Jogo Simples #1 – De Neymar ao FC Porto: o que é o Fair-Play Financeiro da UEFA?

- Advertisement -

Jogo Simples

De tempos a tempos, lá aparece aquela expressão no meio de uma notícia, deixando-nos logo a imaginar que não teremos capacidade para compreender o conteúdo da mesma: fair-play financeiro. Em Portugal começou a ser falado no período mais negro da história do Sporting, aquando da presidência de Godinho Lopes, estávamos nós em meados de 2012. Contudo, regressou atualmente às páginas dos nossos sites e jornais devido a dois atores: FC Porto e Neymar. Jogue simples e perceba o que é o fair-play financeiro da UEFA, para que serve e como estarão implicados os clubes portugueses e a maior transferência da história do futebol neste mecanismo.

intro_jogo_simples

1.    O que é o fair-play financeiro da UEFA?

O fair-play financeiro é um mecanismo da UEFA, regulado pelo Comité de Controlo Financeiro dos Clubes da UEFA (CFCB), que tem como principal objetivo manter as contas dos clubes que participam nas competições europeias em níveis saudáveis. Este sistema foi criado em 2010, mas entrou em funcionamento real em 2011. Jogando simples, podemos dizer que este sistema obriga os clubes que se qualificam para as competições da UEFA a provarem que pagaram as contas: que não têm dívidas em atraso em relação a outros clubes, jogadores, segurança social e autoridades fiscais.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cláudio Braga entre os candidatos a melhor jogador da Liga da Escócia

Cláudio Braga, avançado do Hearts, está entre os candidatos ao prémio de melhor jogador do campeonato escocês. O avançado português de 26 anos soma 17 golos e três assistências em 40 jogos pelo Hearts.

Ruben Amorim visado por Harry Maguire após vitória do Manchester United: «Os jogos eram 50/50, mas acabávamos sempre por sair derrotados»

Harry Maguire recordou Ruben Amorim após a vitória do Manchester United frente ao Brentford. O defesa-central inglês falou das derrotas sofridas com o técnico português.

Michael Carrick destaca papel de Bruno Fernandes e elogia vitória do Manchester United: «Estamos muito felizes esta noite»

Michael Carrick analisou a vitória do Manchester United frente ao Brentford, na Premier League. O técnico elogiou a prestação de Bruno Fernandes.

FC Porto x Alverca: Troféu da Primeira Liga não será entregue no sábado por opção dos dragões

O FC Porto decidiu que prefere deixar a festa de campeão para a última jornada, apesar de poder confirmar o título frente ao Alverca no próximo sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro empata frente ao Espanyol e fica mais longe da manutenção

Levante de Luís Castro empata 0-0 fora de casa frente ao Espanyol, na 32 jornada da La Liga.

Corrida ao título: Benfica procura vencer em Famalicão pela primeira vez desde 2022

A última vitória do Benfica em Famalicão aconteceu a 10 de setembro de 2022, com duas vitórias famalicences por 2-0 desde então.

Murilo bisa e Gil Vicente dificulta a manutenção do Casa Pia com triunfo em Barcelos

O Gil Vicente regressou às vitórias com um triunfo por 2-1 frente ao Casa Pia, que não foi capaz de sair da posição de playoff de despromoção.