Jogadores que Admiro #46 – Xabi Alonso

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Jogador de classe mundial e lenda viva do desporto rei, Xabi Alonso transporta toda a classe do futebol para dentro das quatro linhas e, certamente, faz o futebol parecer tarefa fácil ao olho do comum adepto. Com 114 internacionalizações pela seleção de Espanha e com passagens por três históricos do futebol (Liverpool, Real Madrid e Bayern Munique), o médio basco é um autêntico maestro em campo.

O internacional espanhol destaca-se pela sua apurada técnica com bola e pela excelente qualidade de passe, de tal nível que porventura somente o mítico Andrea Pirlo evidencie, nos dias que correm, tamanha capacidade no capítulo do passe. Xabi Alonso efetua passes longos com tal naturalidade e execução que aparenta estar a trocar a bola com um colega perto de si. Também o remate de longa distância é uma das armas que tem no seu vasto arsenal, característica patenteada nos golos de belo efeito que tem marcado ao longo da sua carreira.

A elevada cultura e leitura de jogo que demonstra, aliadas a uma inteligência tática adquirida com a experiência que já tem dentro das quatro linhas, permitem a Alonso controlar o ritmo das partidas e assumir a batuta do jogo, sendo assim o pêndulo e o principal motor de construção de jogo e circulação de bola da sua equipa.

O médio basco deixou um vasto legado no Liverpool, quando assinou pelo Real Madrid em 2009. Ao serviço dos madrilenos somou vários triunfos e títulos e foi com alguma surpresa para muitos adeptos que assinou pelo Bayern Munique aos 32 anos. Surpreendente, mas não para todos. Pep Guardiola sabia bem o que estava a fazer quando pediu a sua contratação: Alonso era a peça fundamental de que o meio-campo dos bávaros necessitava para praticar um futebol sustentado na posse de bola, bem ao estilo daquilo a que o técnico espanhol nos tem habituado. Guardiola tinha em Xabi Alonso o maestro de que necessitava para completar a sua orquestra em Munique.

Guardiola viu em Xabi Alonso o maestro ideal para a sua orquestra bávara Fonte: FC Bayern Munique
Guardiola viu em Xabi Alonso o maestro ideal para a sua orquestra bávara
Fonte: FC Bayern Munique

Xabi Alonso é um jogador galardoado e o seu currículo evidencia-o bem: um Campeonato do Mundo e dois Europeus ao serviço da seleção espanhola, duas Ligas dos Campeões (2004/05 no Liverpool e 2013/14 no Real Madrid), uma Supertaça Europeia, uma Liga Espanhola, uma Bundesliga, duas Taças do Rei, uma Taça de Inglaterra, uma Supertaça Espanhola e uma Supertaça Inglesa. Aos 33 anos, Xabi Alonso é mais um caso exemplificativo de que a idade no futebol não passa de apenas um número e não tem obrigatoriamente que se refletir na eficiência de um jogador dentro das quatro linhas.

O que o médio basco já não tem em velocidade tem em cérebro e experiência, fatores que lhe permitem manter os índices e a qualidade de jogo que tem evidenciado ao longo da sua carreira. Xabi Alonso continua a ser um jogador fundamental, que marca a diferença nas partidas, e aparenta estar ainda longe de pendurar as botas. E nós, adeptos do desporto rei, agradecemos!

Foto de Capa:  FC Bayern Munique

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ezequiel Garay elogia José Mourinho e revela por quem vai torcer no Benfica x Real Madrid

Ezequiel Garay assumiu que vai torcer pelo Benfica no encontro frente ao Real Madrid. O defesa argentino deixou também elogios para José Mourinho.

Já há previsão para o regresso de Fotis Ioannidis no Sporting

Fotis Ioannidis está a finalizar a recuperação da lesão. Avançado do Sporting já deve ser opção para o embate contra o CD Nacional no domingo.

Braga realizou a gala dos 105 anos: eis os vencedores dos prémios da Legião de Ouro

O Braga realizou a gala referente aos 105 anos do clube. O emblema minhoto divulgou os vencedores e António Salvador discursou no final.

Anísio Cabral e a estreia a marcar pelo Benfica: «Foi uma das melhores sensações da minha vida»

Após marcar na sua estreia pela equipa principal do Benfica, Anísio Cabral fez uma publicação nas suas redes sociais na qual refletiu sobre o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição pede reforços após vitória do Al Ittihad na Liga da Arábia Saudita: «Precisamos de mais algumas soluções»

Sérgio Conceição falou após a vitória do Al Ittihad frente ao Al Kholood. O técnico português assumiu que a sua equipa precisa de mais reforços.

Real Madrid divulga lista de convocados para o jogo com o Benfica na Champions League

O Real Madrid revelou a lista de convocados para o encontro frente ao Benfica, da última jornada da fase da liga da Champions League.

Biel tem o futuro definido e vai voltar a ser emprestado pelo Sporting

Biel vai ser emprestado pelo Sporting ao Al Shabab. Extremo brasileiro vai prosseguir a carreira na Arábia Saudita.