Jogo Interior #15 – A competência tem idade?

    jogo interior

    Julian Nagelsmann foi contratado pelo TSG Hoffenheim para assumir o comando da equipa da 1.ª Liga Alemã, treinador que no ano passado foi campeão nacional de juniores do mesmo clube. Julian será o treinador mais jovem da história do escalão mais alto do futebol alemão. Julian tem acordo para orientar a equipa mas ainda tem de passar nos testes do curso de treinador. O seu talento para treinar foi detectado pela direcção do Hoffenheim, que não hesitou em assegurá-lo em funções no clube, e deu-lhe um grande voto de confiança e esperança.

    “Para chegares aonde a maioria não chega precisas de fazer algo que a maioria não faz…”

    A história de Julian serve de mote para o resto. Uma frase que cito reflecte a diferenciação que se observa quando encontramos exemplos destes. Jovens “improváveis” a ter sucesso, a ultrapassar “velhas raposas” e a mudar velhos paradigmas… Na nossa sociedade ocidental floresce o estigma de que só quem tem muitos anos de idade é que tem muita experiência. Se levarmos a afirmação de forma literal a verdade é essa mas há aqui mais factores a ter em consideração. Será que ao longo dos anos as experiências e aprendizagens adquiridas foram de qualidade?

    As competências adquiridas num curto espaço de tempo não são passíveis de transformar um treinador jovem num treinador de qualidade? Nem sempre a quantidade de anos de prática da actividade entrega ao treinador valores e habilidades que o fazem ser bem-sucedido ou reconhecido pelos outros. Diz-se que “a prática leva à perfeição”. Se de certa forma isso é verdade, quando a prática não é perfeita não leva a lado nenhum a não ser a uma ilusão traduzida pelo ditado popular “A velhice é um posto”. Não concebo que alguém sensato, que tenha, por exemplo, mais dez anos de experiência que outro treinador, sequer pense que é melhor.

    Cada vez mais surgem novos treinadores, impulsionados e motivados por novas ideias, com sede de conhecimento e bastante personalidade, bastante pro-activos, à espera de uma oportunidade idêntica à de Julien Nagelsmann. Do outro lado, a escolha para técnicos da “velha guarda” está entre tornar-se flexível e adaptar-se ou passar à reforma. Jupp Heynckes, por exemplo, tem 68 anos, e é natural que os relacionamentos com os jogadores mais jovens possam ser frágeis. No entanto o treinador reinventou-se a si próprio no Bayern de Munique, com uma abordagem mais serena.

    Supostamente à medida que vamos passando os anos de vida, numa profissão, numa actividade, uma enorme quantidade de experiências, aliadas à aquisição de conhecimento teórico e prático, vão-nos moldando e dando consistência no desempenho do nosso papel. Neste caso o de treinador. Obviamente estas acções de construção do nosso ser treinador vão dando pistas que nos permitem avaliar em que ponto nos encontramos, partindo do princípio de que o nosso grau de auto-conhecimento é bom e de que somos possuidores de uma boa atitude perante o nosso papel.

    Julian Nagelsmann vai ser o mais novo treinador de sempre da Liga Alemã Fonte: The Guardian
    Julian Nagelsmann vai ser o mais novo treinador de sempre da Liga Alemã
    Fonte: The Guardian

    Não quero parecer arrogante nem presunçoso dizendo que, na minha opinião, um treinador de 20 anos nunca deve ser subserviente a outro qualquer de 40, mesmo tendo o primeiro somente um ano de experiência na liderança de equipa. O que defendo é que deve ter atitude e confiança. Deve, sim, ser respeitador mas convicto dos seus princípios, lutar para demonstrar que as suas ideias diferentes são boas e funcionam. Manter-se firme perante actos desesperados de demonstração de poder ou tentativa de imposição de ideias. Ideias velhas já foram novas e as melhores na altura.

    Felizmente o ser humano é naturalmente empreendedor e “aprendedor”, e utiliza essas características para crescer. Se acreditamos que, por toda a gente jogar e treinar o 4x3x3, 4×0, 2x2x1, 6×0, nós também temos de o fazer, já estamos a ser manipulados à partida. Se achamos que é melhor que seja diferente então sejamos persistentes e resistentes porque muita gente vai, em vez de provar que eles estão certos, tentar provar que nós estamos errados.

    Um factor importante também no sucesso de jovens treinadores é a aposta dos dirigentes com coragem para assumir um risco que muitas vezes é impossível de calcular. A competência não tem idade e está na hora de modificarmos a nossa típica mentalidade de que somos pequeninos e de que raramente temos mérito, ou que este é um factor de diferenciação. “Chegamos sempre como novos a todas as idades da vida e muitas vezes com falta de experiência, apesar do número de anos”, já dizia François La Rochefoucauld, escritor francês do século XVII.

    “Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo.”, Oscar Wilde

    Para os treinadores com mais idade deixo uma pequena sugestão: como os que lideram qualquer sistema são os mais flexíveis, então sejam-no. Aceitem novas ideias, brinquem com elas, tentem percebê-las primeiro e não descartá-las à partida. Poderão estar perante algo valioso mas que por condicionamento não aceitam.

     

    Foto de Capa: Federação Alemã de Futebol 

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Alcino Rodrigues
    Alcino Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Já foi jogador mas há uns tempos passou para o outro lado e ajuda os treinadores com as coisas que escreve. Adora desporto e todas as componentes do jogo interior, ou treino mental. O seu foco são os processos e adora estudar as dinâmicas do trabalho em equipa. Coloquem muita malta a trabalhar junta e ele descortina todas as suas nuances. Já teve filhos, plantou árvores e ultimamente lançou um livro. Parece que está safo…                                                                                                                                                 O Alcino não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 72 milhões de euros, fez 8 jogos nas últimas 2 temporadas e Atlético Madrid estuda várias hipóteses para a saída

    O Atlético Madrid quer desfazer-se de Thomas Lemar. Internacional francês não tem grande relevância no plantel colchonero.

    Joga no Manchester United de Ruben Amorim e é alvo do AC Milan de Sérgio Conceição

    O Manchester United pode colocar André Onana no próximo mercado. Guarda-redes é alvo do AC Milan em caso de saída de Mike Maignan.

    Nicolas Jackson regressa aos treinos do Chelsea após lesão

    Como esperado, Nicolas Jackson regressou aos treinos no Chelsea. Avançado no último estágio da recuperação de lesão.

    Bernardo Silva é o jogador mais lento da Premier League e Matheus Nunes está no top-3 de velocidade máxima

    Bernardo Silva é o jogador com menor velocidade máxima registada na Premier League. Matheus Nunes foi o jogador com a segunda maior velocidade máxima.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Tiago Ilori junta-se a Ricardo Costa na Geórgia

    Tiago Ilori foi oficializado no Dila Gori, da Geórgia. O antigo defesa do Sporting vai ser treinado pelo antigo internacional português Ricardo Costa.

    Bayern Munique vai fazer proposta de 100 milhões de euros por jogador do PSG

    O Bayern Munique quer contratar Bradley Barcola para reforçar o corredor esquerdo. Extremo está a ser destaque do PSG.

    José María Giménez precisou de bomba de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai disputado a 4.090 metros de altura

    José María Giménez precisou de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai. Jogo foi disputado a 4.090 metros de altitude.

    Presidente do Cardiff City exige 120 milhõs de euros pela morte de Emiliano Sala

    Mehmet Dalman não esquece os 120 milhões de euros exigidos devido à morte de Emiliano Sala. Avançado nunca chegou a jogar pelo Cardiff City.

    Arsenal dá a volta à eliminatória e elimina Real Madrid: eis as 2 primeiras equipas apuradas para as meias finais da Champions League Feminina

    O Arsenal está nas meias finais da Champions League Feminina. Gunners deram a volta à eliminatória em Inglaterra.

    Eis o quadro das meias finais da Taça de Portugal de Futsal

    Estão definidos os encontros das meias finais da Taça de Portugal de Futsal. Jogos realizam-se em Matosinhos.

    Benfica vence Braga e Sporting atropela Ladoeiro: eis os resultados dos quartos de final da Taça de Portugal de Futsal

    Jogaram-se esta quarta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de Futsal. Benfica e Sporting seguem em frente.

    E se os playoffs começassem hoje? | NBA

    Faltam, sensivelmente, 11 jogos do término da regular season....

    Atlético Madrid quer fechar contratação no verão por 20 milhões de euros

    O Atlético Madrid é mais um dos interessados em contratar Joan Garcia. Guarda-redes do Espanyol em destaque no mercado.

    Ex-Benfica critica CBF e futebol brasileiro após humilhação diante da Argentina: «Até quando?»

    Artur Moraes deixou críticas à CBF e ao futebol brasileiro. Goleada sofrida contra a Argentina deixou marcas e críticas.