Força da Tática: Winter is coming! (get ready Paris)

- Advertisement -

Ontem, na fria noite de Londres, o Manchester United FC foi ao Emirates Stadium congelar o Arsenal FC, elevando o registo de Solskjaer para 8-0 ao leme do Red Devils. Depois de um começo com vitórias frente a equipas teoricamente mais fracas, com muitos golos marcados, Solskjaer demonstrou ter a capacidade de se adaptar para enfrentar desafios mais exigentes.

Uma adaptação que se baseava em uma estratégia e uma proposta de jogo, tão fria como letal. Fria, pela forma como essa proposta congela o adversário e destabiliza a sua estratégia e letal porque permite paralelamente potenciar a qualidade dos seus “soldados”.

Ontem, o 4-3-1-2 em que Solskajer dispôs os seus “soldados”, frente ao habitual 4-2-3-1 de Emery, permitiu a Lindelof emergir como Rei. A forma como o Sueco comandou a defesa, fechou espaços, dominou no jogo aéreo e ganhou todos os duelos individuais (e estatisticamente foram mesmo todos), fez tocar as trombetas em Paris: “Winter is coming!”

Arsenal | Uma equipa a crescer

Apesar da derrota, Unai Emery leva deste jogo vários aspetos positivos e que podem contribuir para a evolução da equipa no médio prazo, que é o objetivo do treinador espanhol: reabilitar para depois vencer. Adicionalmente a crise de lesões, agravada neste jogo por Sokratis e Koscielny, foi um fator limitativo.

Uma dinâmica interessante que o Arsenal explorou durante grande parte do jogo e que causou algum desconforto, envolvia Maitland-Niles (LD) e Aubameyang (PL). O Avançado gabonês, na fase inicial de construção da equipa, baixava da linha avançada até à linha do duplo-pivô (Xhaka e Torreira) procurando arrastar consigo Shaw (LE United), libertando espaço para os movimentos de ataque à profundidade de Niles. Como vemos em baixo:

Fonte: Sport TV

No lado esquerdo, a dinâmica era ligeiramente diferente, tendo em consideração que nem Iwobi baixava como fazia Auba , nem Kolasinac goza das mesmas armas que Niles. Iwobi gosta de encarar o adversário em drible, correndo na sua direção com bola, assim fixa-se constantemente à linha lateral para receber bola.  Kolasinac aproveita esta irreverência para realizar alguns movimentos de apoio – preferencialmente por dentro , mas também por fora -e meter bolas tensas no interior da área. Como vemos, aqui:


Fonte: Sport TV

(parece simples, mas é enorme o corte de Lindelof no lance em cima)

Não menos importante, nesse lado esquerdo, é o posicionamento de Xhaka e a ocupação de espaços de Ramsey:

Fonte: Sport TV

Como vemos, Xhaka oferece constantemente uma linha de passe mais recuada, para tirar a bola da zona de pressão e variar o ângulo do ataque com a sua capacidade de passe de média e longa distância, mas também para estar em posição de pressionar imediatamente a bola assim que a equipa a perder. Ramsey procura colocar pressão sobre a ligação Defesa Central-Lateral do adversário, com infiltrações e movimentos para as costas, mas receber em pequenas bolsas de espaço para depois deixar um colega na cara do golo:


Fonte: Sport TV

Manchester United | 8-0

A aposta de Solskjaer em Lukaku e Sánchez, em detrimento de Rashford e Martial acabou por ser surpreendente, mas essa alteração não foi desculpa para Lingard que voltou a fazer um jogo excecional, na linha do que tinha feito em Wembley.

Partindo de uma posição central, nas costas de Lukaku e Sánchez e na frente da linha de três médios, os movimentos sem bola do internacional inglês permitiram ao United colocar em desconforto constante a defesa do Arsenal.

Esses movimentos de Lingard (a amarelo na imagem) eram sempre correspondidos pelos colegas. Seja com o posicionamento agressivo dos defesas laterais (a vermelho) que obrigavam Aubameyang e Iwobi a missões defensivas que eles não se sentem confortáveis a fazer, seja com o apoio constante do médio interior (a azul) que oferecia uma linha de passe interior, até à dupla de avançados (a roxo) que se articulavam entre si no corredor central com movimentos contrários para atacar a baliza do Arsenal.

Fonte: Sport TV

Adicionalmente, ao deambular para os corredores, Lingard levava Xhaka abandonar o corredor central e a sua posição na proteção da linha defensiva, deixando-a vulnerável, apenas com Torreira (muitas vezes em desvantagem numérica).

Quando chegou à vantagem o Manchester United começou a mostrar a força e a qualidade do seu contra-ataque. Com ocupação excelente dos corredores, nunca perto demais, mantendo uma distância ótima para manter o contra-ataque, rápido, articulado e dinâmico. Assim, dois minutos depois, beneficiado da péssima transição defensiva do adversário, Lingard fez o segundo.

As entradas de Rashford e Martial permitiram ao Manchester United manter a ameaça do contra-ataque, na segunda parte, ao mesmo tempo que defendiam com grande eficácia as iniciativas do adversário.

Uma vitória na linha das restantes, nada de extraordinário, nada de mágico, mas simples, frio e letal. Parece que Neymar e companhia vão ter de correr muito, e muito …

 

Foto de capa: Manchester United FC

Artigo revisto por: Jorge Neves

 

 

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #110 – Análise ao Brasil 2-1 Japão

O Brasil confirmou a passagem aos oitavos de final do Mundial. O mais recente episódio do "Papo de Bola" serve para analisar a vitória da seleção canarinha frente ao Japão.

Novo capítulo: Robert Lewandowski anunciado como reforço do Chicago Fire

Depois de deixar o Barcelona em final de contrato, Robert Lewandowski assinou um contrato válido até 2028 com o Chicago Fire.

AM Bola na Rede #7 – Os destinos de Portugal e os 16 avos

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No sétimo episódio a antevisão dos 16 avos e a análise ao que espera Portugal.

Mundial 2026: Onde ver gratuitamente embate entre França e Suécia nos 16 avos de final ?

França enfrenta a Suécia nos 16 avos de final do Mundial 2026, agendada para as 22h desta terça-feira, dia 30 de junho. Jogo será transmitido na Sport TV 5 e LiveModeTV.

PUB

Mais Artigos Populares

Clément Lenglet prestes a assinar pelo Benfica: Eis todos os detalhes da transferência

Clément Lenglet chega ao Benfica por empréstimo do Atlético Madrid, com uma cláusula de compra obrigatória. Colchoneros retêm percentagem de futura venda.

Benfica ‘abre os cordões à bolsa’ para blindar António Silva: Nova proposta com aumento substancial de salário

Segundo Nicolo Schira, o Benfica apresentou uma nova proposta de renovação até 2031 a António Silva, procurando afastar o interesse do estrangeiro.

Oficial: Real Madrid anuncia acordo e Nico Paz continua no Como 1907

O Real Madrid confirmou a continuidade do médio Nico Paz no Como 1907. O clube espanhol mantém uma opção de recompra.