Jogadores Que Admiro #78 – Luisão

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Por esta altura, estará prestes a fazer 14 anos que o Benfica contratou um jovem defesa central brasileiro de nome Anderson Luís da Silva: Luisão para os amantes do futebol. Na altura, veio pela mão do treinador José António Camacho, que pretendia dar mais altura a um centro de defesa que contava com jogadores experientes, mas de relativamente baixa estatura: Argel, Hélder e Ricardo Rocha.

Ao fim de um ano de águia ao peito, Luisão não era opção indiscutível na equipa encarnada e com certeza que a esmagadora maioria dos benfiquistas estavam longe de imaginar que ele faria carreira no nosso clube. E a verdade é que, 14 anos e mais de 500 jogos depois, Luisão é um dos históricos do Sport Lisboa e Benfica.

Já é o jogador com mais títulos conquistados com o emblema encarnado, está entre os 10 jogadores com mais jogos ao serviço do Benfica, é o jogador com mais jogos a ostentar a braçadeira de capitão e também o segundo defesa com mais golos de águia ao peito, seguindo o legado de grandes capitães do Sport Lisboa e Benfica, tais como José Águas, Mário Coluna, António Simões, Toni, Humberto Coelho, Veloso, João Vieira Pinto e Simão Sabrosa.

São mais que muitas as boas recordações que o “Girafa” nos traz, inclusive no que a golos diz respeito. Desde os golos decisivos no campeonato (ao Sporting em 04/05 e ao SC Braga em 09/10), a golos nas competições europeias, desde o golo da vitória do campeão europeu Liverpool, o golo acrobático em Eindhoven ou o bis em White Hart Lane.

Luisão a festejar o seu último golo de águia ao peito Fonte: Facebook Oficial de Luisão
Luisão a festejar o seu último golo de águia ao peito
Fonte: Facebook Oficial de Luisão

Mas, mais do que a sua importância em campo e no balneário, Luisão é um símbolo do Benfica moderno por outras razões fora das quatro linhas: primeiro que tudo, porque numa altura em que está a tornar-se cada vez mais difícil para os clubes nacionais segurarem os seus melhores jogadores, Luisão soube resistir durante anos a fio ao assédio dos “tubarões” europeus, fazendo do Sport Lisboa e Benfia a sua casa e merecendo assim o respeito de todos.

Depois, Luisão é um dos símbolos da recuperação e reestruturação do clube. Como todos devem saber, Luisão chegou ao Benfica numa altura em o clube estava a começar a reerguer-se após anos de sucessivas más gestões tanto a nível desportivo, como a nível financeiro. Quando Luisão chegou, o clube jogava numa casa emprestada e ainda não tinha um campo próprio onde treinar. Como tal, Luisão testemunhou toda a evolução e crescimento do clube, a nível desportivo, financeiro e patrimonial.

Como tal, Luisão merece todo o respeito e admiração dos benfiquistas e inclusive dos amantes do futebol português. Da minha parte, essa admiração será intocável. Obrigado capitão!

Foto de Capa: Facebook Oficial de Luisão

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

UD Leiria comunica adiamento do jogo da Segunda Liga frente ao Paços de Ferreira devido à depressão Kristin

A UD Leiria comunicou o adiamento do jogo frente ao Paços de Ferreira. O clube já tem acordo com o emblema pacense e a Liga Portugal.

Al Ula de José Peseiro vence segundo jogo consecutivo na Arábia Saudita

O Al Ula derrotou o Al Bukayriyah, por 3-1, na jornada 19 da Segunda Liga da Arábia Saudita. A equipa de José Peseiro está no quarto lugar.

Braga: Baixa no último treino antes da viagem para os Países Baixos traz uma novidade na convocatória

No treino desta quarta-feira, Carlos Vicens não pode contar com mais um elemento do plantel do Braga, em preparação para o embate com o Go Ahead Eagles.

Imprensa inglesa aponta Vítor Pereira para cargo no Leicester City após despedimento de Martí Cifuentes

No passado domingo, o Leicester City despediu Martín Cifuentes ao fim de um ano no clube. Vítor Pereira surge como um nome apontado ao cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola não esconde admiração por Bernardo Silva: «Impressionou-me logo no Mónaco mas nunca esperei isto»

Pep Guardiola abordou o jogo do Manchester City frente ao Galatasaray e o treinador espanhol não poupou elogios a Bernardo Silva.

Al Hilal anuncia saída de Kaio César por empréstimo para o Corinthians

Kaio César vai ser jogador do Corinthians. O extremo ex-Vitória SC, chega à equipa brasileira proveniente do Al Hilal por empréstimo até ao final da temporada.

Quique Flores elogia José Mourinho e destaca: «Boa parte dos adeptos do Real Madrid está com Mourinho e admira-o»

Em entrevista, Quique Flores recordou a sua carreira, abordou o jogo de quarta-feira, entre Benfica e Real Madrid, e falou sobre a fase atual de ambos os clubes.