Jogadores que Admiro #96 – Ricardo Mestre

- Advertisement -

Raul Alarcon conquistou este domingo em Fafe a Volta a Portugal em Bicicleta Santander pelo segundo ano consecutivo, expendendo para seis temporadas o domínio da estrutura agora denominada W52/FC Porto. No entanto, em desportos de equipa, raramente se vence sozinho e, mais uma vez, houve um ciclista que se destacou como fundamental para mais este triunfo, Ricardo Mestre.

O ciclista algarvio voltou a fazer uma Volta de qualidade, sendo o mais fiável dos gregários de Alarcon durante as duas semanas da Grandíssima. Enquanto António Carvalho e João Rodrigues apareceram melhor em certas alturas da prova, nenhum teve a regularidade de Mestre. E, mesmo despendendo bastante energia na cabeça do pelotão, ora a proteger o seu líder, ora a impor ritmos para massacrar os adversários, terminou nos dez primeiros em várias etapas e foi oitavo na Geral final.

O que mais impressiona nessa facilidade em que se sacrifica para os outros é que ele próprio já venceu a Volta a Portugal. Outras demonstrações da sua qualidade são as duas vitórias no GP Joaquim Agostinho, a etapa conquistada este ano numa etapa da Vuelta Asturias e a sua passagem pelo World Tour, em especial a combatividade com que se destacou no Giro 2013. E, ainda assim, para mim, o que mais o distingue começam a ser as várias Voltas que deu a ganhar aos companheiros.

O sorriso é uma das imagens de marca do algarvio
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

É fácil dizer que, tanto na W52 como no Tavira, estava incluído na mais forte equipa nacional e que, por isso, lhe era mais fácil estar presente nesses triunfos. Mas, o que realmente é preciso dizer é que essas equipas são muito mais fortes com a sua presença e, acima de tudo, seriam-no muito menos se tivessem Ricardo Mestre contra elas.

A juntar a tudo isto, há uma atitude irrepreensível fora da estrada. Se ao algarvio nunca ninguém parece ter nada a apontar, dá até gosto ver o sorriso com que sempre brinda todos à sua passagem.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vai a Rio Maior e empata com o Casa Pia na Primeira Liga

O Benfica empatou 1-1 com o Casa Pia na jornada 28 da Primeira Liga. Richard Ríos (68') e Rafael Brito (78') marcaram os golos do jogo.

Rafael Brito empata Casa Pia x Benfica cerca de 10 minutos após golo de Richard Ríos

Rafael Brito retirou a vantagem do Benfica frente ao Casa Pia. Médio de 24 anos marcou golo aos 78 minutos do encontro.

Francisco Conceição, após o jogo da Juventus, fala sobre a pausa para seleções: «Estávamos todos um pouco cansados devido aos jogos internacionais»

Francisco Conceição falou, após vitória da Juventus frente ao Genoa, sobre o cansaço da equipa, devido à pausa internacional.

Lincoln City vence Reading nos descontos e garante subida ao Championship

O Lincoln City venceu o Reading por 2-1. A equipa orientada por Michael Skubala garantiu com esta vitória, a subida ao Championship.

PUB

Mais Artigos Populares

Vai passar em canal aberto: onde ver o Braga x Real Bétis

O encontro entre o Braga e o Real Bétis está marcado para o final de tarde de quarta-feira, a partir das 17h45.

Deixou saudades em Portugal? Toni Martínez continua a convencer na La Liga

Toni Martínez está a cumprir a sua segunda temporada ao serviço do Deportivo Alavés, depois de passar por Famalicão e FC Porto.

Chegou ao Sporting no verão como promessa mas desapareceu das ideias de Rui Borges em novembro de 2025

Rayan Lucas está emprestado pelo Flamengo ao Sporting, mas não conseguiu nenhuma oportunidade na equipa principal.