Jogadores Que Admiro #78 – Luisão

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Por esta altura, estará prestes a fazer 14 anos que o Benfica contratou um jovem defesa central brasileiro de nome Anderson Luís da Silva: Luisão para os amantes do futebol. Na altura, veio pela mão do treinador José António Camacho, que pretendia dar mais altura a um centro de defesa que contava com jogadores experientes, mas de relativamente baixa estatura: Argel, Hélder e Ricardo Rocha.

Ao fim de um ano de águia ao peito, Luisão não era opção indiscutível na equipa encarnada e com certeza que a esmagadora maioria dos benfiquistas estavam longe de imaginar que ele faria carreira no nosso clube. E a verdade é que, 14 anos e mais de 500 jogos depois, Luisão é um dos históricos do Sport Lisboa e Benfica.

Já é o jogador com mais títulos conquistados com o emblema encarnado, está entre os 10 jogadores com mais jogos ao serviço do Benfica, é o jogador com mais jogos a ostentar a braçadeira de capitão e também o segundo defesa com mais golos de águia ao peito, seguindo o legado de grandes capitães do Sport Lisboa e Benfica, tais como José Águas, Mário Coluna, António Simões, Toni, Humberto Coelho, Veloso, João Vieira Pinto e Simão Sabrosa.

São mais que muitas as boas recordações que o “Girafa” nos traz, inclusive no que a golos diz respeito. Desde os golos decisivos no campeonato (ao Sporting em 04/05 e ao SC Braga em 09/10), a golos nas competições europeias, desde o golo da vitória do campeão europeu Liverpool, o golo acrobático em Eindhoven ou o bis em White Hart Lane.

Luisão a festejar o seu último golo de águia ao peito Fonte: Facebook Oficial de Luisão
Luisão a festejar o seu último golo de águia ao peito
Fonte: Facebook Oficial de Luisão

Mas, mais do que a sua importância em campo e no balneário, Luisão é um símbolo do Benfica moderno por outras razões fora das quatro linhas: primeiro que tudo, porque numa altura em que está a tornar-se cada vez mais difícil para os clubes nacionais segurarem os seus melhores jogadores, Luisão soube resistir durante anos a fio ao assédio dos “tubarões” europeus, fazendo do Sport Lisboa e Benfia a sua casa e merecendo assim o respeito de todos.

Depois, Luisão é um dos símbolos da recuperação e reestruturação do clube. Como todos devem saber, Luisão chegou ao Benfica numa altura em o clube estava a começar a reerguer-se após anos de sucessivas más gestões tanto a nível desportivo, como a nível financeiro. Quando Luisão chegou, o clube jogava numa casa emprestada e ainda não tinha um campo próprio onde treinar. Como tal, Luisão testemunhou toda a evolução e crescimento do clube, a nível desportivo, financeiro e patrimonial.

Como tal, Luisão merece todo o respeito e admiração dos benfiquistas e inclusive dos amantes do futebol português. Da minha parte, essa admiração será intocável. Obrigado capitão!

Foto de Capa: Facebook Oficial de Luisão

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.