Jogo Interior #15 – A competência tem idade?

- Advertisement -

jogo interior

Julian Nagelsmann foi contratado pelo TSG Hoffenheim para assumir o comando da equipa da 1.ª Liga Alemã, treinador que no ano passado foi campeão nacional de juniores do mesmo clube. Julian será o treinador mais jovem da história do escalão mais alto do futebol alemão. Julian tem acordo para orientar a equipa mas ainda tem de passar nos testes do curso de treinador. O seu talento para treinar foi detectado pela direcção do Hoffenheim, que não hesitou em assegurá-lo em funções no clube, e deu-lhe um grande voto de confiança e esperança.

“Para chegares aonde a maioria não chega precisas de fazer algo que a maioria não faz…”

A história de Julian serve de mote para o resto. Uma frase que cito reflecte a diferenciação que se observa quando encontramos exemplos destes. Jovens “improváveis” a ter sucesso, a ultrapassar “velhas raposas” e a mudar velhos paradigmas… Na nossa sociedade ocidental floresce o estigma de que só quem tem muitos anos de idade é que tem muita experiência. Se levarmos a afirmação de forma literal a verdade é essa mas há aqui mais factores a ter em consideração. Será que ao longo dos anos as experiências e aprendizagens adquiridas foram de qualidade?

As competências adquiridas num curto espaço de tempo não são passíveis de transformar um treinador jovem num treinador de qualidade? Nem sempre a quantidade de anos de prática da actividade entrega ao treinador valores e habilidades que o fazem ser bem-sucedido ou reconhecido pelos outros. Diz-se que “a prática leva à perfeição”. Se de certa forma isso é verdade, quando a prática não é perfeita não leva a lado nenhum a não ser a uma ilusão traduzida pelo ditado popular “A velhice é um posto”. Não concebo que alguém sensato, que tenha, por exemplo, mais dez anos de experiência que outro treinador, sequer pense que é melhor.

Cada vez mais surgem novos treinadores, impulsionados e motivados por novas ideias, com sede de conhecimento e bastante personalidade, bastante pro-activos, à espera de uma oportunidade idêntica à de Julien Nagelsmann. Do outro lado, a escolha para técnicos da “velha guarda” está entre tornar-se flexível e adaptar-se ou passar à reforma. Jupp Heynckes, por exemplo, tem 68 anos, e é natural que os relacionamentos com os jogadores mais jovens possam ser frágeis. No entanto o treinador reinventou-se a si próprio no Bayern de Munique, com uma abordagem mais serena.

Supostamente à medida que vamos passando os anos de vida, numa profissão, numa actividade, uma enorme quantidade de experiências, aliadas à aquisição de conhecimento teórico e prático, vão-nos moldando e dando consistência no desempenho do nosso papel. Neste caso o de treinador. Obviamente estas acções de construção do nosso ser treinador vão dando pistas que nos permitem avaliar em que ponto nos encontramos, partindo do princípio de que o nosso grau de auto-conhecimento é bom e de que somos possuidores de uma boa atitude perante o nosso papel.

Julian Nagelsmann vai ser o mais novo treinador de sempre da Liga Alemã Fonte: The Guardian
Julian Nagelsmann vai ser o mais novo treinador de sempre da Liga Alemã
Fonte: The Guardian

Não quero parecer arrogante nem presunçoso dizendo que, na minha opinião, um treinador de 20 anos nunca deve ser subserviente a outro qualquer de 40, mesmo tendo o primeiro somente um ano de experiência na liderança de equipa. O que defendo é que deve ter atitude e confiança. Deve, sim, ser respeitador mas convicto dos seus princípios, lutar para demonstrar que as suas ideias diferentes são boas e funcionam. Manter-se firme perante actos desesperados de demonstração de poder ou tentativa de imposição de ideias. Ideias velhas já foram novas e as melhores na altura.

Felizmente o ser humano é naturalmente empreendedor e “aprendedor”, e utiliza essas características para crescer. Se acreditamos que, por toda a gente jogar e treinar o 4x3x3, 4×0, 2x2x1, 6×0, nós também temos de o fazer, já estamos a ser manipulados à partida. Se achamos que é melhor que seja diferente então sejamos persistentes e resistentes porque muita gente vai, em vez de provar que eles estão certos, tentar provar que nós estamos errados.

Um factor importante também no sucesso de jovens treinadores é a aposta dos dirigentes com coragem para assumir um risco que muitas vezes é impossível de calcular. A competência não tem idade e está na hora de modificarmos a nossa típica mentalidade de que somos pequeninos e de que raramente temos mérito, ou que este é um factor de diferenciação. “Chegamos sempre como novos a todas as idades da vida e muitas vezes com falta de experiência, apesar do número de anos”, já dizia François La Rochefoucauld, escritor francês do século XVII.

“Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo.”, Oscar Wilde

Para os treinadores com mais idade deixo uma pequena sugestão: como os que lideram qualquer sistema são os mais flexíveis, então sejam-no. Aceitem novas ideias, brinquem com elas, tentem percebê-las primeiro e não descartá-las à partida. Poderão estar perante algo valioso mas que por condicionamento não aceitam.

 

Foto de Capa: Federação Alemã de Futebol 

Alcino Rodrigues
Alcino Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Já foi jogador mas há uns tempos passou para o outro lado e ajuda os treinadores com as coisas que escreve. Adora desporto e todas as componentes do jogo interior, ou treino mental. O seu foco são os processos e adora estudar as dinâmicas do trabalho em equipa. Coloquem muita malta a trabalhar junta e ele descortina todas as suas nuances. Já teve filhos, plantou árvores e ultimamente lançou um livro. Parece que está safo…                                                                                                                                                 O Alcino não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O protagonismo de Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni na origem da melhor exibição deste Mundial – Diário do Mundial 2026 #9

O Brasil e Marrocos seguem o seu ritmo na busca pela liderança do Grupo C. Os EUA são destaque no Mundial 2026 e o Paraguai fez da Turquia desilusão total.

16 avos de final do Mundial 2026 começam a ganhar forma e já há 2 seleções com lugar confirmado no chaveamento

O México e os EUA apuraram-se no primeiro lugar dos grupos A e D. Duas seleções já conhecem lugar nos 16 avos de final.

Desastre total: Turquia está fora do Mundial 2026 depois de 62 remates sem marcar e já há 2 seleções com eliminação confirmada

A Turquia está fora do Mundial 2026. Última jornada vai ser para cumprir calendário diante dos EUA no fecho do Grupo D.

Efeito dominó começou em Prestianni e acabou com o Paraguai a defender-se com 10 e a eliminar a Turquia do Mundial 2026

O Paraguai venceu a Turquia na segunda jornada do Mundial 2026. Turcos estão fora da competição depois de nova derrota.

PUB

Mais Artigos Populares

Óscar Cardozo liga a Turquia ao Paraguai: eis os números do ex-Benfica pelo Trabzonspor

Há um ponto em comum entre a Turquia e o Paraguai: Óscar Cardozo. O avançado jogou dois anos pelo Trabzonspor depois de deixar o Benfica.

Já é conhecida a 1ª seleção eliminada do Mundial 2026

O Haiti é a primeira seleção oficialmente fora do Mundial 2026. Equipa das Caraíbas já não tem hipótese de seguir para os 16 avos de final.

Brasil goleia Haiti e ganha vantagem diante de Marrocos na luta pela liderança do Grupo C do Mundial 2026

O Brasil venceu o Haiti na segunda jornada Mundial 2026. Canarinhos ganham vantagem contra Marrocos na luta pela liderança do Grupo C.