Força da Tática: O Leão de Amorim

- Advertisement -

O JOGO ENTRELINHAS E O MOVIMENTO PADRÃO COM A LIGAÇÃO CENTRAL – AVANÇADO INTERIOR

Um dos movimentos padrão deste leão de Amorim é a constante busca por movimentos entrelinhas dos avançados interiores. Vietto executa esse papel na perfeição, enquanto que outros elementos – por exemplo Plata – revelam algumas dificuldades em se habituar a esse tipo de jogo, não conseguindo ligar com os médios de frente para o jogo da melhor forma. Mathieu e Vietto eram as principais ligações leoninas que resultavam muitas vezes na dinâmica do terceiro homem.

 

Neste vídeo é possível verificar essa movimentação. Borja (que faz de Mathieu) procura Vietto, que solta de imediato em Wendel, deixando o médio leonino de frente para o jogo e a quebrar a linha de pressão do Paços de Ferreira.

Com as saídas de dois elementos mais preponderantes na manobra do novo leão, a equipa terá de encontrar novas soluções, sobretudo após perder dois jogadores que são os melhores do plantel a nível individual, com uma capacidade técnica e inteligência acima da média. Quem tem assumido esse papel no atual contexto é Eduardo Quaresma, enquanto que Borja revela algumas limitações. O jovem central português tem demonstrado essas características e capacidade em assumir o risco no passe, sendo muito por aí que o Sporting CP procura neste momento começar a construir e assumir o risco na primeira fase de construção, deixando Seba Coates de frente para o jogo para procurar sair longo – se necessário – e para realizar as coberturas nos vários momentos defensivos.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto De Zerbi e a goleada pesada na casa do PSG: «Quando muitos jogadores têm um desempenho inadequado, não há nada a lamentar»

Roberto De Zerbi reagiu à derrota do Marselha frente ao PSG por 5-0 na Ligue 1. Nuno Mendes fez uma assistência na partida.

Vítor Martins é oficialmente o novo treinador do GD Chaves

O GD Chaves oficializou esta segunda-feira a contratação de Vítor Martins. Técnico sucede a Filipe Martins no comando.

Odysseas Vlachodimos salva Sevilha com defesa de penálti nos descontos: «Falei com a minha esposa sobre isso»

O Sevilha empatou a uma bola na receção ao Girona graças à defesa Odysseas Vlachodimos, num penálti cobrado já para lá dos 90 minutos.

Euro 2026 Futsal: Já é conhecida a equipa ideal do torneio e há 2 portugueses

Bernardo Paçó e Pany Varela são os portugueses presentes na equipa ideal do Euro 2026 de Futsal. Eis os restantes jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.