Jogadores que Admiro #42 – Roberto Carlos

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Baixa estatura, forte, possante, rápido, tecnicista, esquerdino, dono de um “pontapé-canhão”. Ora, não tivesse a fotografia e o seu nome neste texto e já saberia de quem estava a falar – Roberto Carlos, pois claro.

Nascido no Brasil numa altura em que o país canarinho produzia foras-de-série que encantavam os amantes do futebol, Roberto Carlos destacou-se como lateral-esquerdo. Difícil? Sim para a maioria mas não para este craque, que ficou em segundo na nomeação para melhor jogador do mundo em 1997, ganhou a bola de prata em 2002, e que foi considerado o melhor lateral da história de Real Madrid. Vou mais longe, acho mesmo que é o melhor lateral-esquerdo de sempre! Talvez porque foi um jogador com o qual tive sempre ligação durante a infância e adolescência.

Durante os anos 90 a minha rotina nas férias de verão incluía sempre uma visita a casa dos primos em Bragança. Dividia as férias entre jogar futebol na nintendo 64 e jogar futebol na rua, vício compartilhado com o meu primo. Cresceu então a admiração por Roberto Carlos, até porque tínhamos algo em comum com o brasileiro – éramos os três esquerdinos. Longas horas a (tentar) imitar o pé canhão de Roberto Carlos (como pontaveava, como inclinava o corpo, como se sustinha no ar depois do remate…), a forma como corria e passava pelos jogadores, como recuperava a posição… Até na final do Mundial de 98 ficámos com o sentimento de tristeza. Era ele o nosso ídolo!

577323_216428271832575_779565823_n
Roberto Carlos, na imagem, fez parte de uma das melhores seleções canarinhas de sempre
Fonte: Facebook Oficial de Roberto Carlos

Os craques têm este poder, de encantar e de fazer sonhar, e o percurso desportivo de Roberto Carlos foi de sonho. Com um basto curriculum individual e colectivo (vencedor de Ligas dos Campeões, campeonatos nacionais, Mundial de 2002…), quase nada ficou por ganhar ao lateral e para a história ficará certamente graças aos livres poderosos que marcava e aos remates quase indefensáveis que disferia. Os mais famosos são um remate praticamente sem ângulo contra o Tenerife e um livre contra a França em 1997, ambos cheios de força e “efeito” na bola como só ele conseguia; mas há mais, muito mais.

Nas suas características enquanto jogador saltavam à vista a rapidez com que atacava e a agressividade com que conduzia a bola e tirava do caminho os defensores adversários. Roberto Carlos sempre levou a máxima “o ataque é a melhor defesa” muito a sério e foi um lateral muito ofensivo – sem descurar a defesa – que aparecia muitas vezes à entrada da área, a cruzar na linha e a aproveitar ressaltos ofensivos. Era intratável no despique um contra um por uma bola e desconcertante na finta de calcanhar para o meio – um tanque de guerra com a velocidade de um fórmula 1.

Fez as camadas jovens no União São João e Atlético, depois foi campeão pelo Palmeiras, deu o salto para a Europa para o Inter de Milão e atingiu o seu auge no Real Madrid – clube onde esteve onze anos. Mais tarde e numa fase já descendente da carreira actuou pelo Fenerbache, pelo Corinthians e pelo Anzhi Makhachkala (clube onde sofreu episódios de racismo). Mas a carreira de Roberto Carlos já estava feita, já tinha entrado para os canais da história do futebol mundial. O seu remate ficará na galeria dos mais precisos e poderosos do desporto rei e, quanto a mim, aquele pé esquerdo ficará para sempre marcado a nível pessoal em memórias que transcendem o futebol.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Roberto Carlos

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Henrique Rocha supera Daniel Merida e levanta o troféu do challenger de Perugia

Henrique Rocha conquistou o quarto troféu da carreira com uma vitória em dois sets na final do challenger de Perugia, frente ao espanhol Daniel Merida.

Atenção, Portugal: Colômbia bate a Jordânia no último jogo de preparação para o Mundial 2026

Durante a madrugada desta segunda-feira, a Colômbia venceu a Jordânia por 2-0 nos EUA, com Jhon Arias em grande destaque.

Enrique Riquelme aceita a derrota para Florentino Pérez mas deixa aviso: «Para nós, isto não é o fim, é o começo»

Enrique Riquelme reagiu à derrota para Florentino Pérez nas eleições presidenciais do Real Madrid do passado domingo.

Florentino Pérez discursa após vencer as eleições do Real Madrid e confirma José Mourinho: «Um dos melhores treinadores do mundo, como é José Mourinho»

Florentino Pérez já discursou para os adeptos do Real Madrid, após vencer as eleições. Antes do discurso, José Mourinho apareceu no vídeo da campanha.

PUB

Mais Artigos Populares

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

Imprensa espanhola avança que Pepe pode ser adjunto de José Mourinho no Real Madrid

Pepe pode vir a ser treinador-adjunto de José Mourinho no Real Madrid. O antigo internacional português pode confirmar o seu regresso ao clube espanhol.