O Passado Também Chuta: 2001 – Odisseia no Bessa

- Advertisement -

O filme de Stanley Kubrick 2001: Odisseia no Espaço data de 1968 e ainda hoje é um marco na história do cinema, principalmente para os amantes de ficção científica. 33 anos separam a Odisseia de David Bowman e Frank Poole da Odisseia de Jaime Pacheco e dos seus pupilos: contra todas as expetativas, o Boavista FC quebrou a ‘ditadura’ dos três grandes e sagrou-se campeão nacional na época 2000/2001. 55 anos depois, Portugal voltava a coroar um campeão que não era o SL Benfica, o FC Porto ou o Sporting CP. Tal facto é bom demais, tão bom que até poderia ser ficção científica. Mas não. Foi real e ainda perdura na memória de todos. Tal como o filme de Stanley Kubrik.

O início da Odisseia

A corrida ao título de 2000/2001 começa com um Sporting na pole position, ou não fosse o campeão em título, tendo acabado com um jejum de 18 longos anos na época anterior. A juntar a isto, a chegada de João Vieira Pinto diretamente do outro lado da Segunda Circular fazia sonhar os adeptos leoninos. Benfica e Porto partiam mais atrás nesta corrida, tendo ambos perdido no defeso a sua principal referência (no Porto, Mário Jardel fez as malas e rumou à Turquia).

O Boavista, longe de sentir a pressão de um dos três grandes, começa o campeonato de forma tranquila, com duas goleadas que deixam água na boca aos adeptos axadrezados. Segue-se um empate algo inesperado com o Estrela da Amadora, ao qual se seguiu a primeira derrota da época, frente ao Sporting de Braga, para o campeonato. Daí para a frente, os comandados de Jaime Pacheco embarcam numa série de 16 jogos sem conhecer o sabor da derrota, começando com uma vitória na quinta jornada sobre o Benfica de José Mourinho (23 de Setembro), e só terminando no dia 17 de fevereiro, com uma derrota em Braga por 1-0.

Quase cinco meses sem perder para o campeonato permitiram ao Boavista ascender ao primeiro lugar da tabela, ultrapassando o Porto, após uma vitória sobre os dragões no último jogo da primeira volta. Na jornada seguinte, os azuis e brancos perdem na Luz com o Benfica e o Boavista aproveitou para se distanciar ainda mais no primeiro lugar.

Ano após ano, 18 de maio de 2001 é lembrado como ‘o dia’ do Boavista
Fonte: Boavista FC

A segunda volta da Odisseia

À semelhança do filme de Stanley Kubrik, em que o uso de diálogo foi mínimo, o Boavistão, mais do que de palavras ou argumentação forte, era visto como uma equipa de ação, muito trabalhadora, aguerrida e com um forte sentido de entreajuda. Mais do que palavras e previsões, jornada após jornada, a equipa de Jaime Pacheco ia mostrando dentro de campo os argumentos que lhe permitiam intrometer-se entre os três grandes na luta pelo título.

Até ao fim do campeonato, o Boavista faz uma segunda volta quase imaculável, apenas perdendo com Braga e Porto, este na última jornada, já com o título (bem) entregue. No sprint final, a Pantera empata na Luz, quando o Benfica ainda tentava o assalto à liderança, aproveita o empate entre Porto e Sporting na 25.ª jornada para ganhar distância e ainda dá a ‘estocada’ final nos leões com uma vitória incontestável na 29.ª jornada.

A 18 de maio de 2001, na penúltima jornada, o Boavista faz xeque-mate aos adversários e sagra-se campeão nacional, tornando-se na quinta equipa a fazê-lo em Portugal. Uma vitória por 3-0 sobre o Desportivo das Aves, no Bessa, selou a conquista do título, pela primeira vez na história do clube.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os adversários de Portugal na Liga das Nações

Portugal já conhece os seus adversários na próxima edição da Liga das Nações: Dinamarca, Noruega e País de Gales.

Sub-16: Portugal vence Japão e e há assistência de Cristianinho

Portugal venceu o Japão por 3-0 na primeira jornada do Torneio do Algarve. Cristianinho fez uma assistência na partida.

Eis o sorteio completo da Liga A da Liga das Nações

Realizou-se esta quinta-feira o sorteio da Liga das Nações. Portugal já sabe quem vai enfrentar na competição.

Sporting: Rui Borges chama 3 jovens aos trabalhos

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam jogo frente ao Famalicão para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: Benfica tem baixa de peso para o jogo contra o Santa Clara

Fredrik Aursnes é baixa de peso do Benfica. Médio norueguês lesionou-se e não seguiu na comitiva para os Açores.

Já é oficial: Matheus Reis deixa Sporting e reforça o CSKA Moscovo

O CSKA Moscovo oficializou esta quinta-feira a contratação de Matheus Reis. Defesa brasileiro deixa assim o Sporting.

Premier League: Já é conhecida a possível duração do contrato de Vítor Pereira

Vítor Pereira deverá assinar contrato válido com o Nottingham Forest até 2027. Técnico português prepara regresso à Premier League.