Força da Tática: O que Faltou ao Sporting

- Advertisement -

força da táticaMais uma vez Jorge Jesus montou um bom esquema para defrontar o Benfica num ambiente difícil, com casa cheia e cheio de vontade de passar para a frente do campeonato face ao seu principal rival e sua antiga equipa.

O Sporting entrou muito bem no jogo, com superioridade em todos os sectores e com alguma supremacia não só no controlo da bola mas também na facilidade com que a bola chegava aos seus alas Gélson e Bruno César criando desta forma situações de perigo, uma num lance de Gelson na direita e outro de Bryan Ruiz após cruzamento de Bruno César.

Havia alertado na antevisão do jogo, para a capacidade do Benfica em explorar os contra ataques, e assim foi, o Sporting depois de uma bola perdida no momento ofensivo permitiu um contra ataque fulminante da equipa encarnada que os levaria ao seu primeiro golo, um pouco contra a corrente do jogo. Ao longo dos anos temos vindo a notar que as equipas de Jorge Jesus fazem muitas faltas nesse mesmo momento da perda da bola, aspecto que este ano não tem acontecido muito. Destaque ainda para a marcação cerrada de Joao Pereira a Rafa em muitos momentos da primeira parte, na tentativa de encurtar o espaço ao extremo, sem sucesso.

Jorge Jesus não foi feliz nas substituições Fonte: UEFA
Jorge Jesus não foi feliz nas substituições
Fonte: UEFA

Ao intervalo, para surpresa de muitos, Joel Campbell rendeu Bruno César, que estava bem no jogo. A peça mais fraca até ao momento estava a ser Bryan Ruiz e aqui Jorge Jesus poderia ter utilizado Bruno César com o objectivo de assumir de vez o controlo do jogo. Embora não tendo saído Bryan Ruiz, Campbell entrou muito agressivo e com grande velocidade e qualidade. Para além disto mostrou grande entendimento com Bas Dost, ambos fizeram grandes estragos na defesa do Benfica na 2ª parte. Várias foram as jogadas que envolveram o extremo e o avançado com muito perigo para o Benfica e ocasiões flagrantes, tendo mais tarde conseguido mesmo fazer o primeiro e único golo do Sporting numa grande jogada de combinação.

Embora Adrien tenha feito um jogo positivo, notou-se uma quebra no seu rendimento não a nível defensivo, mas sobretudo na movimentação ofensiva. Depois da entrada de Danilo no Benfica, Adrien voltou ao jogo e assumiu o meio campo.

Gostava de dar nota para dois aspectos importantes que podem ter sido decisivos. Primeiro a saída tardia de Bryan Ruiz, infeliz no jogo e com culpas no segundo golo do Benfica ao não acompanhar Nelson Semedo, o lateral acabou por fazer o cruzamento para Jiménez quase sozinho, com William a tentar compensar essa falha. Em segundo lugar a saída de Bas Dost do jogo, a meu ver o jogador que mais perigo criou, e numa altura em que saiu, 80 minutos, o Sporting poderia começar um jogo mais directo para a área do Benfica e Bas Dost seria fundamental. Depois da sua saída o Sporting não teve mais ocasiões de golo.

Por fim destaco a grande exibição de William Carvalho, a encher o campo, defensivamente, mas sobretudo ofensivamente, é um jogador que aparece e participa muito na construção de jogo do Sporting, quer no espaço curto, quer nas bolas rápidas e até mesmo no passe longo de grande qualidade do médio Português.

O Sporting fica a 5 pontos do Benfica, mas este campeonato ainda tem muito para dar.

João Donato
João Donatohttp://www.bolanarede.pt
O João acredita que o Desporto é uma forma de estar na vida, o Futebol a sua paixão. Atleta, Treinador e a estudar Gestão Desportiva em Espanha. Dedica muito do seu tempo a perceber o Jogo até ao limite, que na maioria das vezes não é possível, factor de motivação extra.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Tomás em lágrimas dedica golo ao pai: «Tem sido o pior momento para da minha vida, mas sei que ele está orgulhoso de...

Tiago Tomás marcou um dos golos da goleada do Estugarda frente ao Celtic. Avançado confessou momento difícil devido à morte do pai.

Liam Rosenior defende Vinícius Júnior e apela: «Se algum treinador, jogador ou dirigente for considerado culpado de racismo, não deveria estar no futebol»

Liam Rosenior reagiu ao alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni na direção de Vinícius Júnior. Técnico do Chelsea manifestou-se.

Nuno Espírito Santo reage ao episódio entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni: «Não há espaço para o racismo no futebol nem na sociedade»

Nuno Espírito Santo foi questionado sobre o alegado insulto racista proferido por Gianluca Prestianni. Técnico deixou mensagem contra o racismo.

Boston Celtics vão a São Francisco vencer os Golden State Warriors na NBA com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics venceram os Golden State Warriors na NBA. Neemias Queta foi titular e teve contributo importante.

PUB

Mais Artigos Populares

Orkun Kokçu ainda nem é jogador do Besiktas em definitivo e já recebe propostas de transferência de 30 milhões de euros

Orkun Kokçu é alvo do Zenit, mas o Besiktas mete entraves à saída. Clube turco já recusou proposta de 30 milhões de euros dos russos.

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.