o passado tambem chuta

O Sporting é um clube com História e muitas lendas. Nasceu nos primeiros tempos do futebol em Portugal, e o seu primeiro presidente, o Visconde de Alvalade, e o seu neto José Alvalade foram determinantes. Vivia-se o fim da Monarquia. Dom Carlos outorgou o título nobiliário ao bacharel em Direito Alfredo Holtreman, antes de ser constituído o Sporting como tal. O monarca, entre os seus ócios, tinha o de assistir a alguns jogos de futebol. Curiosamente, o Visconde de Alvalade é antepassado de duas personalidades bem conhecidas do grande público; uma ligada ao clube, José Roquette, e outra ligada à grande banca e empresa, José Maria Ricciardi. Era homem de vasta fortuna; a sua quinta do Lumiar ocupava terras do Lumiar, Campo Grande e Alvalade. E, como homem de época e da época, com amores variados. A sua herança foi problemática e acabou 15 anos depois do seu falecimento, em 1920, no Tribunal Supremo. No entanto, o Sporting já caminhava. Mas o Visconde, depois de 1910, implantação da República, além de exilar-se em Londres, viveu um abatimento pela morte de um descendente, retirando-se das lides do clube, de que foi fundador e mecenas.

José Alvalade, na reunião de amigos que entraram em conflito pela vertente social que estava a seguir o Campo Grande Futebol Clube, disse: “vou pedir dinheiro ao meu avô e ele me dará dinheiro para fundar outro clube.” A Pastelaria Café Bijou, da Avenida da Liberdade, e a casa de um dos conspiradores viveram este parto. O Visconde de Alvalade não só deu duzentos mil réis ao seu neto como também lhe deu parte dos terrenos da sua quinta, no Lumiar, para as instalações. O Sporting Clube de Portugal nascia debaixo da tutela de um idoso mas impulsado pela energia do jovem de 21 anos José Alvalade e dos seus, também, jovens amigos.

Eis o Visconde de Alvalade Fonte: Wikipédia
Eis o Visconde de Alvalade
Fonte: Wikipédia

O Sporting nasceu com propósitos. As palavras do ato fundacional foram claras e cristalinas: “Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa”. E aqui aparece o verde nas suas camisolas, simbolizando a esperança. José Roquette, José Alvalade como era conhecido, foi também constante na direção do Sporting; inclusivamente, foi o seu terceiro presidente. Além disso, notabilizou-se como um criador de instalações. O Sporting nasce como um clube virado para as modalidades desportivas. É um clube grande no mundo do Futebol, mas os louros conquistados no mundo do Atletismo situaram-no como um clube de dimensão mundial e olímpica. Desde Manuel Faria a Carlos Lopes gerou atletas de todos os níveis e de todos os triunfos. Esse sonho, essa ambição concretizou-se.

O novo clube nasceu no dia 1 de junho de 1906. No ano 1912 começou a ganhar campeonatos. Neste mesmo ano, o ciclista do Sporting Laranjeira Guerra ganha uma corrida clássica que através dos tempos se afirmou como mítica: o Porto-Lisboa. A utopia daqueles jovens da Pastelaria Bijou já tinha pernas e louros quando o seu fundador-mecenas faleceu. Até aos nossos dias o Sporting tem vivido e vive situações boas e más, no entanto, o seu campo continua a recordar aquela gesta ao manter o nome de José Alvalade, o jovem neto do Visconde de Alvalade.

Foto de Capa: Wikipédia

Comentários