O Passado Também Chuta: O Visconde de Alvalade

- Advertisement -

o passado tambem chuta

O Sporting é um clube com História e muitas lendas. Nasceu nos primeiros tempos do futebol em Portugal, e o seu primeiro presidente, o Visconde de Alvalade, e o seu neto José Alvalade foram determinantes. Vivia-se o fim da Monarquia. Dom Carlos outorgou o título nobiliário ao bacharel em Direito Alfredo Holtreman, antes de ser constituído o Sporting como tal. O monarca, entre os seus ócios, tinha o de assistir a alguns jogos de futebol. Curiosamente, o Visconde de Alvalade é antepassado de duas personalidades bem conhecidas do grande público; uma ligada ao clube, José Roquette, e outra ligada à grande banca e empresa, José Maria Ricciardi. Era homem de vasta fortuna; a sua quinta do Lumiar ocupava terras do Lumiar, Campo Grande e Alvalade. E, como homem de época e da época, com amores variados. A sua herança foi problemática e acabou 15 anos depois do seu falecimento, em 1920, no Tribunal Supremo. No entanto, o Sporting já caminhava. Mas o Visconde, depois de 1910, implantação da República, além de exilar-se em Londres, viveu um abatimento pela morte de um descendente, retirando-se das lides do clube, de que foi fundador e mecenas.

José Alvalade, na reunião de amigos que entraram em conflito pela vertente social que estava a seguir o Campo Grande Futebol Clube, disse: “vou pedir dinheiro ao meu avô e ele me dará dinheiro para fundar outro clube.” A Pastelaria Café Bijou, da Avenida da Liberdade, e a casa de um dos conspiradores viveram este parto. O Visconde de Alvalade não só deu duzentos mil réis ao seu neto como também lhe deu parte dos terrenos da sua quinta, no Lumiar, para as instalações. O Sporting Clube de Portugal nascia debaixo da tutela de um idoso mas impulsado pela energia do jovem de 21 anos José Alvalade e dos seus, também, jovens amigos.

Eis o Visconde de Alvalade Fonte: Wikipédia
Eis o Visconde de Alvalade
Fonte: Wikipédia

O Sporting nasceu com propósitos. As palavras do ato fundacional foram claras e cristalinas: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”. E aqui aparece o verde nas suas camisolas, simbolizando a esperança. José Roquette, José Alvalade como era conhecido, foi também constante na direção do Sporting; inclusivamente, foi o seu terceiro presidente. Além disso, notabilizou-se como um criador de instalações. O Sporting nasce como um clube virado para as modalidades desportivas. É um clube grande no mundo do Futebol, mas os louros conquistados no mundo do Atletismo situaram-no como um clube de dimensão mundial e olímpica. Desde Manuel Faria a Carlos Lopes gerou atletas de todos os níveis e de todos os triunfos. Esse sonho, essa ambição concretizou-se.

O novo clube nasceu no dia 1 de junho de 1906. No ano 1912 começou a ganhar campeonatos. Neste mesmo ano, o ciclista do Sporting Laranjeira Guerra ganha uma corrida clássica que através dos tempos se afirmou como mítica: o Porto-Lisboa. A utopia daqueles jovens da Pastelaria Bijou já tinha pernas e louros quando o seu fundador-mecenas faleceu. Até aos nossos dias o Sporting tem vivido e vive situações boas e más, no entanto, o seu campo continua a recordar aquela gesta ao manter o nome de José Alvalade, o jovem neto do Visconde de Alvalade.

Foto de Capa: Wikipédia

José Luís Montero
José Luís Montero
Poeta de profissão, José simpatiza com o Oriental e com o Sangalhos.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ucrânia empata a zero com a Geórgia e Montenegro conquista vitória nos instantes finais: Eis os resultados da tarde na Liga das Nações

A Ucrânia de Anatoliy Trubin não foi além do empate a zero na Geórgia, enquanto Montenegro bateu a Arménia por 3-2, na 2.ª jornada da Liga das Nações.

AS Roma revela aprovação do projeto de construção do novo estádio: Eis o comunicado oficial

A AS Roma anunciou o arranque do projeto de construção do Estádio de Pietralata. Clube da capital italiana vai deixar o histórico Estádio Olímpico.

Carlo Ancelotti responde às críticas: «Não afeta a ideia que tenho para o futuro desta seleção e destes jogadores»

O desempenho de Carlo Ancelotti tem sido alvo de críticas, depois do empate a um golo no jogo particular com a Austrália.

Zinedine Zidane rendido a estrela da seleção francesa: «Teria adorado jogar com um jogador como ele»

Após vencer a Turquia na estreia como selecionador de França, Zinedine Zidane deixou fortes elogios ao criativo do Manchester City, Rayan Cherki.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional espanhol afirma: «Antes de Lamine Yamal e Kylian Mbappé há dois candidatos superiores»

Santiago Cañizares afirmou que Harry Kane e Fábian Ruiz são «candidatos superiores» a Lamine Yamal e Kylian Mbappé para a Bola de Ouro 2026.

Selecionador da Coreia do Sul revela: «Aparentemente, Hwang In-beom poderá jogar contra a Venezuela»

Após falhar os dois últimos jogos da Coreia do Sul, o selecionador confirmou que Hwang In-beom está em condições para o duelo com a Venezuela.

Roberto Mancini e a possível titularidade de Issa Doumbia: «Precisamos de dar-lhe tempo»

Na conferência de antevisão do duelo entre Itália e Turquia, Roberto Mancini foi questionado se Issa Doumbia fará a estreia como titular.