Força da Tática: Pochettino x Sarri, um jogo de pressão

- Advertisement -

No último fim de semana tivemos vários confrontos interessantes por toda a Europa. Desde o embate entre Club Atlético de Madrid e Barcelona FC, ao emocionante SS Lazio – AC Milan, passando pelas vitórias de Manchester City FC e Liverpool FC, até aos empates surpreendentes de Manchester United FC e Bayern Munique FC.

Escolhi analisar e escrever sobre a derrota do Chelsea FC em Wembley, frente ao Tottenham Hotspur FC, não só porque tenho acompanhado, aqui no BnR, o projeto de Sarri em Londres, mas porque foi um jogo muito interessante de acompanhar, pela forma como os Spurs dominaram o Chelsea.

A vitória do Tottenham foi o resultado, entre outras coisas, da forma como a equipa neutralizou a circulação do Chelsea no corredor central, mantendo-os sempre sobre ameaça de perigosos contra-ataques.

Tottenham | Esquema defensivo sustentado pela pressão alta 

O Tottenham apresentou um sistema de 4-3-1-2, compacto, que acabou por neutralizar o habitual 4-3-3 do Chelsea, sem surpresas a nível de nomes, com Morata a manter-se na frente do ataque em detrimento de Giroud.

Desde cedo, a pressão alta dos Spurs forçou o Chelsea a jogar longo, sem muito critério. Adicionalmente, a pressão a que o Chelsea estava sujeito quando tentava construir desde trás mantinha a sua linha defensiva fixa dentro do seu meio-campo.

via GIPHY

Nesse 4-3-1-2, Alii colocava-se nas costas da dupla atacante e marcava Jorginho, uma opção cada vez mais natural dos adversários do Chelsea, tendo em consideração o impacto do italiano na ligação do setor defensivo à linha média/avançada. Atrás do inglês, Dier, Sissoko e Eriksen congestionavam o meio-campo e evitavam o acesso às áreas centrais por parte do Chelsea.

via GIPHY

Vemos como a linha defensiva dos blues estava fixa, pela pressão do Tottenham, dentro do seu próprio meio-campo defensivo; como tinha dificuldades em fazer a bola chegar às linhas mais avançadas e como os Spurs anularam Jorginho no início de construção.

Tottenham | Uma equipa que joga de olhos fechados

Quando o Chelsea conseguia ter posse de bola dentro do meio campo do Tottenham, vinha ao de cima a organização defensiva da equipa da casa. O meio-campo a três dos Spurs conseguiu pressionar constantemente o portador da bola, mesmo nos corredores, sem abrir espaços dentro da sua estrutura. Quando Sissoko, médio interior esquerdo, pressionava o corredor, o espaço entre ele e Dier (médio-centro) não foi explorado pelo Chelsea, por mérito da intensidade defensiva do Tottenham. O meio-campo de Mauricio Pochettino ajustava rapidamente a sua posição em resposta à circulação de bola do Chelsea e nunca se desconectava, sempre com as devidas coberturas e equilíbrios.

via GIPHY

Nota especial para Sissoko, que vigiou com grande qualidade e eficácia os espaços onde Hazard tanto gosta de aparecer e nunca permitiu que os adversários tivessem a bola sem serem pressionados. Rápido e intenso a reagir aos vários estímulos para pressionar e recuperar bolas, permitindo à equipa construir perigosos contra-ataques.

Chelsea | Uma pressão desconectada

A forma como o Chelsea reagiu à perda da bola e como pressionou o adversário foi muito infeliz e contribuiu, em grande medida, para o resultado do jogo. O meio-campo de Sarri abandona muitas vezes a zona média para pressionar mais à frente, procurando pressionar a bola o mais cedo possível. É um comportamento arriscado, em que o Chelsea assume que vão ser criados espaços dentro da estrutura, mas são espaços que o adversário não pode aproveitar, pela forma agressiva como a equipa pressiona a bola.

Fonte: SkySports

Em Wembley, o meio-campo do Chelsea foi apanhado muitas vezes nas “zonas de ninguém”: muito distante do portador da bola e chegando sempre tarde para pressionar, o que permitiu ao Tottenham aceder com facilidade ao espaço nas costas da linha defensiva.

O meio-campo do Tottenham sempre compacto horizontalmente, como vemos na imagem acima, dominou o do adversário, que estava gradualmente a ficar mais desligado, para fugir ao congestionamento que os Spurs estavam a impor no corredor central. Adicionalmente, Kane arrastava os centrais do Chelsea para zonas redundantes do campo, o que abria espaços para Alli e Son explorarem no corredor central, com trocas constantes de movimentos.

Foto de capa: Tottenham Hotspur FC

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho pede 4 reforços ao Real Madrid e vê cláusula de rescisão junto do Benfica subir para 15 milhões de euros

José Mourinho já deu as suas prioridades de mercado ao Real Madrid. Técnico tem agora cláusula de rescisão de 15 milhões de euros com o Benfica.

João Cancelo: «Eu e o Gavi estamos sempre a ‘picar’ um com o outro porque ele acredita que a seleção espanhola é melhor do...

Alguns dos convocados de Portugal para o Mundial 2026 abordaram a preparação da equipa e projetaram a competição.

José Mourinho quer levar internacional português para o Real Madrid e repetir parceria

José Mourinho quer que o Real Madrid contrate Diogo Dalot. Merengues vão contratar novo lateral direito e o técnico quer o português.

Diogo Costa é o escolhido do PSG para reforçar a baliza e FC Porto já definiu intenção para o negócio

O PSG está muito interessado na contratação de um novo guarda-redes e definiu Diogo Costa como objetivo. FC Porto aponta para a cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas avança com 20 milhões de euros por avançado do Benfica

O Besiktas quer garantir a contratação de Vangelis Pavlidis. Águias turcas apresentaram, garante a imprensa local, proposta junto do Benfica.

Sporting oficializa contratação de Issa Doumbia até 2031

O Sporting anunciou a chegada de Issa Doumbia. O médio italiano assinou contrato até 2031 e ficou com uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros.

Al Ittihad confirma despedimento de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição já não é o treinador do Al Ittihad. Clube saudita oficializou saída do técnico português depois de uma época aquém dos objetivos estabelecidos.