Jogadores Que Admiro #78 – Luisão

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Por esta altura, estará prestes a fazer 14 anos que o Benfica contratou um jovem defesa central brasileiro de nome Anderson Luís da Silva: Luisão para os amantes do futebol. Na altura, veio pela mão do treinador José António Camacho, que pretendia dar mais altura a um centro de defesa que contava com jogadores experientes, mas de relativamente baixa estatura: Argel, Hélder e Ricardo Rocha.

Ao fim de um ano de águia ao peito, Luisão não era opção indiscutível na equipa encarnada e com certeza que a esmagadora maioria dos benfiquistas estavam longe de imaginar que ele faria carreira no nosso clube. E a verdade é que, 14 anos e mais de 500 jogos depois, Luisão é um dos históricos do Sport Lisboa e Benfica.

Já é o jogador com mais títulos conquistados com o emblema encarnado, está entre os 10 jogadores com mais jogos ao serviço do Benfica, é o jogador com mais jogos a ostentar a braçadeira de capitão e também o segundo defesa com mais golos de águia ao peito, seguindo o legado de grandes capitães do Sport Lisboa e Benfica, tais como José Águas, Mário Coluna, António Simões, Toni, Humberto Coelho, Veloso, João Vieira Pinto e Simão Sabrosa.

São mais que muitas as boas recordações que o “Girafa” nos traz, inclusive no que a golos diz respeito. Desde os golos decisivos no campeonato (ao Sporting em 04/05 e ao SC Braga em 09/10), a golos nas competições europeias, desde o golo da vitória do campeão europeu Liverpool, o golo acrobático em Eindhoven ou o bis em White Hart Lane.

Luisão a festejar o seu último golo de águia ao peito Fonte: Facebook Oficial de Luisão
Luisão a festejar o seu último golo de águia ao peito
Fonte: Facebook Oficial de Luisão

Mas, mais do que a sua importância em campo e no balneário, Luisão é um símbolo do Benfica moderno por outras razões fora das quatro linhas: primeiro que tudo, porque numa altura em que está a tornar-se cada vez mais difícil para os clubes nacionais segurarem os seus melhores jogadores, Luisão soube resistir durante anos a fio ao assédio dos “tubarões” europeus, fazendo do Sport Lisboa e Benfia a sua casa e merecendo assim o respeito de todos.

Depois, Luisão é um dos símbolos da recuperação e reestruturação do clube. Como todos devem saber, Luisão chegou ao Benfica numa altura em o clube estava a começar a reerguer-se após anos de sucessivas más gestões tanto a nível desportivo, como a nível financeiro. Quando Luisão chegou, o clube jogava numa casa emprestada e ainda não tinha um campo próprio onde treinar. Como tal, Luisão testemunhou toda a evolução e crescimento do clube, a nível desportivo, financeiro e patrimonial.

Como tal, Luisão merece todo o respeito e admiração dos benfiquistas e inclusive dos amantes do futebol português. Da minha parte, essa admiração será intocável. Obrigado capitão!

Foto de Capa: Facebook Oficial de Luisão

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Marrocos faz algo que nunca nenhuma seleção africana fez: eis o registo

Marrocos tornou-se na primeira equipa africana a marcar três golos num jogo a eliminar de Mundial. Venceram 3-0 ao Canadá.

Gustavo Alfaro e a eliminação do Paraguai: «Se vocês querem ser vencedores, precisam de aprender a perder»

O Paraguai perdeu frente à França e foi eliminado do Mundial. Gustavo Alfaro lamentou a derrota e deixou o seu futuro incer

Zlatan Ibrahimovic e o França x Paraguai: «Teria levado 4 cartões vermelhos neste jogo»

Zlatan Ibrahimovic diz que «teria levado quatro cartões vermelhos» no França x Paraguai. Segue a opinião do antigo futebolista.

Carlo Ancelotti: «Parabéns a Cabo Verde por jogar um jogo tão bonito»

Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil, destacou a prestação de Cabo Verde contra Argentina nos 16 avos de final do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Oyarzabal e o Portugal x Espanha: «Com todo o respeito do mundo, mas sem medo»

Portugal e a Espanha medem forças para os oitavos de final do Mundial 2026, nesta segunda-feira. Eis o que disse Mikel Oyarzabal.

Didier Deschamps e o embate frente ao Paraguai: «Eles jogam com todos os truques possíveis, não é o futebol que trará pessoas ao...

A França venceu o Paraguai e alcançou os quartos de final do Mundial 2026. Deschamps criticou a agressividade adversária e os cartões recebidos.

Grátis, Canal Aberto e não só: Onde ver o Portugal x Espanha no Mundial 2026?

Portugal x Espanha vai passar na RTP 1, Sport TV 5 e LiveModeTV. Jogo é referente aos oitavos de final do Mundial 2026.