📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força da Tática: O Leão de Amorim

- Advertisement -

AS LACUNAS NA SAÍDA COM MÉDIOS POUCO PARTICIPATIVOS

É certo que no modelo de jogo de Rúben Amorim, os dois médios centros, assumem um maior papel sem bola, estando mais preparados para agir e reagir na altura em que a equipa perca a posse de bola. Ainda que Matheus Nunes e Wendel sejam capacitados técnica e fisicamente, a equipa leonina nem sempre sente facilidade na construção, sobretudo quando são condicionados por um bloco mais alto. Os médios não conseguem ligar de frente – como vimos no exemplo anterior com Vietto e Wendel – o Sporting CP sente muita dificuldade e é obrigado a jogar longo procurando explorar os movimentos de Sporar, mas também as incursões de Jovane e Plata.

Olhando para o jogo que opôs o Belenenses SAD com o Sporting CP, a equipa leonina sentiu muitas dificuldades em aplicar o seu jogo, sobretudo na primeira fase de construção.

leão
Fonte: LongoMatch e Kinovea

Tem sido verificado (não só no jogo contra o Belenenses SAD, mas também Tondela e Paços de Ferreira o fizeram) que o Sporting CP tem sentido dificuldades na construção.

Os médios estão quase sempre fora do bloco adversário, com poucos movimentos, sobretudo entrelinhas. O seu raio de acção é praticamente controlado e anulado pelo adversário. Torna-se curto existir apenas movimentos entrelinhas dos três homens da frente, sobretudo quando os intervenientes não são os melhores executantes, como foi o caso de Rafael Camacho diante do Gil Vicente FC e também de Gonzalo Plata, que como já referi, vai revelando algumas dificuldades neste tipo de jogo, apesar de todo o seu potencial e qualidade.

O Sporting CP já demonstrou que gosta de realizar também uma pressão alta. Há timings e gatilhos para ativar a pressão. É possível verificar que quando a bola é trocada pelos defesas adversários ou quando a equipa adversária joga para trás, ficando de costas para o jogo, que a pressão leonina é ativada. No entanto, há momentos em que isso poderá ser prejudicial.

 

A equipa leonina procura pressionar alto e numa fase inicial do jogo poderá conseguir provocar o erro adversário, mas em jogos com maior grau de dificuldade ou até mesmo numa altura em que não tenha a mesma frescura física, poderá apanhar-se numa situação de desequilíbrio defensivo.

A verdade é que o futebol do leão – à semelhança de FC Porto e SL Benfica – não é vistoso, nem é entusiasmante. Mas há um processo. Há uma ideia. Há crescimento. E essa ideia é solidificada em cima de bons resultados, permitindo um maior e mais rápido crescimento. Como referi, Rúben Amorim demonstra inteligência para perceber os timings e as pequenas mudanças que podem ser necessárias fazer, estrategicamente. E esse rigor tático tem trazido frutos. É sobretudo no equilíbrio e na solidez que a equipa leonina consegue os seus resultados. É um Sporting CP eficaz e pragmático, mas sobretudo competente.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Boa notícia para Ruben Amorim: Manchester United prepara-se para receber ‘reforço’ que esteve lesionado desde fevereiro

Lisandro Martínez treinou com a seleção da Argentina e prepara-se para ser opção no Manchester United de Ruben Amorim após a pausa internacional.

Mudança de hora nos Sub-17: Portugal x País de Gales vai começar mais tarde

O Portugal x País de Gales, em Sub-17, vai ter início às 18h00. Mudança de hora devido a condições meteorológicas.

Qualificação para o Mundial 2026: Luís Godinho vai arbitrar duelo

Luís Godinho vai arbitrar o Países Baixos x Lituânia. Equipa neerlandesa quer selar apuramento para o Mundial 2026.

FC Porto regressa aos trabalhos com mira na Taça de Portugal: eis as novidades

O FC Porto voltou ao Olival para preparar o jogo da Taça de Portugal. Antoni Nikolov, guarda-redes dos sub-19, integrou a sessão.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Bélgica empata com Cazaquistão e adia apuramento para o Mundial 2026

A Bélgica empatou 1-1 com o Cazaquistão na penúltima jornada da qualificação para o Mundial 2026 e adia assim apuramento.

Efeito da paragem FIFA? Mais um jogador dispensado devido a lesão

Riccardo Calafiori foi dispensado dos trabalhos da seleção italiana devido a lesão e regressou ao Arsenal para ser avaliado.

Robert Lewandowski define futuro no Barcelona: todos os detalhes

Robert Lewandowski continua focado no Barcelona e não pretende deixar o clube no mercado de transferências de inverno.