O Passado Também Chuta: 2001 – Odisseia no Bessa

O filme de Stanley Kubrick 2001: Odisseia no Espaço data de 1968 e ainda hoje é um marco na história do cinema, principalmente para os amantes de ficção científica. 33 anos separam a Odisseia de David Bowman e Frank Poole da Odisseia de Jaime Pacheco e dos seus pupilos: contra todas as expetativas, o Boavista FC quebrou a ‘ditadura’ dos três grandes e sagrou-se campeão nacional na época 2000/2001. 55 anos depois, Portugal voltava a coroar um campeão que não era o SL Benfica, o FC Porto ou o Sporting CP. Tal facto é bom demais, tão bom que até poderia ser ficção científica. Mas não. Foi real e ainda perdura na memória de todos. Tal como o filme de Stanley Kubrik.

O início da Odisseia

A corrida ao título de 2000/2001 começa com um Sporting na pole position, ou não fosse o campeão em título, tendo acabado com um jejum de 18 longos anos na época anterior. A juntar a isto, a chegada de João Vieira Pinto diretamente do outro lado da Segunda Circular fazia sonhar os adeptos leoninos. Benfica e Porto partiam mais atrás nesta corrida, tendo ambos perdido no defeso a sua principal referência (no Porto, Mário Jardel fez as malas e rumou à Turquia).

O Boavista, longe de sentir a pressão de um dos três grandes, começa o campeonato de forma tranquila, com duas goleadas que deixam água na boca aos adeptos axadrezados. Segue-se um empate algo inesperado com o Estrela da Amadora, ao qual se seguiu a primeira derrota da época, frente ao Sporting de Braga, para o campeonato. Daí para a frente, os comandados de Jaime Pacheco embarcam numa série de 16 jogos sem conhecer o sabor da derrota, começando com uma vitória na quinta jornada sobre o Benfica de José Mourinho (23 de Setembro), e só terminando no dia 17 de fevereiro, com uma derrota em Braga por 1-0.

Quase cinco meses sem perder para o campeonato permitiram ao Boavista ascender ao primeiro lugar da tabela, ultrapassando o Porto, após uma vitória sobre os dragões no último jogo da primeira volta. Na jornada seguinte, os azuis e brancos perdem na Luz com o Benfica e o Boavista aproveitou para se distanciar ainda mais no primeiro lugar.

Ano após ano, 18 de maio de 2001 é lembrado como ‘o dia’ do Boavista
Fonte: Boavista FC

A segunda volta da Odisseia

À semelhança do filme de Stanley Kubrik, em que o uso de diálogo foi mínimo, o Boavistão, mais do que de palavras ou argumentação forte, era visto como uma equipa de ação, muito trabalhadora, aguerrida e com um forte sentido de entreajuda. Mais do que palavras e previsões, jornada após jornada, a equipa de Jaime Pacheco ia mostrando dentro de campo os argumentos que lhe permitiam intrometer-se entre os três grandes na luta pelo título.

Até ao fim do campeonato, o Boavista faz uma segunda volta quase imaculável, apenas perdendo com Braga e Porto, este na última jornada, já com o título (bem) entregue. No sprint final, a Pantera empata na Luz, quando o Benfica ainda tentava o assalto à liderança, aproveita o empate entre Porto e Sporting na 25.ª jornada para ganhar distância e ainda dá a ‘estocada’ final nos leões com uma vitória incontestável na 29.ª jornada.

A 18 de maio de 2001, na penúltima jornada, o Boavista faz xeque-mate aos adversários e sagra-se campeão nacional, tornando-se na quinta equipa a fazê-lo em Portugal. Uma vitória por 3-0 sobre o Desportivo das Aves, no Bessa, selou a conquista do título, pela primeira vez na história do clube.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão garante médio da Ligue 1 por 20 milhões de euros

O Inter Milão fechou a contratação de Andy Diouf por 20 milhões de euros. O médio representa o Lens da Ligue 1.

Filipe Luís rejeita comparações com Jorge Jesus: «Se não é o melhor da história do Flamengo…»

Filipe Luís, atual treinador do Flamengo, rejeitou ser comparado com Jorge Jesus, depois de uma vitória diante do Internacional.

Presidente do Nápoles admite não ter contratado Viktor Gyokeres por promessa a Antonio Conte

O presidente do Nápoles admitiu ter planeado a contratação de Viktor Gyokeres, mas o negócio acabou por não se concretizar devido a uma promessa feita a Antonio Conte.

Já são conhecidos os onzes iniciais do Santa Clara x Shamrock Rovers

O Santa Clara defronta o Shamrock Rovers na primeira mão do playoff de acesso à Conference League. O encontro está marcado para as 20h00.

PUB

Mais Artigos Populares

Olheiro BnR | Franjo Ivanovic

Franjo Ivanovic representa mais do que uma aposta de futuro: é já uma solução concreta para o presente do Benfica.

Al Shabab interessado em médio alemão que realizou 115 jogos pelo Benfica

O Al Shabab está interessado em garantir o passe de Julian Weigl. O médio alemão pertence ao Borussia Monchengladbach.

Benfica retoma negociações com o Wolfsburg depois de acertar termos pessoais com Mohamed Amoura

O Benfica retomou as negociações com o Wolfsburg por Mohamed Amoura. O avançado argelino já acertou os termos pessoais com os encarnados.