O SISTEMA

O sistema base leonino é o 3x4x3, ainda que sofra algumas mutações consoante o momento do jogo. Em organização ofensiva, a equipa posiciona-se sobretudo em 3x2x5, dando a projeção dos laterais de acordo com o posicionamento da bola.

leão
Fonte: LongoMatch e Kinovea

Em organização defensiva a equipa molda-se numa primeira fase em 5x2x3, numa fase mais adiantada do terreno, com uma pressão alta (consoante o jogo ou o momento do jogo) e com timings definidos para ativar a pressão.

leão
Fonte: LongoMatch e Kinovea

Em terrenos mais baixos e próximos da zona mais defensiva, acaba por se posicionar em 5x4x1.

leão
Fonte: LongoMatch e Kinovea
1
2
3
4
5
Artigo anteriorOlheiro BnR: Gonçalo Franco
Próximo artigoManchester City FC 4-0 Liverpool FC: Afinal quem é o campeão?
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.