Jogadores que Admiro #36 – Alan Shearer

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Lá em casa, além de ao habitual futebol português, assistia-se assiduamente à Premier League. E na altura em que também o meu Sporting dava cartas, com José Peseiro no leme, havia uma equipa inglesa que me enchia as medidas. Uma daquelas equipas que nunca ganharam nada, nem sequer lá chegaram perto, mas cujo plantel me fazia acreditar que talvez esse dia chegasse. O Newcastle.

Sim, eu sei. O Newcastle? Mas, no ano de 2004, os geordies contavam com uma estrela, um senhor, um capitão, que ainda hoje é um dos jogadores dos quais guardo as memórias mais bonitas. Alan Shearer, inglês, avançado. Shearer nunca alcançou a glória; preferiu ficar no clube de sempre, o clube da cidade onde nasceu, do que voar para Itália ou Espanha. Mas nesse norte de Inglaterra que o viu crescer ele é a lenda viva que ainda perdura.

Shearer tinha um estilo peculiar, incomodativo. Saltava com os cotovelos certeiros (aquilo a que chamamos hoje “saltar à Bruno Alves”), usava o corpo para ganhar posição, via como objectivo último a bola no fundo das redes e utilizava a força para o alcançar. Mas tinha também uma excelente visão de jogo; formava uma dupla de fazer inveja com Bellamy, e sabia jogar no vazio para dar tempo e espaço ao galês.

Alan Shearer é uma verdadeira lenda da Liga inglesa Fonte: Newcastle United
Alan Shearer é uma verdadeira lenda da Liga inglesa
Fonte: Newcastle United

É verdade que nunca ganhou nada com a camisola preta e branca. Mas levou o Newcastle a outros voos, marcou golos que deram fama a Nicky Butt, Dyer, Ameobi e muitos mais. Shearer era o matador que eu, ao vê-lo brilhar nessas tardes de domingo passadas em frente à televisão, tentava imitar logo de seguida a correr desenfreadamente no corredor lá de casa: imitava as jogadas do Newcastle, fazia tabelinha com a parede, com Bellamy, e finalizava! Ganhava a Premier League todas as semanas.

Tenho pena quando Shearer não é recordado como um dos melhores da sua geração. Porque o foi. E quando vejo aquele filme que nos fez a todos acreditar que íamos ser os melhores do mundo, o Golo, a história toca-me mais porque é o Newcastle. É o Shearer. Revejam o Golo e entendam o que estou a dizer: o Newcastle daquela altura, St. James Park, Alan Shearer e companhia, não deixam ninguém indiferente.

Obrigada, capitão.

Foto de Capa: Newcastle United

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Torreense x Casa Pia do playoff da manutenção ou subida à Primeira Liga?

O Torreense e o Casa Pia defrontam-se no playoff que determinará a última equipa na Primeira Liga. Primeira mão joga-se em Torres Vedras.

Sporting chega aos 23 milhões de euros por Issa Doumbia e já tem cláusula de rescisão nos leões definida

Issa Doumbia está cada vez mais próximo do Sporting. Leões vão pagar 23 milhões de euros ao Venezia e preparam contrato.

José Mourinho quer levar 5 adjuntos para o Real Madrid e tem questão física como prioridade

José Mourinho vai levar a equipa técnica para o Real Madrid. Há cinco nomes que o técnico quer que o acompanhem, entre os quais António Dias.

Más notícias para o Benfica: Marco Silva está a ser persuadido pelo Fulham para renovar e Ruben Amorim está distante

O Benfica tem Marco Silva e Ruben Amorim como prioridades. Ainda assim, ambos os treinadores têm outras opções no futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Cruzeiro de Artur Jorge empata com o Boca Juniors na Argentina e segue na liderança do Grupo D da Taça Libertadores

O Cruzeiro de Artur Jorge mantém-se na liderança do Grupo D da Libertadores. Brasileiros empataram na Argentina contra o Boca Juniors.

Eis os onzes prováveis da final da Europa League entre Aston Villa e Friburgo

O Aston Villa e o Friburgo defrontam-se na primeira das três finais europeias a disputar. Eis os onzes prováveis para a final da Europa League.

Pizzi fala na crise do Benfica e elogia reforço do Sporting: «Tem tudo para ser um dos melhores jogadores do campeonato português»

Pizzi falou de Ruben Amorim, do momento do Benfica e de Rodrigo Zalazar. Declarações do médio que, recorde-se, terminou a carreira.