Força da Tática: O cérebro azul e branco #2

    PURIFOY: A ÂNCORA DEFENSIVA

    Purifoy foi o segundo jogador do FC Porto com mais minutos por jogo
    Fonte: FPB

    Na defesa, à semelhança das restantes vertentes do jogo, há vários aspetos que não podem ser medidos com a «mera» estatística, porém há dados cada vez mais importante para evidenciarmos a importância de um jogador numa respetiva área do jogo.

    Neste caso específico, é esclarecedor que Purifoy foi uma das principais “pedras” da equipa portista no lado defensivo, não só porque liderou a equipa em desarmes de lançamento (14 no total – 0.6 em média por jogo), como porque é o jogador mais baixo no Top-10 da liga neste aspeto defensivo do jogo.

    Em termos de roubos de bola, Purifoy não lidera a equipa nesta vertente, pelo que fica apenas atrás de Tinsley (com menos três roubos de bola), não obstante soma 26 roubos de bola nos 22 jogos disputados, com uma média bastante interessante de 1.2 roubos de bola por partida.

    No que toca a ficar à frente do adversário no 1×1 e na contestação de lançamentos, o FC Porto tem aqui a sua maior referência, pelo que a sua capacidade física em conjunto com a sua inteligência e força mental oferecem muito ao coletivo. Em adição, é de acrescentar que há imensas ações longe da bola, que não constam na estatística, pelo que aqui o seu trabalho também deve ser deveras valorizado.

    Foto de Capa: FPB

    Artigo revisto por Diogo Teixeira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Silva
    Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.