Força da Tática: O SC Braga de Carvalhal (Parte 2 de 3)

    ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA

    É neste momento do jogo em que a equipa tem mais dificuldades, nomeadamente na fase de impedir a finalização, maioritariamente por falhas individuais. Já no momento da pressão, a equipa é muito forte.

    Através de uma marcação individual dos jogadores mais avançados, a equipa raramente permite que os adversários saiam a jogar na primeira fase de construção, defendendo com um bloco médio alto ou alto, neutralizando as linhas de passe e juntando os três blocos de forma compacta:

    Aqui frente ao GD Estoril Praia, é notório a forma como os bracarenses pressionam a construção adversária. Nota para a forma como, com o posicionamento assertivo, um jogador consegue fechar mais do que uma linha de passe.

    IMPEDIR A CRIAÇÃO

    A defender em zonas de criação, a equipa foca-se mais em concentrar jogadores na zona da bola, tentando sempre ter superioridade numérica no corredor da bola. Contudo, a linha defensiva e a linha média encontram-se quase sempre bem posicionadas, evitando a exploração dos outros corredores e das costas da defesa. Neste exemplo num jogo frente ao Estoril a contar para a Taça de Portugal é possível observar esses padrões: 4vs3 no corredor, espaços fechados no corredor central e linha defensiva corretamente alinhada e atenta aos adversários presentes no último terço.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Jaime Silva
    Jaime Silvahttp://www.bolanarede.pt
    O Jamie é apaixonado por desporto, principalmente por futebol (bem praticado). Tem uma paixão pela escrita, acima de tudo nesta vertente.                                                                                                                                                 O Jaime escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.