Jogadores Que Admiro #70 – Deo

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

André Henrique Justino ou pequeno Deo, como todos o tratamos carinhosamente no mundo do futsal, chegou a Alvalade em 2002 vindo do Cervicá, clube da sua terra natal. No início da sua carreira em Portugal, ninguém pensaria que Deo criaria uma ligação tão especial ao clube e aos adeptos, que passaria quase toda a sua carreira ligado ao clube verde e branco. A verdade é que o brasileiro passou doze épocas de leão ao peito, sempre com o enorme profissionalismo que o caracteriza aliado ao orgulho imenso que sabemos que sente por jogar no Sporting. A história de Deo é muito mais do que os títulos conquistados, apesar de nesse campo ter sido extremamente feliz na sua primeira passagem pela equipa leonina, onde conquistou treze troféus, sendo que seis deles foram campeonatos nacionais.

No final da época 2013/14, o brasileiro decidiu abandonar o Sporting e rumar à Rússia. Apesar de ter ganho o título de campeão nacional nesse ano, a sua despedida foi muito emotiva, algo normal para quem se considera da casa. Felizmente, o seu regresso esteve sempre em cima da mesa, e esta temporada, depois de dois anos a jogar no KPRF Moscovo, Deo decidiu regressar a Portugal e, obviamente, ao clube do seu coração. Durante as duas temporadas em que esteve ausente, muitas vezes se ouvia o seu nome entre os sócios e adeptos, tal era o desejo de que o brasileiro regressasse. Por isso mesmo, é fácil perceber que o carinho da massa adepta é muito grande para com Deo.

Deo regressou ao Sporting depois de dois anos a jogar na Rússia Fonte: Sporting CP
Deo regressou ao Sporting depois de dois anos a jogar na Rússia
Fonte: Sporting CP

Se falarmos das suas qualidades dentro de campo, facilmente percebemos que a sua (re)contratação é uma grande mais-valia para uma equipa que está cada vez mais perto da perfeição. Deo é um desequilibrador nato devido à sua velocidade e à facilidade com que arranca junto à linha muitas das vezes para dar de bandeja o golo aos seus colegas. Aliás, se o processo ofensivo dos leões é cada vez mais uma dor de cabeça para os adversários, a contribuição de Deo tem sido decisiva, não só porque já marcou nove golos esta temporada como assistiu os colegas em muitas outras ocasiões. Para além disso, a sua mobilidade é estonteante, pelo que facilmente consegue confundir a marcação do seu adversário direto, desmarcando-se e criando verdadeiras situações de perigo. No final de contas, Deo é um jogador que qualquer equipa de topo gostaria de ter, tal é o compromisso que coloca em campo e a entreajuda que tem para com os colegas, algo que de resto é uma característica da equipa leonina. O brasileiro é, sem dúvida, alguém que delicia a plateia com as suas jogadas ao mesmo tempo que é extremamente eficaz nas suas tarefas em prol da equipa.

Para além de ter ganho o prémio Stromp na categoria atleta em 2013, Deo ficou na história do clube por ser o último jogador a marcar na mítica Nave de Alvalade. Brevemente, o pavilhão João Rocha será inaugurado e irá receber as modalidades do clube. Para Deo e para os adeptos, seria memorável que o brasileiro voltasse a fazer história e fosse o primeiro jogador a marcar no novo pavilhão. Sem dúvida que, se assim fosse, esta “pequena” conquista estava entregue a alguém que merece todo o nosso reconhecimento.

Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista devota desde que se conhece, o futebol é o seu desporto de eleição. Quando jogava, era médio-ofensivo de posição, mas agora prefere a bancada. A menos, é claro, que a convidem para uma peladinha entre amigos.                                                                                                                                                 A Cláudia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora exige que Rio Ave honre acordo por André Luiz e ameaça levar o caso a tribunal

A venda de André Luiz ao Olympiacos pode resultar num caso em tribunal. O Estrela da Amadora pede 10% da proposta feita pelo Benfica ao Rio Ave.

Torreense rouba dois talentos de 18 anos a clube da Ligue 2

O Torreense anunciou as contratações dos jovens Adama Baradji e Titalom Penka, provenientes do Stade Reims. Ambos têm apenas 18 anos.

Primeira Liga: eis os árbitros nomeados para os encontros da 21.ª jornada

A Liga Portugal anunciou as nomeações do Conselho de Arbitragem para os jogos da 21.ª jornada, incluindo o clássico entre FC Porto e Sporting.

FC Porto x Sporting: Já é conhecido o árbitro que irá dirigir o clássico

A Liga Portugal anunciou que Luís Godinho será o árbitro principal do encontro da 21.ª jornada entre o FC Porto e o Sporting, na próxima segunda-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho, Rui Costa, dirigentes e jogadores: estrutura do Benfica em peso a assistir às decisões da Youth League

De José Mourinho a Rui Costa, são várias as figuras de peso do Benfica no Benfica Campus. Águias decidem futuro na Youth League.

Nuno Espírito Santo pode ser despedido sem indemnização caso o West Ham seja despromovido da Premier League

O contrato de Nuno Espírito Santo com o West Ham inclui uma cláusula que indica que o técnico pode ser demitido sem compensação se for despromovido.

Pep Guardiola revolta-se com assassinatos nos EUA: «Podemos fazer tudo, mas ainda nos matamos uns aos outros. Porquê?»

Pep Guardiola mostrou que está atento ao mundo para lá do futebol e deixou uma mensagem humanista. Declarações fortes do treinador do Manchester City.