📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Andrey Arshavin no EURO 2008

- Advertisement -

O momento que vivemos obriga-nos muitas vezes a rebobinar a fita para recordarmos bons momentos. Num desses dias, a minha memória decidiu levar-me ao Europeu de 2008, talvez o primeiro que me recordo inteiramente. Além da vitória inesquecível da seleção espanhola, é impossível não sermos levados a pensar nas exibições da Rússia, principalmente de Andrey Arshavin.

Os campos da Áustria e da Suíça não estavam inteiramente preparados para as exibições do então jogador do Zenit. Apesar da ajuda preciosa na surpreendente vitória do clube de São Petersburgo na Taça UEFA do mesmo ano, a fama do atacante não saía muito das fronteiras do maior país do mundo.

Com uma das seleções russas mais talentosas de sempre, os comandados de Guus Hiddink caíram num grupo teoricamente difícil. O grupo D continha a Espanha, crónica favorita, a Grécia, campeã em título, e uma Suécia que contava com nomes como Ibrahimovic e Henrik Larson nas suas fileiras.

Nessa mesma fase de grupos, Arshavin demorou a conseguir a confiança do selecionador. Não jogou nas duas primeiras partidas e foi lançado a titular no jogo decisivo frente aos suecos. Resultado? Um golo e o prémio de homem do jogo que ajudaram a sua seleção a carimbar o passaporte para a fase seguinte.

Nos quartos de final, a Rússia tinha à espera a Holanda, uma seleção que tinha encantado a europa com um bom futebol nos encontros anteriores. Novamente, contra quase todas as apostas, e com ajuda do pé direito de Andrey, os russos bateram a laranja mecânica no prolongamento. A exibição do mago russo vai ficar para sempre na retina dos amantes de futebol.

Faltava um passo para a tão ambicionada final. Depois de se terem defrontado na primeira partida do grupo D, espanhóis e russos chegaram ao relvado do Ernst-Happel Stadium em fases de grande qualidade futebolística. No entanto, nuestros hermanos elevaram a fasquia em mais uma noite onde tudo correu de forma quase perfeita. Terminava aqui a história de cinderela dos homens vestidos de branco, vermelho e azul.

Apesar da performance no Europeu ter terminado, Andrey Arshavin conquistou quem ainda não conhecia os seus predicados futebolísticos. Começou a ser sondado por grandes clubes europeus e acabou por voar até ao Emirates Stadium, para defender as cores do Arsenal.

As lesões nunca nos deixaram ver o total potencial do russo a ser concretizado, mas ainda assim tem uma das exibições mais icónicas da Liga Inglesa. Em Anfield, o avançado marcou quatro golos no 4-4 frente ao Liverpool. Foram poucos anos no alto nível, mas de certeza que ficará eternizado nos livros do futebol.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Afonso Moreira saiu do Sporting e está a destacar-se no Lyon

Afonso Moreira transformou-se num dos destaques do Lyon esta temporada. O jogador saiu do Sporting no último verão.

FC Porto anuncia contratação de Corey Allen

Corey Allen é reforço do FC Porto. O base norte-americano de 27 anos foi contratado ao Cedevita Junior, da Croácia.

Quem é o favorito a vencer a Primeira Liga?

Estando já concluído um terço da Liga Portuguesa 2025/26, é tempo de fazer um balanço dos argumentos dos principais candidatos ao título

Real Madrid: futuro de Xabi Alonso depende de um jogo

Xabi Alonso não está a agradar a 100% no Real Madrid e corre um sério risco de ser despedido nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Confirmado: Bayern Munique já não vai ser obrigado a comprar avançado

O Bayern Munique não terá que comprar em definitivo Nicolas Jackson. O jogador encontra-se emprestado por parte do Chelsea.

Eduardo Quaresma em grande no Sporting x Estrela da Amadora: janeiro promete minutos para o defesa

Eduardo Quaresma foi um dos destaques do Sporting x Estrela da Amadora, marcando um dos golos dos leões.

Mais do que um jogo, um sinal de maturidade | Académico Viseu 2-0 Penafiel

Há jogos que valem mais do que três pontos. O Académico de Viseu x Penafiel foi exatamente isso: um teste à consistência de duas equipas