Jogo Simples #4 – 7 perguntas sobre a Liga das Nações da UEFA

  1. 3.    Como se organiza a Liga das Nações da UEFA?

Ao início poderá ser complicado de entender, mas basta ler (ou reler) com atenção e ficará um expert na nova competição da UEFA. O princípio base é que participam as 55 federações que fazem parte da associação. Estas 55 equipas serão divididas em quatro ligas distintas (A, B, C e D), consoante a sua posição no ranking de coeficientes de seleções nacionais da UEFA (à data de 11 de outubro de 2017).

Na Liga A estarão as 12 seleções mais bem posicionadas no ranking, sendo que as 12 seguintes ficarão na Liga B – estas duas ligas serão divididas, cada uma, em quatro grupos de três equipas. De seguida, as 15 seleções seguintes ficarão na Liga C – dividida em um grupo de três equipas e três grupos de quatro –, e as últimas 16 do ranking estarão na Liga D – dividida em quatro grupos de quatro equipas.

Eis um resumo de como será organizada a nova competição da UEFA Fonte: UEFA
Eis um resumo de como será organizada a nova competição da UEFA
Fonte: UEFA

Terminada a fase de grupos, segue-se a fase final: os quatro vencedores dos grupos da Liga A garantem a qualificação para esta fase, que será realizada em Junho de 2019. Esta fase terá duas meias-finais, um jogo de atribuição do terceiro lugar e a final. O país anfitrião será escolhido pelo Comité Executivo da UEFA em Dezembro de 2018 entre os finalistas.

Para além disto, e visto que a competição está organizada em formato de liga, os vencedores dos grupos das Ligas B, C e D garantem a subida à liga acima e os que terminarem no último posto dos grupos das Ligas A, B e C serão despromovidos.

Ou seja, as seleções nacionais irão, assim, competir para se tornarem campeãs da UEFA Nations League ou para lutarem pela subida e evitarem a despromoção nas respetivas ligas. Mas não só. Saiba qual o outro objetivo da competição na próxima pergunta.

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=yCXf63t7R8w”]

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.