Sir Bobby Charlton é considerado um dos melhores avançados de sempre do futebol inglês. Bobby foi uma lenda do Manchester United, onde jogou durante vinte anos e sagrou-se campeão mundial em 1966, o único título da seleção inglesa.

Bobby Charlton ingressou no Manchester United, para os escalões de formação na época 1953/54. Na temporada de 56/57, viria a fazer parte do plantel principal, com apenas 19 anos, tornando-se uma das maiores lendas do futebol britânico. Durante duas décadas representou o United, somando 758 jogos e marcando 249 golos.

A história de Bobby Charlton ao serviço do Manchester United, conta-se através de golos, vitórias e títulos – uma Taça dos Clubes Campeões Europeus (Liga dos Campeões), três campeonatos, quatro FA Community Shield e uma FA Cup. Numa equipa onde Sir Bobby Charlton brilhava em conjunto com, Denis Law e George Best.

Fonte: FIFA

Na final de Wembley, da Taça dos Campeões Europeus, o Manchester defrontou os portugueses do Benfica, tendo vencido por 4-1. Nesta primeira conquista do United do maior troféu de clubes europeu, Bobby Charlton foi decisivo, apontando dois dos golos. Aos 35 anos de idade, Charlton abandonou o Manchester United e ainda jogou em vários clubes – Preston North End, Waterford, Arcadia Shepherds, Bangor City, Adamstown Rosebud e Blacktown City – retirando-se dos relvados com 42 anos, no futebol australiano.

Anúncio Publicitário

Bobby Charlton destacou-se ainda ao serviço da seleção inglesa, contabilizando 106 internacionalizações e 49 golos. Participou em quatro fases finais de campeonatos do mundo e ainda no Euro 1968. No entanto recordar o trajeto de Charlton remete-nos para o Mundial de 66, no qual foi determinante para que a Inglaterra vencesse o troféu. Depois de ultrapassar seleções como a França, o México, o Uruguai e a Argentina, os ingleses disputaram a meia-final frente a Portugal, vencendo por 2-1, com dois golos de Bobby Charlton. Na final, a Inglaterra venceu em Wembley os alemães, por 4-2, após prolongamento.

Sir Bobby Charlton ficará para sempre na história do Manchester United e do futebol inglês, pelos golos, pelas vitórias e pelos títulos. Tendo sido galardoado com a “Ballon d´Or” no ano de 1966, época na qual se sagrou campeão do mundo.

Foto de Capa: FIFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários