. Será que a ausência do técnico mais titulado português teve muita ou pouca influência no resultado do jogo?

No início, a estratégia de jogo dos giallorossi foi simples.

Fonte: Sport TV

Figura 1 – Pressão da Roma, Fazio livre de marcação.

No processo defensivo a bola tinha de chegar a Fazio que, após todas as linhas de passe impedidas pelos jogadores da Roma, iria ser pressionado. No entanto, este objetivo defensivo não impediu a Salernitana de chegar ao seu meio campo ofensivo.

Os jogadores de Paulo Sousa apresentaram conhecimento de jogo, movimentações e relações intersectoriais complexas para uma equipa que inicia o campeonato. O primeiro golo de Candreva é o exemplo perfeito de como se deve realizar um ataque organizado.

Fonte: Sport TV

Figura 2 – Primeiro golo de Candreva, Cristante não acompanha a sua marcação.

Já no processo ofensivo, o objetivo da Roma tinha um nome: Fazio.

Fonte: Sport TV

Figura 3 – Golo anulado por fora de jogo a Belotti

Ataque pelo corredor de Fazio, bolas longas e duelos.

Fonte: Sport TV

Figura 4 – Primeiro golo da Roma

Tudo para explorar as debilidades defensivas deste único homem de Paulo Sousa, que acabou por fazer a diferença nos dois golos da Roma.

Fonte: Sport TV

Figura 5 – Segundo golo da Roma

No entanto, não foi sempre assim, até porque Paulo Sousa ajustou ao minuto 40 do jogo!

O ala direito Mazzocchi baixa mais no terreno de jogo e a última linha defensiva da Salernitana acaba por contar com 5 homens, 3 deles mais no meio.

Desta forma as bolas longas já não tinham efeito! Fazio tem a ajuda de dois colegas e anula completamente Belotti.

Fonte: Sport TV

Figura 6 – Alteração defensiva, Fazio mais apoiado.

A Roma acaba por encontrar solução, MAS SÓ AO MINUTO 65!

NOTA: Nos 19 jogos em casa para campeonato, na época passada, a equipa de Mourinho marcou 28 golos. 21% desses golos marcados foram nos primeiros 10 minutos da 2ª parte.

Após o intervalo os giallorossi continuaram a mostrar preferência pelas bolas longas, mesmo sem apresentar superioridade ou igual numérica no ataque. Desta forma, ganhando ou perdendo o primeiro duelo, torna-se mais difícil ganhar as segundas bolas!

Será que com Mourinho ao intervalo a equipa ajustaria mais rapidamente o processo ofensivo?

NOTA: A Roma chegou ao último terço ofensivo só por 2 vezes nos primeiros 10 minutos da 2ª parte.

Renato, Paredes, Zalewski e Karsdorp entram no jogo. Cristante recua ligeiramente no tereno devido à saída de Smalling e desta forma a equipa da Roma consegue apresentar mais jogadores no meio campo.

Fonte: Sport TV

Figura 7– Roma após as alterações e paragem de hidratação.

Mais jogadores no meio campo e com a paragem para hidratação ao minuto 73, a AS Roma apresenta depois um ataque mais pensado, consegue ligar entre a última linha defensiva e a linha média e acaba por empatar ao minuto 82.

Artigo de opinião de Paulo Robles e João Eira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.