Jogo Interior #16 – Recursos Psicológicos: A necessidade de formação dos treinadores

    Na actualidade, a grande importância dos aspectos psicológicos e de relação grupal (comunicação, confiança, liderança, motivação, entre outros) está consciente em muitos treinadores, que consideram a formação um elemento chave para o desenvolvimento de um colectivo, quer seja profissional, quer seja amador. Também o desenvolvimento orientado para o individual (treinador/jogador) deve ser alvo de investimento constante em formação. Não obstante, o investimento não significa gasto financeiro, pois existe uma data de formações gratuitas.

    312

    Um elemento fundamental para a evolução do desporto em si é o conhecimento actualizado e detalhado do desempenho individual e colectivo. A partilha de ideias e a abertura a conteúdos é a melhor forma de as fazer crescer, assim como uma verdadeira intenção e investimento na formação. Só assim elevamos os nossos valores.

    A formação específica dos treinadores, em particular em conteúdos de natureza psicológica ou comportamental, deve ser desenhada e implementada a partir de informação válida e fiável. Ser melhor treinador é um direito e uma responsabilidade de todos.

    “A partilha é o acto mais valioso para quem quer crescer muito para além do que é esperado por aqueles que só querem ser normais!”, Alcino Rodrigues

    Bibliografia: jesuscandelas.wordpress.com

    Foto de Capa: bjpenn.com

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Alcino Rodrigues
    Alcino Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Já foi jogador mas há uns tempos passou para o outro lado e ajuda os treinadores com as coisas que escreve. Adora desporto e todas as componentes do jogo interior, ou treino mental. O seu foco são os processos e adora estudar as dinâmicas do trabalho em equipa. Coloquem muita malta a trabalhar junta e ele descortina todas as suas nuances. Já teve filhos, plantou árvores e ultimamente lançou um livro. Parece que está safo…                                                                                                                                                 O Alcino não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.