O Passado Também Chuta: “Duma página bela de história…”: SC Farense

- Advertisement -

o passado tambem chuta

Sporting Clube Farense, ou simplesmente Farense, é o clube mais antigo e com maior história do Algarve. Situado na cidade de Faro, vem acumulando história desde o ano de 1910, ano da sua fundação.

De uma forma muito peculiar o futebol chegou ao Algarve através dos meios marítimos. A corveta “Duque de Palmela”, que na altura era o navio que servia a armada portuguesa em Macau, ao ancorar na Ria Formosa, onde havia uma escola de marinheiros, deu-lhes a conhecer o futebol.

Apesar de já ser conhecido na Inglaterra, em Faro improvisou-se o primeiro jogo de futebol no Largo de S.Francisco. A partir daí a ideia de criar uma equipa da região tornou-se realizável. João Gralho, o impulsionador da criação do mesmo, idealizou um clube de futebol. Um clube de futebol verdadeiro, um clube com equipamentos, campo, sede, sócios, resumindo: um clube a sério!

Sendo a sua ideia divulgada, muitos jovens farenses aceitaram o desafio e fundaram, em Abril de 1910, mesmo enquanto regia uma monarquia em Portugal, o Sporting Clube Farense.

A casa do Farense tinha como nome “Santo Stadium”, nome do proprietário emigrante Manuel Santo. Atualmente, o Estádio do Farense tem o nome de Estádio São Luís.

Equipa do Farense com o equipamento preto e branco em 1932/1933 Fonte: Antigas glórias do passado do futebol algarvio e alentejano
Equipa do Farense com o equipamento preto e branco em 1932/1933
Fonte: Antigas glórias do passado do futebol algarvio e alentejano

Algo que identifica os clubes são os seus equipamentos. A história por de trás do equipamento da equipa Farense é algo caricata. Sendo um grupo afiliado ao Sporting CP, as cores do equipamento seriam as mesmas, ou seja, verde e branco. No entanto, nesta altura, as fotografias eram a preto e branco. Visto que só através da fotografia tinham contato com o clube filial, a escolha das cores foi feita através da fotografia. Ora, em vez de verde ficou preto e o branco ficou branco. Assim os equipamentos da equipa farense ficaram alvinegros.

Indo ao que interessa, ao futebol, o Farense tem uma das histórias mais apaixonantes no futebol português. Muitos são aqueles que ainda recordam as terríveis visitas ao “São Luís”, nos anos 90, altura em que a equipa algarvia militava na Primeira Divisão. Este Farense permaneceu no principal escalão do futebol português dez anos consecutivos. O apogeu dessa participação alvinegra na Primeira Liga dá-se em 94/95 com o apuramento para a Taça Uefa fruto de um brilhante 5ª lugar alcançado, altura em que o mítico Paco Fortes era o treinador da equipa algarvia. Aliás, há que dizê-lo, a história do Farense na Primeira Liga está intimamente liga com a própria história do técnico espanhol, um dos poucos a ter sucesso no futebol português. Nestes anos o Farense afirmou-se como uma das melhores equipas do panorama nacional.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o medo de cair e de não a levantar | Estrela da Amadora x Sporting

O Estrela da Amadora recebe o Sporting no seu reduto, depois de, na jornada anterior, ter saído derrotado pelo CD Nacional, por 2-0, no Estádio da Madeira.

Podcast À Prova de Bola #23 – Tudo em aberto na Champions League e Europa League

O À Prova de Bola desta semana aborda a participação dos clubes portugueses nos quartos de final das competições europeias. Em análise estão a derrota caseira do Sporting e os empates de Braga e FC Porto.

Claudio Ranieri ataca e Gian Piero Gasperini responde ao consultor da AS Roma: «Dos que eu escolhi, só chegou o Wesley à Roma»

O clima na Roma está tenso, com Claudio Ranieri a criticar Gian Piero Gasperini. O consultor do clube respondeu às declarações do treinador e esclareceu o seu papel na escolha do treinador.

Deco quebra o silêncio sobre a naturalização por Portugal: «A decisão já estava tomada»

Deco, em entrevista ao Globo Esporte, abordou a saída do Barcelona, apontou Mourinho como um revolucionário no FC Porto e garantiu ter a consciência tranquila sobre o seu processo de naturalização por Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Baixa importante no Bayern Munique em momento crítico da época

O Bayern Munique informou esta sexta-feira que Lennart Karl contraiu uma lesão muscular na coxa esquerda, sem data de previsão para o seu regresso à competição.

PSG perto de fechar renovação com Luis Enrique

O PSG está perto de garantir a continuidade de Luis Enrique através de uma renovação de contrato até 2030. O treinador espanhol é visto como uma peça fundamental no projeto do clube.

Famalicão e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Famalicão e o Moreirense empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, num encontro da 29,ª jornada da Primeira Liga.