Jogadores Que Admiro #71 – Axel Witsel

jogadoresqueadmiro

Standard Liége-Benfica-Real Madrid. Podia ser isto. Mas é isto: Standard Liége-Benfica-Zenit-Tianjin Quanjin. A carreira de Axel Witsel, médio centro belga, resume-se muito – mais do que aquilo que é – ao que podia ter sido.

Chegou ao Benfica no verão de 2011, depois de uma época em que o Porto de Villas-Boas tinha amassado por completo o Benfica campeão de Jorge Jesus, e logo teve impacto nos encarnados.

“Obrigou” o técnico português a mudar – definitivamente – o seu esquema tático – JJ passou a jogar, quase sempre, com um box-to-box declarado, atuando numa tática que podia ir, dependendo das interpretações, de um 4x2x3x1 a um 4x2x4. E, com a mudança tática, veio a mudança da forma de jogar.

Fonte: UEFA
Fonte: UEFA

O Benfica de Jesus, conhecido pela sua verticalidade e pela sua “sede” de procurar a baliza contrária, começou, então, a praticar um futebol mais pensado, mais pausado, com maior circulação de bola e com maior paciência no que toca a procurar os caminhos da baliza dos adversários. Tudo isto quase exclusivamente da responsabilidade do belga.

Formando um trio de meio-campo com Javi García e Aimar – às vezes era Rodrigo quem jogava ligeiramente atrás do ponta de lança –, o internacional belga fez uma época de grande qualidade e contribuiu, muito, para a boa época dos encarnados, apesar do campeonato perdido na reta final.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Axel Witsel

 

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto não entrou em loucuras e recusou pagar 4 milhões de euros em comissões por promessa

O FC Porto rejeitou pagar quatro milhões de euros em comissões por Rayan, jovem promessa que pertence ao Vasco da Gama.

Fenerbahçe contactou mais 2 treinadores para suceder a José Mourinho no comando da equipa

O Fenerbahçe continua à procura de um novo treinador. O clube turco fez sondagens agora por Luciano Spalletti e por Ange Postecoglou.

Jota Silva apontado a clube da Arábia Saudita após falhar a ida para o Sporting

Jota Silva foi protagonista do fecho do mercado por não ter assinado pelo Sporting devido a um atraso de um minuto. Agora, está a ser apontado ao Neom, da Arábia Saudita.

Insólito: Fábio Silva e Chrisantus Uche publicaram exatamente as mesmas mensagens de despedida dos respetivos clubes

Fábio Silva e Chrisantus Uche protagonizaram um momento insólito nesta janela de transferências. Os dois jogadores publicaram a mesma mensagem de despedida.

PUB

Mais Artigos Populares

Marc Guéhi não assinou pelo Liverpool e ficou muito descontente com o Crystal Palace

Marc Guéhi esteve a um pequeno passo de assinar pelo Liverpool. Agora, o defesa inglês está insatisfeito com a sua continuidade no Crystal Palace.

Penafiel e Deportivo de La Coruña de braço dado: 3 jogadores rumaram ao 25 de abril

O Penafiel e o Deportivo de La Coruña pertencem a Juan Carlos Escotet e três jogadores trocaram a Galiza pelo emblema português.

Braga tenta vender 3 jogadores que não entram nas contas de Carlos Vicens

O Braga procura vender três jogadores nas próximas semanas. Robson Bambu, João Marques e Simon Banza não entram nas contas de Carlos Vicens.