O Passado Também Chuta: Alma Salgueirista

- Advertisement -

Com 117 anos de idade, está “perdido” na série B do Campeonato de Portugal mais um histórico do futebol português. Falo do Sport Comércio e Salgueiros, clube que foi fundado no ano de 1911 por um grupo de jovens que ficou encantado com a modalidade após assistir a um jogo disputado ente Porto e Benfica. Pouco tempo depois já estava filiado na Associação de Futebol do Porto, chegando a disputar até algumas edições do Campeonato de Portugal, a primeira competição do futebol português a distinguir qual o campeão nacional.

Em 1943, o Salgueiral, como é carinhosamente conhecido, disputou o a sua primeira época na primeira divisão portuguesa, que terminou no último lugar da classificação. No entanto não houve lugar a descida de divisão, uma vez que há dita altura tal ainda não acontecia. Mas este seria apenas o início de uma rica história do clube portuense no nosso principal escalão. Foi a partir da época 1982/83 que o clube adquiriu o estatuto de primodivisionário, tendo entre os anos 80 e 90 a grande parte das suas participações no principal escalão.

Os anos 80 e 90 foram os anos de ouro da equipa do Salgueiros
Fonte: cromos_da_bola.blogspot.com

O Salgueiros haveria de disputar por 21 vezes o principal escalão, alcançando um 5º lugar em 1990/91. Essa classificação valeu-lhe o acesso à Taça Uefa na época seguinte, onde acabou por se ficar apenas pela primeira eliminatória, afastado pelos franceses do Cannes no desempate por grandes penalidades após ambas as equipas terem vencido por 1-0 as partidas realizadas em casa. Curiosamente, nessa mesma eliminatória estreou-se pelos franceses um tal de Zinedine Zidane, que haveria de se tornar num dos melhores jogadores da história.

Conhecidos pela sua enorme “alma salgueirista”, os adeptos do clube sempre foram fervorosos no apoio, destacando-se mesmo a quando da queda do clube. Decorria a época 2001/02 quando o clube disputou pela última vez o primeiro escalão, terminando no 16º posto e sendo portanto despromovido. Duas épocas depois, o clube seria despromovido mais uma vez, para a II Divisão B, devido a dívidas à Liga. Na temporada seguinte conseguiu apenas cinco pontos na sua participação no terceiro escalão, acabando por extinguir o seu futebol sénior.

Deco, aquando da sua passagem pelo Salgueiros
Fonte: etatico.blogspot.pt

Apenas em 2008 surgiu a primeira lufada de ar fresco nesta crise salgueirista, quando o clube foi “refundado” e denominado por Salgueiros 08, de modo a conseguir assim inscrever a sua equipa sénior nos campeonatos distritais do Porto. Os adeptos puderam então apoiar novamente o seu clube, e voltaram a ter esperança numa retoma ao futebol profissional. Dez anos depois, tal ainda não se verificou. O Salgueiros conseguiu rapidamente escalar alguns degraus, e tem disputado o terceiro escalão do Futebol Nacional, mas ainda sem lograr uma subida aos campeonatos profissionais. Já de novo com o seu nome original, mas com condições financeiras ainda precárias e sem estádio próprio (tem disputado os seus jogos no Estádio Municipal Dr. Costa Lima na Maia), o clube vai tentando a pouco a pouco estabilizar, para que no futuro possa voltar a pensar em voos mais altos.

Para já, restam as memórias a quem já viu o seu clube bater-se com os maiores, e teve a honra de assistir a jogadores como Deco, Sá Pinto ou Fehér envergarem a camisola vermelha. Resta também a esperança de um futuro novamente risonho, e a certeza de que a alma salgueirista continua bem viva nas gentes de Paranhos.

Foto de capa: planetadesportivo.pt

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ricardo Sá Pinto deixa o Esteghlal: eis os contornos caricatos que ajudaram a conduzir à saída do técnico português

Ricardo Sá Pinto já não está ao serviço do Esteghlal. O técnico português foi afastado do comando técnico da equipa iraniana e o Bola na Rede sabe mais sobre o processo de saída.

Vizela volta aos triunfos após cinco jogos e bate Leixões na abertura da jornada 23 da Segunda Liga

O Vizela foi ao terreno do Leixões vencer por 2-1, na jornada 23. A equipa minhota voltou aos triunfos após cinco encontros sem vencer.

Ex-Sporting Zakaria Labyad confirmado como reforço do Corinthians

O Corinthians oficializou a contratação de Zakaria Labyad. O médio marroquino de 33 anos já representou o Sporting e vai jogar, pela primeira vez, no Brasil.

Manchester United pondera avançar por defesa avaliado em 100 milhões de euros

Alessandro Bastoni está na mira do Manchester United. Barcelona, Liverpool e Arsenal olham também com interesse para o defesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleia e Al Sharjah de José Morais perde na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa goleou o Al Dhafra por 5-0, na jornada 17 da Liga dos Emirados Árabes Unidos. Já o Al Sharjah de José Morais perdeu.

Keylor Navas sai em defesa de Vinícius Júnior: «Estas situações não deveriam acontecer com ninguém no mundo»

Keylor Navas reagiu ao caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. Eis o que disse o antigo guarda-redes do Real Madrid.

Diogo Dalot fala das críticas de que tem sido alvo e da mudança no Manchester United com Michael Carrick: «A grande vantagem que ele...

Diogo Dalot falou sobre a sua estadia no Manchester United. O lateral-direito português abordou também as críticas de que tem sido alvo e do trabalho de Michael Carrick.